quarta-feira, 8 de abril de 2009

Iniciada aula da quarta turma de curso ambientalista

Beatriz Sales

Momento da primeira aula

Tiveram início na última segunda-feira (6), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), as aulas da quarta turma do Programa Jovem Ambientalista (PJA), do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).

Participaram da aula o coordenador do Ceap, Ricardo Matos; a coordenadora do PJA, Andréa Carvalho; o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Alves dos Reis; a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Hadla Silva; além de ex-alunos do programa.

De acordo com Ricardo Matos, foram inscritos no processo seletivo mais de 400 candidatos, sendo que 220 fizeram a prova e destes 25 foram selecionados para o programa, o que demonstra o interesse dos jovens pelo meio ambiente.

Para Domires Reis, a nova turma de jovens ambientalistas se apresenta como aliada à causa ambiental. “No momento em que conhecemos a importância da preservação do meio ambiente, nos envolvemos e nos comprometemos com ele, e acredito que é isso vai acontecer com os alunos desta turma, pois ao adquirirem conhecimento sobre as questões ambientais não só farão sua parte, como também ajudarão a conscientizar a comunidade”, espera o secretário.

Segundo Andréa Carvalho, o objetivo do programa não é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas “formar cidadãos comprometidos verdadeiramente com o meio ambiente”. A coordenadora adiantou aos novos alunos que “mudar atitudes e comportamentos não é fácil. Por isso é preciso muita garra e dedicação nas atividades práticas junto à comunidade”.

Conforme explicou Hadla Silva, a Semma está com uma proposta de ajudar a turma com o valor de R$ 100 no custeio das despesas com transporte. A coordenadora destaca que “os jovens ambientalistas têm se mostrado excelentes parceiros no trabalho de educação ambiental que a Semma realiza”.

A nova estudante do PJA, Letícia Martins, 17 anos, entusiasmada com o curso, diz que espera adquirir mais conhecimento sobre os cuidados com o meio ambiente e colocá-los em prática. “Sempre gostei de assuntos relacionados ao meio ambiente, e como nova jovem ambientalista desejo aprender muito mais para contribuir realmente com ele”, almeja a aluna.

O ex-aluno José Alves, 22, antecipa aos novos jovens ambientalistas que algumas dificuldades virão durante o curso, mas sustenta que com elas também vêm o envolvimento com a causa ambiental. “Aos poucos, vamos nos tornando cidadãos conscientes sobre as questões ambientais e o desejo de repassar esse conhecimento nos motiva a continuar a fazer o curso”, destaca José Alves.

O Programa Jovem Ambientalista, resultado da parceria entre prefeitura, Universidade Federal do Pará e ICMBio, visa formar alunos do ensino médio público entre 15 e 18 anos, em jovens ambientalistas, através de estudos sistemáticos de questões ambientais.

O curso é constituído de aulas teóricas e pesquisas de campo, sob orientação da equipe docente do Ceap, com carga de 230 horas. As aulas teóricas são ministradas no Ceup. (Beatriz Sales)

Nenhum comentário: