sábado, 19 de junho de 2010

Prêmio Chico Mendes tem inscrições abertas até 31 de agosto

Brasília - Estão abertas as inscrições para a nona edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Até 31 de agosto, os interessados podem inscrever gratuitamente os trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente da Amazônia Legal.

Podem se candidatar os municípios da Amazônia Legal, pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, associações comunitárias devidamente constituídas, bem como instituições de pesquisa privadas.

O prêmio está dividido em seis categorias: liderança individual, organização da sociedade civil, negócios sustentáveis, educação ambiental, município, saúde e meio ambiente.

Os trabalhos serão apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social.

A inscrição pode ser feita pela internet www.mma.gov.br/premiochicomendes ou pelos Correios, via Sedex, e endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP 70306-970, Brasília (DF).

O primeiro colocado de cada categoria receberá diploma honorífico e, com exceção da modalidade município, o prêmio de R$ 28 mil.

Histórico - O Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente foi criado pelo MMA em 2002, com o objetivo de valorizar e incentivar o agente responsável pelo processo de melhoria da qualidade ambiental, reconhecendo e estimulando os indivíduos, as comunidades, as organizações não-governamentais, as empresas e os municípios que contribuem para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável.

Além disso, tem o propósito de identificar e difundir práticas ambientais exitosas e experiências relevantes desenvolvidas na Amazônia Legal brasileira, voltadas para a área de conservação ambiental e saúde, que possam servir de referência a outros profissionais e instituições.

Mais informações pelos fones (61) 2028-2093 / 2028-2078 / 2028-2090 ou pelo e-mail premiochicomendes@mma.gov.br (Ascom MMA)

Nenhum comentário: