segunda-feira, 19 de abril de 2010

UFPA realiza vestibular especial

Os candidatos a vagas na Universidade Federal do Pará (UFPA) devem ficar atentos: uma nova oportunidade para ingresso na maior instituição superior da Amazônia está aberta. Trata-se do primeiro Processo Seletivo Especial (PSE) de 2010, cujo edital anunciando detalhes do certame foi divulgado no último dia 16 e por meio do qual 972 vagas, nos regimes regular e intervalar, estão sendo disponibilizadas.

As cadeiras são remanescentes do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010. A maioria delas é em cursos de licenciatura, mas há também bacharelados, como Agronomia (em Altamira), Biblioteconomia e Turismo (em Belém) e Sistemas de Informação (em Marabá).

Para quem não quer deixar a região sudeste do estado, ou especificamente não ficar longe de Parauapebas, a vantagem do PSE é que a maior parte das vagas está no campus de Marabá, a 162 quilômetros de distância ou a duas horas de viagem de carro. São 344, no total.

Na modalidade regular, as cadeiras estão nos cursos de Ciências Naturais (16), Ciências Sociais (31), Física (39), Língua Inglesa (23), Matemática (37), Química (28) e Sistemas de Informação (seis). Ainda em Marabá, na modalidade intensiva ou intervalar, há vagas nos cursos de Física (36), Geografia (26), Língua Portuguesa (33), Matemática (38) e Pedagogia (31).
Em Altamira, são disponibilizadas 142 vagas, 14 das quais para Agronomia; em Breves, 100; em Abaetetuba, 99; em Belém, 95; em Castanhal, 76; em Bragança, 66; em Soure, 40; e 10 em Cametá.

As inscrições se iniciaram na última sexta-feira (16) e seguem até o dia 3 de maio. O valor da taxa é R$ 45. As provas, realizadas apenas numa etapa, com 40 questões de marcar e uma redação, ocorrem no dia 23 de maio. O conteúdo é de Ensino Médio, das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Mais informações no site de processos seletivos da UFPA, o Ceps: www.ceps.ufpa.br. (Rosiere Morais)

Nenhum comentário: