sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pesquisa: Darci Lermen lidera início de campanha

Pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência, em junho de 2008

Levantamento do Ibope Inteligência no município de Parauapebas (Pará) aponta que, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito, Darci Lermen, seria o primeiro colocado, com a preferência de 43% do eleitorado. Em segundo lugar está Bel Mesquita, com 33% das intenções de voto. Tal cenário foi estimulado pela apresentação de um disco com os nomes dos candidatos.

O equivalente a 16% dos entrevistados não sabem ou não opinam sobre qual candidato prefere. Outros 3% declaram que votariam em branco ou nulo nas próximas eleições municipais. Os outros dois candidatos, Cláudio Almeida e Valmir Mariano, atingem, cada um, 2% da preferência do eleitorado.





Na pergunta espontânea, quando os entrevistados declaram espontaneamente em qual candidato pretendem votar na próxima eleição, 45% dos entrevistados não sabem ou não opinam em quem vão votar. Nessa situação, Darci Lermmen mantém a primeira colocação, com 28% das menções. Bel Mesquita segue em segundo lugar, com 9% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos representam 17% dos entrevistados. Além deles, foram citados outros candidatos que, juntos, atingiram apenas 1% das intenções de voto.

Apoio do presidente e da governadora
Na pergunta referente à influência de apoio na intenção de votar em algum candidato a prefeito, o apoio do presidente Lula representa 74% das intenções de voto (21% votariam com certeza neste candidato). Outros 18% dos entrevistados declaram que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente da República. Já a influência do apoio da governadora Ana Júlia Carepa é um pouco menor: 64% dos entrevistados votariam no candidato apoiado por ela, sendo que apenas 9% votariam com certeza. Vinte e seis por cento dos entrevistados não votariam em um candidato apoiado pela governadora.

Avaliação da administração
A administração do atual prefeito Darci Lermen é avaliada como ótima/boa por 53% dos entrevistados, regular por 31% e ruim/péssima por 14%. A forma como o prefeito administra a cidade é aprovada por 70% dos entrevistados. A área da saúde (68%) e da segurança pública (40%) são as áreas identificadas como as mais problemáticas no município.

Sobre a pesquisa
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2008. Tamanho da amostra: foram entrevistados 406 eleitores. Margem de erro: é de cinco pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. Solicitante: pesquisa contratada pela N S Dias Informática. Registro: pesquisa registrada sob número 477/2008 na 75a Zona Eleitoral de Parauapebas/PA. Fonte: Ibope Inteligência

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse candidato que aparece com 2% na pesquisa de nome CLAUDIO ALMEIDA, é conhecido por muitos "bocas de urnas", lideranças comunitárias e coordenadores politicos em Belém como "fujão".Que o diga o Duciomar Costa, O Hotel Ferrador que o hospedou e não recebeu ate hoje e o dono do imovel alugado para o comite eleitoral de sua ultima candidatura.Está concorrendo para, posteriormente, barganhar alguma coisa proporcional ao seu peso politico,ou seja,nada.

Anônimo disse...

o resultado demonstra a pouca evolução dos austrlopitecus...

Anônimo disse...

Como não apredceu o nome do Marden o candidato do PSOL essa pesquis anao tem validade.

Anônimo disse...

A NS DIAS INFORMATICA, pra quem não sabe é a empresa do Nilson da CKS, que está atolado até o cabelo no governo Darci, inclusive é ele o responsável direto pelo contrato de 8,5 milhões da Prefeitura com uma empresa de Parauapebas (Micro Service) especializada em informática cujo o valor daria pra comprar mais de 4computadores novos por dia e que foi denunciado no blog do Zédudu no dia 26 de junho.

Anônimo disse...

Dar pena de ver esse povo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nas eleições de 2008, tenho certeza q a ficha vai cair pra esse povinho.kkkkkkkkkkkkk
Pra deputadazinha não tem mais jeito. O reinado dela era de vidro e se quebrou......

Anônimo disse...

Eu naõ entendo como uma pesquisa pode ser verdadeira se os percentuais não estão certos façam a soma e depois divulguem, sou estatístico e entendo bem de pesquisas,até para mentir é preciso ser inteligente.O poder vermelho está tão apavorado que não está atento aos detalhes,é preciso muita calma nesta hora! e começar a pensar nas dividas, que por lei tem que estar pagas até de dezembro.Cuidado quando o Darci emtregar a prefeitura ela tem que setar saneada.