sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Polícia ainda não prendeu matador do oficial da PM em Canaã dos Carajás


Capitão PM Farias

Ainda repercute na região a execução do comandante da Polícia Militar em Canaã dos Carajás, capitão Farias, assassinado a tiros no início da madrugada desta sexta-feira (30).

Segundo relato de testemunhas, tudo aconteceu por causa de uma discussão na localidade de Vila Planalto, a 15 km da sede do município, com um motorista da empresa Maguari, que transporta minério de cobre para a Vale.

Policiais da região continuam tentando capturar o assassino, montando barreira em vários pontos das rodovias PA-160, 275 e 150.

_______________________________
Atualizado às 12h46, de 31/01/2009


Gilson dos Santos

Motivos – De acordo com a polícia, capitão Robson Farias França, 35 anos de idade, estava no seu último dia de folga do comando do destacamento de Canaã dos Carajás, à paisana, acompanhado do tenente Mário, quando numa ladeira o caminhoneiro, posteriormente identificado como Gilson Pereira dos Santos, 35 anos, fez uma manobra brusca, e o capitão, que seguia de automóvel logo atrás dele, achou errado. Ao buzinar para o caminheiro para adverti-lo, este não deu atenção, e os dois ficaram por alguns quilômetros trafegando com atrito na rodovia PA-160, sentido Parauapebas-Projeto Sossego.

Ainda segundo a polícia, mais adiante, numa rotatória, na Vila Planalto, Gilson fechou o carro particular do policial militar, um Fiat, desceu do caminhão e passou a discutir com o condutor do carro pequeno, no caso o capitão, sem saber que ele era oficial da PM, vindo os ânimos de ambos se alterarem, o que levou o caminhoneiro a disparar dois tiros contra Farias, que estava desarmado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!
Sou esposa do Motorista e trabalhador, envolvido no incidente com o capitão da PM chamado Farias. Segundo a comunidade local, a versão é: Aconteceu na madrugada de sexta-feira 30/01/2009, meu marido que é motorista de carreta transportadora de minério, funcionário da Empresa de Transporte Maguary que presta serviço para a Mineradora VALE, cumpria seu horário de trabalho noturno, e durante o percurso que fazia em direção a mina de cobre, o policial que segundo testemunhas locais passou o dia todo bebendo em um bar denominado de "Água Boa" localizado na PA, saiu do bar em total estado de embriagues acompanhado de mais um policial e de adolescentes em um veículo. E durante uma ultrapassagem do caminhão pelo carro do policial que dirigia em zig-zag e que falava ao celular, praticando uma conduta totalmente irregular conforme as leis de trânsito, quase provocou um acidente. E este mesmo policial se sentindo ultrajado e com a alma em fúria, ultrapassou o caminhão onde o fechou mais a frente, obrigando meu marido a parar. Porém este policial, que conforme manifestação populacional, é um mau caráter com postura antiético, comentou ainda dentro do carro, segundo as mocinhas que o acompanhavam, que "iria matar este motorista", desceu com sua arma em punho, discutiu com meu marido e tentou disparar os tiros, que pra sorte de meu marido a arma falhou. E meu marido, achando estar sendo vítimas de bandidos disparou dois tiros contra o capitão Farias(pois o mesmo estava a paisana, sem identificação e sem camisa), onde veio a falecer na hora. O outro policial que também em seu momento de fúria disparou 16 tiros contra meu marido, não sabemos se ele foi atingido. Pois até o momento não tenho notícias dele que correu mata a dentro na tentativa de refugiar-se. Procurei o Comando Geral de Parauapebas, para pedir a integridade física do meu marido quando for apreendido. Entretanto procurei a delegacia de Canaã e fui informado que os policiais da PM estariam revoltados e com sede de vingança declarando que se meu marido aparecer não será com vida.
O que não pode é que o corporativismo da polícia e com sede de vingança desses policiais possam acabar com a vida de um chefe de família que sempre buscou agir com dignidade sendo exemplar em seu trabalho e em sua família. Não podendo o mesmo policial ser merecedor de tais qualidades, pois o mesmo possui denúncias junto ao ministério público de envolvimento com menores de idade, e o mesmo sempre foi visto pela população como um bandido e não como um policial com função de defensor da cidadania. O sudeste do Pará não é o fim do mundo, não podemos deixar que o serviço público tome ações que não estejam de acordo com o Código do Direito civil, Pois precisamos de funcionários públicos com ética profissional, e não de marginais!
Deolice Araújo

Anônimo disse...

Por Arthur Arruda, advogado.
O Cap. Farias sempre teve uma conduta ilibada dentro da PM e era veementemente contra qualquer tipo de arbitrariedade ou injustiça.
Ele prendia e entregava o preso nas mãos da justiça, cumprindo o seu papel de policial probo.
Agora, como fazer um policial, na patente de Capitão, muito respeitado dentro da cidade e na Capital, virar marginal só porque tinha o dever de zelar pelo bem-estar social?
Um policial andar armado é totalmente legal, mas porque um motorista andar armado??? Será que ele vai resolver tudo na base da truculência??? Cadê o porte legal de arma de fogo??? Por quê fugiu??? Por quê não se apresentou se já cessou o flagrante???
Será que é pessoa de bem????
O Cap. Farias não é melhor do que ninguém só porque é da PM, mas deve ser justiçado, porque era pessoa honesta e bemquista, devendo ter o seu assasino (esse sim verdadeiro bandido-homicida) ser condenado perante nossa sociedade (Tribunal do Júri Popular).
Tentar desvirtuar os fatos é ter vontade de enganar a sociedade, o que de per si mostra a má-fé e o lado cruel da família do motorista-assassino.

BANDEIRA disse...

É INCONCEBÍVEL O QUE ESTA SENHORA FAZ PARA DEFENDER UM MARGINAL QUE É SEU MARIDO, POIS CONHECIA MUITO BEM ESTE GRANDE OFICIAL, QUE TEVE SUA VIDA CEIFADA DE MANEIRA TÃO CRUEL, PESSOA QUE ABOMINAVA QUALQUER CONDUTA IRREGULAR, QUE SÓ TINHA ALEGRIA PARA PASSAR AOS OUTROS, TRABALHAMOS JUNTOS EM ITAITUBA E BELÉM, E NUNCA TIVE INFORMAÇÃO QUE DESABONASSE SUA CONDUTA, MAS ESSE CASO É APENAS REFLEXO, DO COAS QUE SE ENCONTRA NOSSO ESTADO, ONDE OS PAPEIS SÃO INVERTIDOS E OS POLICIAIS SÃO TÃO VÍTIMAS QUANTO A SOCIEDADE CIVIL, TERMINO DIZENDO QUE FARIAS DEIXARÁ MUITAS SAUDADES EM NOSSOS CORAÇÕES E NÃO TENHO TANTA CERTEZA SE A JUSTIÇA DOS HOMENS SERÁ FEITA, PORÉM DA DE DEUS NINGUÉM ESCA PA, E PEÇO A ELE QUE CONFORTE A FAMÍLIA DESTE TÃO QUERIDO AMIGO. QUE DEUS ACOLHA SUA ALMA. OBRIGADO POR TUDO GRANDE AMIGO. BANDEIRA