sábado, 27 de setembro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (12)

Academia de Letras I
Idealizada pelo cordelista Lima Rodrigues e o jornalista Waldyr Silva, a Academia Parauapebense de Letras (APL) deixa de ser um sonho e passa a ser realidade. Ela foi fundada no último dia 16 de setembro. A diretoria, que terá o primeiro mandato de um ano, é composta por Paulo da Silva Reis (presidente), Terezinha Guimarães (vice-presidente), Waldyr Pereira Silva (primeiro secretário), Josivaldo Lima Rodrigues (segundo secretário), Rubens Moraes Júnior (primeiro tesoureiro), Denilson Elias Lima (segundo tesoureiro) e Rosa Ibiapina, diretora de biblioteca.
Academia de Letras II
“Estamos vivenciando o surgimento de um grande número de escritores no município, e a academia vem para apoiar esses escritores, orientá-los no processo de planejamento, produção e publicação de livros, como também temos o papel de incentivar e motivar as pessoas tanto para a prática da leitura quanto para a produção literária”, relata Paulo “Poeta” Reis, presidente da APL.
Academia de Letras III
Por ocasião da realização da primeira Feira Pan-Amazônica do Livro em Parauapebas, no dia 17/09, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), os membros da confraria literária foram homenageados pelos organizadores do evento, com leitura e interpretação de trechos de obras daqueles que têm trabalho publicado. A Feira contou com a participação de escritores do município, estudantes de escolas públicas, amantes da literatura, além de Fernando Veras, secretário municipal de Cultura; Juliana de Souza, secretária municipal de Educação; vereador Josineto Feitosa, presidente da Câmara; Andressa Malcher, coordenadora da 18ª Feira Pan-Amazônica no Pará, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult); e escritor Daniel Rocha Leite.
CPI da Câmara?
Durante coletiva de imprensa com vereadores membros da CPI da Saúde, ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, na última segunda-feira (22), este colunista perguntou se os vereadores que investigam a CPI iriam esclarecer também à população as denúncias de suposto superfaturamento nas contas da própria Câmara Municipal, mas eles não responderam ao questionamento. A CPI da Saúde tem como membros os vereadores Bruno Soares (presidente), Eliene Soares (relatora), José Pavão (membro), José Arenes e Charles Borges.
Candidato do TCM I
Alguém da região já deve ter visto a propaganda eleitoral de Thiago Araújo, um jovem de 23 anos de idade, atual vereador de Belém e candidato a deputado estadual nestas eleições pelo PPS. Ele é filho do atual presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Pará, que quer, a qualquer custo, ver o filho ocupando uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado. Segundo se comenta, esse jovem andava participando de racha em Belém e virou vereador por um capricho do pai.
Candidato do TCM II
Em Parauapebas, Thiago Araújo vem sendo apoiado em sua campanha pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa. Consta que cerca de 50 prefeitos e presidentes de câmaras municipais estariam apoiando o candidato, em troca de futuro favor do pai do eleito (se for), na hora de analisar as contas desses gestores públicos. Em troca do apoio, esses prefeitos e presidentes de câmaras não seriam importunados pelo TCM e terminariam seus mandatos sem problemas, mesmo alguns deles tendo cometido todo tipo de corrupção da forma mais desavergonhada e na cara da população. Com a palavra, o Ministério Público Eleitoral, para investigar a denúncia.
Populares na Câmara
Os apupos de populares no auditório da Câmara de Vereadores de Parauapebas na sessão ordinária de terça-feira (23) obrigaram o presidente da Casa de Leis, Josineto Feitosa, a pedir apoio de uma guarnição da Polícia Militar. Ao ser anunciado para se pronunciar da tribuna, o vereador Odilon Rocha recebeu uma sonora vaia e o público virou as costas para o representante do povo.
Voto certo
Nas eleições deste dia 5, procure votar naquele candidato que ofereça melhor proposta de desenvolvimento para a região. Não se deixe levar por vantagens em troca de seu voto. Ele é um grande instrumento para moralizar a política, que se encontra bastante desacreditada.

Nenhum comentário: