quinta-feira, 10 de julho de 2008

Vale mostra para imprensa Usina Hidrometalúrgica de Carajás





Por ocasião da programação de aniversário dos 4 anos de atividade do Projeto Sossego, no município de Canaã dos Carajás, a Vale convidou semana passada um grupo de jornalistas de Marabá e Parauapebas para visitar as minas, viveiro de mudas de árvores nativas e, pela primeira vez, as instalações da Usina Hidrometalúrgica de Carajás (UHC), que está sendo instalada próxima das minas do Sossego e começa a produzir concentrado de cobre a partir de abril de 2010.

De acordo com Márcio Godoy, diretor do Projeto Sossego, a UHC terá um papel importante na verticalização da produção de cobre na região, com investimento na ordem de US$ 90 milhões.
A usina se localiza a 44 quilômetros do centro urbano de Canaã dos Carajás e terá capacidade para processar 35 mil toneladas de cobre catodo (placas metálicas) por ano, com 99,99% de pureza.

Segundo Márcio Godoy, o processo hidrometalúrgico consiste de lixiviação sobre pressão (operação que oxida o concentrado de cobre sulfetado), seguida de lixiviação atmosférica, extração por solventes e eletrólise (processo eletroquímico que visa a obtenção do cobre metálico na forma de placas).

A tecnologia para implantação da usina e sua produção foi desenvolvida pela empresa canadense Cominco Engineering Services Ltd. (Cesl), do grupo Teck Cominco.

O diretor revelou aos repórteres que a Vale emprega hoje na usina 90 trabalhadores diretos e até o próximo ano o número de vagas na fábrica aumenta para 140 empregos, “com forte ênfase na contratação de 85% de profissionais da região sudeste do Pará”.

Mina do Sossego
Durante a visita, os repórteres conheceram todo o processo de extração do cobre nas minas a céu aberto, transporte em caminhões fora de estrada para britador, depois por esteiras de 4 quilômetros de extensão para moinho gigante. Daqui, o minério é levado a tanques para passar por um processo de flotação e por fim para depósito, onde o concentrado é transportado em carretas via rodoviária para a pera ferroviária localizada às margens da Estrada de Ferro Carajás, na vila Palmares I, Parauapebas, onde o cobre é carregado em trens para o porto de São Luís (MA).

Com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão, conforme revelou Márcio Godoy, a operação de cobre no Sossego gera mais de 900 empregos diretos, sendo que quase 80% deles são recrutados e contratados em Canaã dos Carajás e municípios vizinhos.

Dois corpos (cavas) minerais, denominados Sossego e Siqueirinho, contam com reservas de 244,7 milhões de toneladas de minério de cobre. No primeiro trimestre de 2008 a produção de concentrado de cobre da Vale somou 30,2 mil toneladas métrica (kt).

O diretor lembra que o cobre está presente nos eletrodomésticos, como computadores, telefone celular e televisão, e na rede elétrica das residências e nas tubulações de água quente e fria.

Nenhum comentário: