segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Academia de Letras comemora três anos de fundação, empossa novo membro e homenageia parceiros

Fotos: Orion Lima
 
A Academia Parauapebense de Letras (APL) comemorou na noite do último sábado (16), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), três anos de fundação, com posse de um novo membro, concessão de homenagem a amigos parceiros e Baile das Letras, animado por Leo Bruno e banda.
A cerimônia contou com as presenças dos imortais Josivaldo Lima Rodrigues (presidente), que ocupa a cadeira nº 4 e tem como patrono Patativa do Assaré; Terezinha Rita Guimarães (vice-presidente), titular da cadeira nº 2, tendo como patrono Paulo Freire; Waldir Pereira Silva (secretário), da cadeira nº 3 e patrono Manuel Bandeira; Luiz Barbosa Vieira (tesoureiro), titular da cadeira número 10, tendo como patrono Jorge Amado; e Rosa Ibiapina Barros (bibliotecária), titular da cadeira número 7, tendo como patrono Fontes Ibiapina.
Novo membro
O novo membro da APL é o professor Avone José Araújo Rocha, que vai ocupar a cadeira nº 13 e tem como patrono Graciliano Ramos. Após se trajar com a tradicional vestimenta dos acadêmicos, chamada opalanda, e fazer o juramente, sob a espada empunhada pelo presidente da academia, Avone José foi considerado empossado e conduzido à mesa, onde já se encontravam os demais membros da instituição.
No decorrer da solenidade, cada um dos imortais contou ao público presente um pouco da história da confraria nestes três anos de fundação, as atividades desenvolvidas, os critérios para ingresso de novos membros e o que representa a academia de letras para o município.
Amigo Benemérito
Na sequência, em agradecimento ao apoio recebido em atividades desenvolvidas pela APL, foi concedida a honraria “Diploma Amigo Benemérito” ao secretário municipal de Educação, professor Raimundo Oliveira Neto; ao secretário municipal de Fazenda, Kêniston de Jesus Rêgo Braga, que foi representado por seu adjunto Rivaldo Bonfim; ao superintendente do Partage Shopping Parauapebas, Antônio Carlos Maziviero; e à diretora de marketing do Partage Shopping, Kelly Dayane Paulino da Silva.
O evento foi marcado ainda pelas presenças da vereadora Eliene Soares, do adjunto da Secretaria Municipal de Cultura, José Alves; e do adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Antonino Brito; além de professores, estudantes e imprensa.
A cerimônia de aniversário da Academia Parauapebense de Letras encerrou com uma palhinha de Walter Ferreira, coquetel e o Baile das Letras, com música do cantor Leo Bruno e banda. (Waldyr Silva)

Nenhum comentário: