segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (11)

Casa do Povo?
Muita gente reclamando que está sendo impedida de entrar nas dependências da Câmara Municipal de Parauapebas e chegar até os gabinetes dos vereadores. Na manhã da última quarta-feira (27), o colunista presenciou quando um ex-secretário municipal foi barrado na recepção da Casa do Povo, quando tentava se dirigir ao gabinete de um vereador amigo dele. Para acessar os gabinetes dos edis, o interessado tem que apresentar documento pessoal e se submeter a um cadastro.
Sossego público
Autoridades que disciplinam o trânsito de veículos na cidade (Semsi, DMTT e Detran) precisam acabar com o abuso cometido por motoqueiros que retiram os canos de descarga das motos e disparam nas ruas em alta velocidade, provocando um barulho ensurdecedor e correndo risco de atropelar transeuntes. As maiores reclamações vêm dos bairros que integram o Complexo Altamira.
‘Formiguinhas’
Muitas “formiguinhas” que enfrentam sol e chuva, balançando bandeiras e distribuindo santinhos de candidatos nas ruas mais movimentadas de Parauapebas, vêm lamentando que os patrões não estariam cumprindo com o pagamento dos serviços prestados. Por essa razão, muitos candidatos estariam perdendo colaboradores e ficando menos vistos pelos eleitores, com a falta da animada e barulhenta presença das “formiguinhas” nas ruas.
Retirada de cartazes
A Justiça Eleitoral mandou retirar dos canteiros e passeios da cidade, com o apoio das polícias Militar e Civil, na última terça-feira (26), dezenas de cartazes e cavaletes de candidatos políticos, alegando que a propaganda estava exposta em locais proibidos, pois vinha prejudicando o trânsito de pessoas. Os candidatos donos do material apreendido foram advertidos pela juíza Adelina Luíza Moreira Silva e Silva, titular da 75ª Zona Eleitoral. Em caso de reincidência, os infratores serão multados.
O que pode
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, é permitido colocar cavaletes, bonecos, cartazes e mesas para distribuição de material em vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. É proibido colocar cartazes, faixas, placas, estandartes e fazer inscrição com tinta em locais de livre acesso à população, como cinemas, teatros e estádios, e em bens do poder público, como hospitais, escolas, ônibus, táxis, postes, árvores e tapumes de obras.
Brasil & China I
O secretário municipal de Desenvolvimento, Wander Nepomuceno, participou na última quinta-feira (28), em Belo Horizonte (MG), do seminário “Brasil & China: Como melhor nos qualificar para concretizar negócios e atrair investimentos e capital chineses, na visão de brasileiros e chineses”. A China é o maior consumidor do minério de ferro extraído das minas de Carajás, em Parauapebas. O seminário foi patrocinado pela empresa Vale.
Brasil & China II
A abertura do seminário foi feita por José Mendo Mizael de Souza, presidente do Centro de Estudos Avançados em Mineração (Ceamin) e da J.Mendo Consultoria Empresarial Ltda e a primeira palestra ministrada pelo chinês George Liu Kwong Ching, com o tema “China: Realidade e tendências. Visão de quem morou e trabalhou em ambos os países e que acompanha, quotidianamente, as economias da China e do Brasil”.
Brasil & China III
A segunda palestra foi apresentada por Tian Wei Hong, diretor da Changtian International Engineering Co. Ltd. (CIE, inicialmente conhecida como Changsha Metallurgical Design & Research Central Institute do MCC), abordando o tema “Como nós, chineses, e nossas empresas vemos o Brasil”. Já o terceiro tema, denominado “China: Como melhor compreendê-la para negociar eficazmente com ela”, foi apresentado por Paul Liu, sócio-diretor da Fortune Consulting Ltda., consultoria voltada à promoção das relações exteriores e de negócios entre Brasil e China.
Brasil & China IV
Por último, Luiz Meriz, diretor de Marketing na Diretoria de Minério de Ferro da Vale S.A, discorreu sobre “Como negociar com a China: O que, como brasileiros, aprendemos com nossa experiência”. Considerando-se que a China tem 1,36 bilhão de habitantes, PIB de US$ 9,24 trilhões e reservas internacionais de US$ 3,88 trilhões, as empresas e os empresários brasileiros têm que estar atentos às oportunidades já existentes e às que advirão desta nova fase do relacionamento Brasil-China.

Nenhum comentário: