segunda-feira, 21 de junho de 2010

Viva Vôlei em Parauapebas

Fotos: Helder Messiahs




A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), lançou no último sábado (19), no ginásio esportivo do bairro Beira Rio, o programa Viva Vôlei, numa parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol e apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O lançamento do programa contou com a participação do secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Marcos Moratorio; de professores de educação física, desportistas, alunos e autoridades.

À frente do projeto em Parauapebas, Anderson Moratorio explicou que o município oferece 120 vagas para crianças e adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 7 a 14 anos, cujo período de inscrição já se encontra à disposição da comunidade, até o preenchimento de todas as vagas.

Segundo ainda o secretário, os treinamentos dos jovens inscritos ocorrem no ginásio poliesportivo nas segundas, quartas e sextas-feiras. Os instrutores do programa receberam treinamentos de professores de educação física da Confederação Brasileira de Voleibol.

“Nesse projeto, utilizamos a prática esportiva não só voltada para ao resultado, a performance, a seletividade. Oferecemos a oportunidade de escolha, de criação e de expressão durante as atividades”, destaca Anderson Moratorio.

O titular da Semel explica também que o processo de desenvolvimento do Viva Vôlei foi pautado na realização das ações de forma lúdica com atividades recreativas. “Assim, acreditamos que o esporte será inserido na vida da criança de forma prazerosa, e contribuirá na melhoria da qualidade de vida com conceitos e valores que promovem a inclusão social”.

O programa consiste em temas que irão abordar a aprendizagem motora, minivôlei, fundamentos e técnicas, planejamento, impacto social e atividades recreativas.

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol que visa aproximar cada vez mais as crianças de seus pais, diminuir a evasão escolar e afastar os jovens das drogas e da ociosidade. Para isso, os professores instrutores são peças fundamentais nesse processo.

Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol, o Viva Vôlei foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças brasileiras, visando ampliar, da esfera esportiva à social, os princípios fundamentais do esporte, através da contribuição no desenvolvimento integral e na construção de valores éticos e morais de seus praticantes.

Nenhum comentário: