quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acadêmicos realizam encontro sobre ciências biológicas



Com o tema “Nós e a natureza: reconstruindo vínculos a partir de uma ecocidadania”, inicia nesta sexta-feira (26), e vai até sábado (27), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o I Encontro Acadêmico de Ciências Biológicas. O evento é uma realização da turma do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para falar sobre o encontro e convidar o jornal para cobrir o evento, esteve na última terça-feira (23) na redação da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas o acadêmico Antonio José da Silva Borges (foto), coordenador do encontro.

De acordo com Antonio José, o encontro acadêmico visa passar à sociedade a importância da responsabilidade de cada habitante do município sobre os cuidados que a população deve ter em defesa do meio ambiente.

O evento tem como público-alvo acadêmicos de áreas afins, como de ciências biológicas, geografia, agronomia e meio ambiente; professores da rede municipal e estadual de ensino; estudantes do ensino médio e de cursos técnicos; e organismos que trabalham em defesa e conservação do meio ambiente.

As palestras, oficinas e minicursos do encontro objetivam convencer a comunidade que o material orgânico e não-orgânico incluso no lixo doméstico pode gerar renda com a parte reutilizável, sugerindo a criação, inclusive, de cooperativas de aproveitamento de material reciclável.

“Entendemos que a sociedade como um todo só vai começar a compreender a questão da sustentabilidade a partir de muitas discussões, conferências, fóruns e seminários voltados para a educação ambiental”, destaca Antonio José.

O acadêmico considera o desperdício e mau uso da água, assim como a devastação das matas ciliares das nascentes dos mananciais de rios e igarapés, como um dos maiores problemas que comprometem o futuro do meio ambiente no planeta.

O encontro promete também convencer os organismos a se preocuparem com ações que visem a recuperação de áreas degradadas na região, notadamente na região de Carajás, onde há a presença de muitos projetos minerários.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (26)
19 horas: credenciamento.
20 horas: cerimônia de abertura e composição da mesa.
21 horas: pronunciamento da coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Sheila Vilhena.
22 horas: encerramento.

Sábado (27)
Das 8 às 8h45: palestra “A influência da família e da escola na educação ambiental”, com o professor Carlos Alberto Trindade Tavares (tutor do curso de Ciências Biológicas da UAB/UFPA).
Das 8h45 às 9h30: palestra “Impactos ambientais causados em unidade de conservação”, com o biólogo Reginaldo de Jesus Oliveira (pós-graduado em planejamento e gestão local pela UFPA).
Das 9h30 às 10h15: palestra “O meio ambiente e as queimadas”, com biólogo Frederico Drumond Martins, chefe do ICMBio em Parauapebas e responsável pela Floresta Nacional de Carajás).
Das 10h15 às 10h30: coffee break.
Às 10h30: debate.
Das 14 às 18 horas: oficinas “Reutilizáveis com garrafa pet”, com Olinda dos Santos da Silva, Osmarilda Conceição e Ana Lúcia do Espírito Santo (Clean Gestão Ambiental); “Reutilizáveis com papelão”, por Olinda dos Santos da Silva, Eduardo Lima de Carvalho e Francisco de Sousa Gomes (Clean Gestão Ambiental); e “Educação ambiental”, com Ana Paula Accácio Veloso.
Os minicursos “Recuperação de área degradada”, ministrado por Schweika Stanley Holanda (Haztec); “Manejo de fauna silvestre”, por Fernanda Rafaela Paes Pimenta e Sinandra Santos Gomes (Inpa/Ufra); e “Água – tratamento, pureza e desperdício”, por Sâmara Manito e Cibeli Queiroz (Saeep). (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: