terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Corpo de Bombeiros tem novo comandante em Parauapebas


Fotos: Ronaldo Modesto

Oriundo de Marabá, onde servia na unidade do Corpo de Bombeiros naquele município, o capitão BM Cherdley Rossas Cansanção Novaes desde quinta-feira (24) da semana passada é o novo comandante do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, em substituição ao major Luiz Cláudio Farias, que até esta segunda-feira (28) não sabia para onde seria transferido.
Em declarações prestadas à reportagem deste jornal, em Parauapebas, o capitão Novaes revelou que ao assumir a função de comandante em Parauapebas encontrou a unidade do Corpo de Bombeiros em situação normal de funcionamento, mas ele diz pretender fazer alguns ajustes no funcionamento da corporação de socorro e na estrutura do quartel.
Por outro lado, o novo comandante observa que há necessidade da aquisição de novas viaturas para atender à demanda da comunidade, por entender que a cidade de Parauapebas cresce demasiadamente, e por isso entende ser preciso que a unidade do Corpo de Bombeiros acompanhe este crescimento com capacidade de servir à população nos serviços de socorros e salvamentos de vidas e de bens materiais.
Para que isto seja efetivamente alcançado, capitão Novaes explica que vai sair em busca de parcerias junto à iniciativa privada e governamental do município, pois só assim se constrói um mundo melhor, com a participação do próprio município.
Indagado sobre sua avaliação a respeito do alto índice de acidentes automobilísticos com vítimas fatais registrado no município de Parauapebas, o novo comandante do Corpo de Bombeiros respondeu que não adianta o poder pública fazer campanha de prevenção de acidente, se o motorista não tiver a consciência da responsabilidade em dirigir um veículo observando as leis de trânsito, e o pedestre também não tiver cuidado ao atravessar as ruas.
DEVER CUMPRIDO
Procurado pelo jornal, o ex-comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Parauapebas, major Luiz Cláudio, diz que foi pego de surpresa com a troca de comando, mas deixa o cargo com a sensação de dever cumprido durante o tempo de 4 anos e meio em que esteve à frente da corporação militar no município.
Por outro lado, Luiz Cláudio admite que, por falta de maior estrutura, ele poderia ter feito muito mais à frente da guarnição para prestar mais serviços à comunidade de Parauapebas, no que diz respeito a salvamento de vidas e de bens materiais.
Perguntado por que ele, major, estava sendo substituído no comando por um capitão, quando normalmente seria pela mesma patente, major Luiz Cláudio respondeu que esta situação o deixou também surpreso, mas não iria questionar o caso, pois foi uma decisão de superiores. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: