domingo, 19 de agosto de 2012

Doenças bucais dificultam o controle do diabetes

Apesar da medicação e de muita força de vontade para manter o regime alimentar que, convenhamos, não é dos mais atraentes, muitos dos estimados 12 milhões de portadores de diabetes no Brasil enfrentam dificuldades para controlar os níveis elevados de açúcar no sangue.

Recentes pesquisas apontam para mais um possível vilão nesta luta: as doenças bucais. Há um agravante, segundo a dentista, profª. e drª Silvia C Nunez, da Clínica Avelar, pois, “devido ao fato da descoberta ser recente, alguns profissionais de saúde têm pouca informação sobre o assunto e, consequentemente, não orientam seus pacientes a procurar o dentista.

Os diabéticos estão mais suscetíveis às infecções bacterianas, e com isso, encontram-se expostos a desenvolver com maior facilidade gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas)”.

Silvia acrescenta que o tratamento adequado é extremamente benéfico para o diabético, pois pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue. "Além disso, o controle da saúde gengival evita perdas do osso de suporte dos dentes que são geralmente irreversíveis.”

Frequentemente, o paciente vai ao dentista levado pela dor ou pela vaidade, e dificilmente se preocupa em saber como anda sua saúde bucal. Muitas vezes, ao procurar um dentista já não há como prevenir os problemas decorrentes de infecções e ocorrem as perdas dentais.

É da maior importância que portadores de diabetes façam o controle periódico da saúde bucal, e a frequência com que isso deve ocorrer depende da gravidade do quadro, devendo ser planejado pelo dentista, pois no Brasil estudos apontam para a prevalência de gengivite em torno de 100%. Para a periodontite moderada os índices encontrados vão de 65% a 79% e para a periodontite agressiva a porcentagem é de 5%.

“Devido aos altos índices de incidência de alguma forma de doença periodontal na população adulta e da ligação entre as doenças de gengiva e a saúde geral, é importante o esclarecimento à população que deve começar a encarar as visitas ao dentista sob uma nova perspectiva”, finaliza. (O Debate)

Nenhum comentário: