segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ex-líder estudantil morre em acidente de moto

Do blog de Ribamar Júnior

EVANDRO DOS SANTOS VIANA

Bravo militante, corajoso e perseguido, sua trajetória de luta e de organização dos estudantes, dos professores, da luta social. Evandro, militante do PSB na década de 90, arguido membro da UNEMAR (União dos Estudantes de Marabá), junto com Ribamar, Nonatinho, Demilton e tantos outros.

Quando conheci Evandro Viana (foto), numa assembléia de estudantes, em março de 1993, logo me identifiquei com seu espírito de bravo combatente das injustiças sociais. Foi na gestão junto com Evandro Viana que garantimos a meia passagem sem restrição (em Marabá). Nas manifestações, enfrentando a polícia, lá estava Evandro.

Depois, ele tentou organizar o PSTU, e posteriormente foi para ao PT, onde Evandro fez minha defesa no processo de expulsão.

Mas foi na universidade (Campus da UFPA) que Evandro Viana novamente marcou sua trajetória de luta juntamente com Valdimar, Ribamar, Francisco, Gleisson, Zuca, Claudena e tantos outros, reorganizando o Diretório Acadêmico e dando vida ao movimento estudantil.

Recentemente, Evandro encampou a luta dos trabalhadores na educação no município de São João do Araguaia (onde foi morto em acidente de moto), liderou greve e protestos contra os desmandos da administração Marisvaldo Campos.

Evandro Viana, sua coragem de lutar nos aviva a continuar a luta aqui!!!

EVANDRO VIVE!!!

3 comentários:

Ronaldo Giusti disse...

A morte do Evandro é grande perda para o movimento popular e para o Partido dos Trabalhadores. Era ligado à Democracia Socialista. Sua firmeza e dedo em riste, que eram suas caracterísiticas na defesa de suas posições, jamais serão esquecidos.
Com a sua perda, a luta fica um pouco mais árdua, mas haveremos de vencê-la.
O candidato a prefeito pelo PT, Claudemir Pinto, perdeu o seu melhor articulador.

Anônimo disse...

Fiquei muito triste pela morte deste bravo companheiro.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!