quarta-feira, 17 de junho de 2009

Usina de Estreito

Ministro tem aliado muito poderoso

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ganhou um novo aliado na Comissão de Minas e Energia da Câmara. O deputado federal Alexandre Santos, do PMDB-RJ, conseguiu desengavetar um requerimento de audiência pública apresentado em 2007 pelo petista Fernando Ferro (PE), que é engenheiro eletricista, para discutir o impacto ambiental da usina de Estreito, na divisa do Maranhão e Tocantins. A audiência será nesta quinta-feira (18).

Obra a cargo do Consórcio Estreito Energia, composto pela Suez, Vale, Alcoa, BHP Billiton e Camargo Correia, a implantação da usina custará R$ 3 bilhões, gerando 5.500 empregos diretos e aproximadamente 16.500 empregos indiretos.

É o maior projeto gerador de energia em curso no Brasil, com capacidade instalada de 1.087 megawatt (MW) e energia assegurada de 584,9 MW médios. A hidrelétrica fica no rio Tocantins, nos municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins, em Tocantins.

Ambientalistas e o Ministério Público Federal são contra a construção da usina, que ocupará 550 km2, sendo 400 km2 de área inundada, atingindo também os municípios de Carolina, no Maranhão; e Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins, em Tocantins. (Fonte: Correio Brasiliense)

Nenhum comentário: