quinta-feira, 28 de junho de 2012

Agentes e vistoriadores do Detran aderem à greve em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

Quatro agentes de trânsito e igual número de vistoriadores de veículos, lotados na agência do Detran de Parauapebas, cruzaram os braços nesta quarta-feira (27), em adesão à greve dos servidores do órgão deflagrada em Belém no último dia 15 de junho.

Seguindo a pauta exigida pelos servidores da capital do estado, conforme revelou ontem (27) à reportagem o vistoriador Soliel Souza Araújo, a categoria reivindica, ainda para este mês, o encaminhamento de projeto de lei à Assembleia Legislativa implantando o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Embora a direção do Detran em Belém defenda que este ano, por conta da Lei de Reestruturação (Lei 7.594, de dezembro de 2011), aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Simão Jatene, os funcionários do órgão já tenham obtido reajustes salariais superiores a 100% e, em alguns casos, equivalentes a 300%, Soliel Araújo diz que a greve não exige aumento de salário, mas a aprovação do PCCR, insalubridade e a reestruturação das unidades do Detran no interior do estado.

GERENTE APOIA
Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, o gerente da agência local do Detran, Valmir Oliveira Pereira, lamentou a suspensão dos serviços essenciais de vistoria de veículos e de agente de trânsito nas ruas da cidade, mas disse entender que a greve é um direito constitucional dos servidores públicos.

Por outro lado, Valmir Pereira garante que os funcionários que prestam serviços de emissão e troca de habilitação vão continuar normalmente em seus postos de trabalho, para que os usuários não sejam prejudicados na totalidade com a greve.

O gerente garante que o Governo do Estado está aberto para a discussão do PCCR dos servidores, mas somente a partir de setembro deste ano. Além disso, a negociação com os servidores poderá ser retomada tão logo a greve seja interrompida, conforme orientação do governo.

Sobre as reclamações quanto às condições de trabalho no Detran, em especial nas unidades do interior, a direção do órgão teria determinado um levantamento completo dos problemas de pessoal e de infraestrutura nas agências, a ser executado entre 25 de junho e 13 de julho, começando pela região nordeste do estado, para que os problemas que existem sejam sanados.

Nenhum comentário: