Metade da população brasileira ouve músicas e
assiste a vídeos pela internet. A informação foi divulgada pelo Comitê Gestor
da Internet (CGI) no Fórum da Internet no Brasil, que ocorre nesta semana em
Goiânia. Ela faz parte da pesquisa TIC Domicílios Cultura, elaborada pelo CGI
como detalhamento do estudo anual TIC Domicílios, lançado em julho deste ano.
Entre os entrevistados, 29% baixam músicas, 26%
publicam textos, fotos ou vídeos de criação própria, 16% fazem download de
filmes e 10% baixam séries.
O hábito de consumir em tempo real áudio e vídeo
(ou streaming, no termo em inglês) aumentou de 2014 até 2017: saiu de 58%
para 71%. Já a prática de baixar obras sonoras ou audiovisuais ficou menos
popular, caindo de 51% para 42%, no caso de músicas, e de 29% para 23%, em
relação a filmes.
“A ampliação do consumo é muito devido às
plataformas de streaming. Essa prática, que antes era mais predominante de
fazer download e ter arquivo próprio no seu computador, agora as
pessoas estão conseguindo mais acessar plataformas que disponibilizam esses
conteúdos online”, analisa a coordenadora da pesquisa TIC Cultura, Luciana
Lima. (Fonte: Agência Brasil)
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