quarta-feira, 30 de julho de 2008

Justiça fecha cartório Alberto Santis

A juíza Eline Salgado Vieira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Parauapebas, mandou, na manhã desta quarta-feira (30), a polícia fechar o cartório do único ofício Alberto Santis, localizado na rua C, bairro Cidade Nova, nesta cidade.

De acordo com informações extra-oficiais, o motivo da interdição do cartório teria ocorrido em virtude de haver novo cartorário aprovado em licitação ou concurso público e Elvina Santis, tabeliã titular da repartição, juntamente com o marido Agnaldo Ávila de Brito, vinha protelando o processo de transferência da documentação do cartório para o novo cartorário.

Segundo consta, com a promulgação da nova Constituição Brasileira, em 1988, o status de tabelião vitalício foi extinto, até que o tabelião mais antigo completasse 75 anos de idade. Como Alberto Santis, patriarca da tradicional família Santis, já teria completado os 75 anos de idade, a filha Elvina Santis perderia o direito de conduzir o cartório em Parauapebas.

Com isso, teria havido a abertura de licitação/concurso público para preenchimento da vaga de tabelião, cujo vencedor agora estava reivindicando a função.

Por ser o único cartório existente na cidade, muita gente reclamou durante o dia ao chegar para resolver alguma situação e encontrar a repartição fechada.

_________________________________
Atualizado às 9h18, de 31/07

Cartório voltou a funcionar.

Um comentário:

Anônimo disse...

KD a NOTICIA SOBRE O INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DO DARCI ?