quarta-feira, 5 de março de 2008

200 anos de atividades da Imprensa Nacional

No dia 13 de maio deste ano, a Imprensa Nacional, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, comemora 200 anos de atividades contínuas. Criado por decreto do príncipe regente D. João (mais tarde coroado como D. João VI), com o nome de Impressão Régia, no decorrer dos anos o órgão recebeu os nomes de Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional.
No contexto da criação da Imprensa Nacional, nasceu também a imprensa brasileira. A história dos 200 anos dessa instituição pública, uma das mais antigas do país, confunde-se com a História do Brasil e pontua o desenvolvimento da informação e da cultura do Brasil.
Com a Imprensa Nacional surgiu a imprensa no Brasil, e o primeiro jornal impresso no país, Gazeta do Rio de Janeiro, rodado em suas oficinas em 10 de setembro de 1808.
Num momento marcante da história recente da Imprensa Nacional foi o título conquistado pelos diários oficiais na edição do dia 19 de dezembro de 1997, de jornal de formato tablóide com o maior número de páginas do mundo: 2.112.

Nenhum comentário: