quarta-feira, 6 de julho de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA (06-07)

A partir desta semana, de preferência às quartas-feiras, passaremos a produzir e publicar simultaneamente no Blog do Waldyr Silva (www.blogdowaldyr.blogspot.com), Portal Pebinha de Açúcar (www.pebinhadeacucar.com.br), no Instagram (@waldirsilva13) e no Facebook (waldirsilva@gmail.com) a antiga coluna LINHA CRUZADA.

Como nas outras publicações, a coluna prioriza divulgação de temas como política, social, jurídico, polícia, infraestrutura, turismo, negócios e o que achar importante para levar a informação à sociedade.

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) abre concurso público para preenchimento imediato de 14 vagas para cargos de níveis médio e superior. Para nível superior, são duas vagas para analista de sistemas, uma para analista de controle interno e uma vaga para o cargo de redator legislativo. Já para o nível médio, são seis vagas para agente de Polícia Legislativa, duas para técnico em tecnologia da informação e duas vagas para operador de som. 

O Instituto Consulplan, de Minas Gerais, será responsável pela realização do concurso público e formação de cadastro reserva de cargos efetivos da CMP. O extrato de aviso de dispensa de licitação pelo qual a instituição foi contratada foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (5).

A previsão é que o edital do concurso público da Câmara seja lançado ainda este mês de julho. Fique atento(a) e acompanhe o site do Legislativo www.parauapebas.pa.leg.br, as redes sociais e a Rádio Câmara 95,7 FM, para ter informações atualizadas sobre o certame. 

Na última sessão solene da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada no dia 27 de junho, foram entregues títulos de Cidadão Honorário, Comenda Municipal do Mérito Milton Martins e Moção de Congratulação a quinze pessoas pioneiras da cidade.

As honrarias foram propostas pelos vereadores “Zé do Bode” (MDB), Zacarias Marques (PP), “Israel Miquinha” (PT), “Josivaldo da Farmácia” (PP), “Léo Márcio” (Pros), “Elias da Construforte” (PSB) e Josemir Santos (Pros). 

O título de Cidadão Honorário foi concedido ao sargento PM Rodrigo Pereira Sodré, ao servidor público David Cartiano Dias, para o capitão PM Jardson Costa dos Santos, ao escritor e filósofo Charles Trocate, ao servidor público e evangelizador Eudes Leão dos Santos, para o professor Gleidson de Jesus Lima Santos, ao empreendedor e evangelizador José Manoel Conceição do Nascimento; e para o presidente da antiga Associação Kimê, Luizinho Cardoso Neto.

Receberam ainda o título de Cidadão Honorário o psicopedagogo Deodato de Miranda Alves Júnior, o odontólogo e servidor público Marco Aurélio Rodrigues Lopes, a presidente da Subseção da OAB Parauapebas Maura Regina Paulino, o advogado e professor Wellington Valente e o evangelizador e diretor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Miguel Coimbra de Almeida. 

Já a Comenda Municipal do Mérito Milton Martins foi entregue ao jornalista Lima Rodrigues e a Moção de Congratulação ao cantor e compositor Márcio Deluk.

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados em circulação no país chegou, no segundo trimestre deste ano, a 90 mil e deve passar de 100 mil até agosto próximo. 

Para ter uma ideia da economia com o transporte elétrico, o gasto com veículos movido a combustíveis fósseis (gasolina, gás natural etc.) é, em média, o dobro do valor investido com os movidos a energia elétrica, para percorrer a mesma distância. Ao migrar para mobilidade elétrica, o cliente terá uma redução de, aproximadamente, 50% nos custos com transporte.

Semana passada, a Equatorial Pará inaugurou um eletroposto para carregamento de veículos elétricos de forma gratuita à população. No eletroposto, instalado no parque Porto Futuro, em Belém, será permitido o carregamento de até dois carros elétricos simultaneamente, motos e patinetes, e contará com uma estação de 10 bicicletas elétricas, utilizando como fonte de alimentação a energia solar. 

O eletroposto conta com duas estações de carregamento, funciona todos os dias nos horários das 7 às 11 horas e das 16 às 21 horas e pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseje carregar seu carro elétrico, gratuitamente, por ordem de chegada.

Já as 10 bicicletas elétricas poderão ser utilizadas dentro do parque, com liberação a ser feita por meio do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica” disponível nas lojas de smartphones para download. 

O usuário deverá realizar cadastro no APP, incluindo cartão de crédito que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta. O uso do equipamento poderá ser feito durante uma hora, na ciclovia dentro do parque, e a devolução deve ser feita dentro desse prazo à estação. O aplicativo é seguro e os dados informados serão utilizados apenas para essa finalidade, conforme termos explícitos de uso no aplicativo.

De acordo com estatística mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Parauapebas se tornou o município do sudeste do Pará com o maior número de eleitores: 175.709 pessoas, superando Marabá, que hoje possui 165.935 eleitores. 

Esta é a primeira vez que Parauapebas supera o número de eleitores do vizinho município de Marabá, que, segundo dados do IBGE de 2020, tem a maior população do sudeste do Pará: 283.542 habitantes. Já Parauapebas, segundo os mesmos dados de 2020, possui 213.576 habitantes.

Por hoje é só. Até a próxima semana.

Nenhum comentário: