quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Falta de sono pode causar danos cerebrais, revela estudo

Um estudo de cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, divulgado no início da semana no periódico Sleep, indica que uma noite de sono mal dormida pode causar danos cerebrais.
Os pesquisadores dividiram quinze homens jovens e de boa saúde em dois grupos: uma parte dormiu oito horas, e outra parte menos tempo.
Entre aqueles que não descansaram o mínimo recomendado, foi constatado um aumento de cerca de 20% de duas moléculas presentes no cérebro, a enolase neurônio-específica e a proteína S-100B. O número dessas moléculas aumenta no sangue sempre que ocorrem lesões cerebrais.
"A falta de sono pode promover processos de neurodegeneração, enquanto uma boa noite de sono poder ter uma grande importância para a manutenção da saúde do cérebro", afirmou Christian Benedict, autor da pesquisa.
O estudo segue a linha de outra pesquisa publicada recentemente na revista Science, feita por especialistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Os pesquisadores da instituição concluíram que o sono acelera a limpeza de toxinas do cérebro, entre elas a beta-amilóide que, cumulativamente, provoca Mal de Alzheimer. (O Debate)

Nenhum comentário: