domingo, 7 de setembro de 2014

Professora homenageada se emociona na entrega do Prêmio Nacional de Literatura

Na solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges, na noite do último sábado (6), no espaço de festa do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Parauapebas, a homenageada Estela Noemy Borges se emocionou ao relembrar quando instalou, em 1982, a primeira escola na então vila de Parauapebas, que pertencia ao município de Marabá.
Organizado pelo Blog do Valter Desidério (www.blogdovalterdesiderio.blogspot.com.br), o Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges foi aberto a participantes de todo o território nacional, visando escolher a melhor poesia que fizesse homenagem à fundadora da escola Eurides Santana.
De posse de 26 trabalhos enviados ao blog, conforme explicou Valter Desidério Barreto, uma comissão de avaliadores escolheu como vencedora a poesia de João Luiz, que é natural de Belém e mora há vários anos no Rio de Janeiro.
Além da homenageada Estela Borges e do vencedor do concurso, João Luiz, receberam também o troféu, que foi idealizado e confeccionado pelo artista plástico Messias Silva, funcionário da mineradora Vale, o escritor de literatura de cordel José Milton, autor do trabalho “O caçador de macacas”; o jornalista Waldyr Silva, como "escritor do cotidiano no jornalismo"; e Bianca Nascimento, uma homenagem especial do organizador do evento.
Apresentação
Na apresentação da homenageada, Valter Barreto explicou que a professora Estela Borges deu o nome do estabelecimento de ensino à avó dela, Eurides Santana, que havia falecido naquele ano.
Professora Estela, como era tratada na época por todos que lhe conheciam, decidiu colocar sua residência a serviço da educação de crianças, mudando-se para uma palhoça desconfortável que ela fizera, para se acomodar com suas crianças que dependiam de seus cuidados.
Além de ter cedido sua casa para a educação voluntária daquelas crianças, Estela Borges não recebia um centavo para ministrar as aulas.
Depois de algum tempo de funcionamento da escolinha, e a demanda de crianças cada vez mais crescendo, a educadora resolveu negociar com o então prefeito de Marabá a assistência e a manutenção da Escola Eurides Santana. O pedido foi aceito, o nome da escola foi mantido e ela também como diretora, até a emancipação da vila em município, em maio de 1988.
A educadora Estela Noemy Borges atualmente mora em Araguaína (TO) com seus filhos e demais familiares, de onde veio para receber a homenagem.

Nenhum comentário: