domingo, 16 de março de 2008

Escola Agrotécnica Federal de Marabá começa a funcionar em 2009


Posse do professor Antonio Cardoso, em Brasília

A cidade de Marabá ganhará até meados do ano que vem a Escola Agrotécnica Federal de Marabá (EAF-Marabá).

O professor Antônio Cardoso foi nomeado na última terça-feira (11) diretor temporário da instituição e será responsável pela implantação e estruturação da nova escola.

A deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) e o deputado federal Zé Geraldo (PT/PA) estiveram no ato de posse, que foi dada pelo secretário Eliezer Moreira Pacheco.

A EAF atenderá uma região que hoje possui aproximadamente 500 assentamentos rurais, com a economia voltada para agricultura e extrativismo.

Segundo Antônio Cardoso, o desenvolvimento sustentável a partir da agricultura familiar beneficiará as mais de 100 mil famílias que hoje vivem nos assentamentos rurais na região.

Histórico
Criada pela Lei Federal nº 11.534, de 2007, a escola atenderá uma reivindicação da comunidade que, há mais de duas décadas, vem buscando capacitação e formação de jovens e adultos, que promova o desenvolvimento rural da região.

Zé Geraldo foi o autor do projeto de lei que instituiu a Escola Agrotécnica Federal de Marabá, que será a segunda do Pará, pois já existe uma em Castanhal.

Já Bernadete Caten articulou, junto ao presidente da Comissão de Educação do Senado, Paulo Paim (PT/RS), a aprovação do parecer naquela comissão e também na Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, a aprovação sem emendas no plenário daquela Casa de Leis para, em seguida, remeter à sanção presidencial.

O Orçamento da União dispõe de R$ 2,6 milhões para a construção da escola.

Perfil
Segundo o plano pedagógico da instituição, que está em fase de estruturação, a EAF funcionará em regime de alternância (alunos permanecem um tempo na escola e outro período na comunidade). Assim, será a primeira agrotécnica no Brasil com esse perfil. (Sophia Gebrim e Enize Vidigal)

9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! Favor informar o plano pedagógico da Escola Agrotécnica Federal de Marabá. E aonde será construída?

obrigado,

Suzi
E-mail para contato: csul@skorpionet.com.br

Anônimo disse...

quais são as disciplinas que serão postas à vagas para concurso de professor?

Anônimo disse...

Boa noite !
Sou Teécnico em Agropecuária gostaria de saber se vai ser contratado técnicos para acompanhamentos de campo, pois estou a disposição.
Aguardo um contato!
eurijhordan@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome é Sheila da Silva Pereira sou licenciada em ciências agrícolas pela universidade federal rural do rio de janeiro no ano de 2006. Gostaria de saber se as vagas para professores, serão adquiridas somente através de concursos ou terão contratos também? Por favor, caso sejam também através de contrato, entrem em contato comigo.Meu e mail é sheilaspufrrj@bol.com.br. Mandem notícias por favor. Agradeço desde já, abraços Sheila.

Anônimo disse...

Olá!Boa Tarde!Sou zootecnista, com mestrado na área de Ciência Animal e gostaria de saber como será realizada as contratações dos futuros professores da Escola agrotécnica Federal de Marabá.
e-mail pra contato: greice_pinheiro@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sou zootecnista, e gostaria de saber como será realizada as contratações dos futuros professores da Escola agrotécnica Federal de Marabá.

Email para contato: eu_isa_bela@hotmail.com

obrigada

J. Hamilton disse...

Boa tarde!
Sou Eng. Agrônomo,ministrei a disciplina ¨Estudo da Conservação dos Solos¨ em curso técnico profissionalizante,tenho capacitação em ¨Análise de Solo e Recomendação de Adubação e Calagem¨.Se houver necessidade de professor, estou à disposição.

Att.Jorge Hamilton
E-mail: jhlvenus@yahoo.com.br
Fone:88445690

billy disse...

ola amigo gostaria de saber quais são os cursos que teram na escola? porque estou fazendo curso de enfermagem em outro estado e gostaria de saber se é possivel fazer uma transferencia?, e se tem escola tecnica federal em Paraupebas-Pa

E-mail para contato:
andrewsblly@hotmail.com

Anônimo disse...

meu nome é leidiane almeida, sou técnica em Agroindústria,e gostaria de saber se ha possibilidade de ser contratada alguma técnica em agrindústria para o acompanhamento de aulas em laboratórios de análise de físico-química ou de processamento de alimentos, dos alunos que irão iniciar o curso? Estou a disposição. qual quer resposta meu Email leidiane_luis@yahoo.com.br. obrigada!