segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

IV Congresso do PT debate em Brasília eleições 2010

Brasília - Começa na próxima quinta-feira (18), em Brasília, o IV Congresso Nacional do PT. Durante o evento, os 1.350 delegados escolhidos durante o Processo de Eleições Diretas (PED) 2009 vão discutir a conjuntura nacional e internacional, a política de alianças e as eleições de 2010. No evento, que ocorre até sábado (20) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, haverá a posse dos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética Nacional e do Conselho Fiscal Nacional.

As atividades do IV Congresso começam às 10 horas de quinta-feira, com um seminário entre delegações internacionais. Às 20 horas, haverá um show de música popular brasileira.

Na manhã de sexta-feira (19), os delegados vão votar o regimento interno e iniciar os debates políticos e a votação de resoluções. Os novos dirigentes do partido tomam posse às 19h30 do mesmo dia.

Às 9 horas de sábado, serão recebidos os representantes dos movimentos sociais. Às 10 h, haverá um ato de aprovação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República. Está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 14h30, ocorre a primeira reunião do novo diretório nacional do partido. O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, comanda os trabalhos. Às 20 h, começa a festa dos 30 anos do PT.

Além dos debates políticos, o evento traz uma intensa programação cultural. Na quinta-feira, haverá intervenção cênica dos palhaços Charles e Tchuchuco (São Paulo). Durante o almoço, o Rolo Trio (Rio de Janeiro) apresenta um show de blues e jazz. No fim da tarde, o grupo Tripé (Mato Grosso do Sul) toca rock pop rural. À noite, a banda Mandracatu (Pernambuco) apresenta repertório de forró.

Na sexta-feira (19), Dr Dim e DJ Gez (Goiás) tocam números de hip hop. No fim da tarde, o Quartchêto (Rio Grande do Sul) traz música gaúcha com roupagem contemporânea. Durante os três dias de debates, haverá exposição dos artistas plásticos Cláudia Lobo (Maranhão), Edson Melo (Goiás) e Joana Rodrigues (Minas Gerais).

Para quem gosta de cinema, haverá exibição de filmes. Na sexta-feira, às 13 h, será apresentado o filme “Batismo de sangue”, de Helvécio Ratton. Às 17 h, é a vez do documentário “Roraimeira”, de Thiago Chaves Briglia. No sábado, às 13 h, nova exibição de “Batismo de sangue”. Às 17 h, será apresentado o filme “Narradores de Javé”, de Eliane Café.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, levará ao IV Congresso Nacional do PT uma exposição de cartazes que marcaram a história do partido. Serão 61 painéis com momentos marcantes da trajetória do PT, das questões institucionais às bandeiras de luta, passando por campanhas eleitorais.

A seleção foi a partir de arquivos do partido, acervos públicos e pessoais, muitos doados por militantes e dirigentes ao Centro Sérgio Buarque de Holanda. A exposição “PT 30 anos – Cartazes” permanecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante os três dias de atividades.

A Setorial Nacional de Economia Solidaria do PT vai apresentar durante o evento uma mostra dos produtos e serviços do setor. O objetivo é apresentar aos delegados o atual estágio de desenvolvimento da economia solidaria no Brasil.

Nenhum comentário: