quarta-feira, 30 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 30-11

A Rádio Câmara 95.7 FM se encontra fora do ar temporariamente em aparelhos de rádio convencionais, em consequência de pane em alguns equipamentos na torre de transmissão. A emissora está no ar com sua programação normal de Brasília e transmissão da sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, através de aplicativo e do site https://radiocamaraparauapebas.com/.

Será lançado no próximo sábado (3) o livro “Produções discursivas sobre o professor: técnicas de biopolíticas”, às 19 horas, no Partage Shopping Marabá. A obra foi escrita por Gabriela Sousa Gomes, egressa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), onde fez graduação em Letras (habilitação em língua portuguesa), com conclusão em 2014, e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (Poslet/Unifesspa), turma 2017-2019, orientada pela professora/doutora Nilza Brito Ribeiro.

Gabriela Gomes, que é filha de Marabá, desenvolveu maior parte da sua atividade acadêmica no município, onde realizou a pesquisa durante o mestrado que deu vida ao livro. “Estou muito feliz com o lançamento dessa obra, não só por se tratar de uma pesquisa desenvolvida na área da educação, mas também por ser um produto fruto de um estudo feito nesta cidade, pelo poder que o incentivo ao conhecimento, à educação e à ciência traz para a sociedade. Espero que esse livro possa contribuir com a construção de novos saberes”, relatou.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou na sessão desta terça-feira (29) o Projeto de Lei nº 397/2022, que altera a Lei Estadual n° 5.530, de 13 de janeiro de 1989, dispondo sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), cuja alíquota modal passa de 17% para 19%.

De acordo com a mensagem do governador Helder Barbalho, a alteração decorre da perda de arrecadação ocorrida nas receitas do estado, em função da edição da Emenda Constitucional n° 123, de 14 de julho de 2022, que determinou o diferencial competitivo dos biocombustíveis destinados ao consumo final em relação aos combustíveis fósseis, para fins de ICMS.

São citadas também como justificativa para a necessidade de mudança do percentual as alterações na Lei Complementar n° 87, de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir) e na Lei n° 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional), a partir da publicação da Lei Complementar n° 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu uma diminuição das alíquotas dos bens e serviços tidos como essenciais, como combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Segundo o Governo do Pará, o corte pelo governo federal do ICMS dos combustíveis tirou mais de R$ 1 bilhão da receita da educação e da saúde no estado, em três meses. O governo garante que a aprovação do projeto de lei não afetará os produtos da cesta básica e que teve apenas dois votos contrários dentre 30 deputados presentes: Marinor Brito (Psol) e Delegado Caveira (PL).

Foi aprovado também na sessão da Alepa desta terça-feira (29) o Projeto de Lei Complementar nº 16/2022, de autoria da Mesa Diretora, que cria a Fundação Rádio e Televisão Assembleia Legislativa do Pará.

A fundação possui personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa, financeira e orçamentária, plena gestão de seus bens e recursos, sem fins lucrativos e vinculados à Alepa.

Constituem finalidades básicas da Fundação Rádio e Televisão Assembleia Legislativa do Pará a exploração e execução dos serviços de comunicação, assim como a produção e veiculação de programas de cunho informativo, cultural e educativo.

Depois de ser flagrado pela transmissão oficial da Fifa na Copa do Mundo do Catar 2022, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) gravou um vídeo para justificar sua presença em meio ao evento internacional, que gerou uma grande onda de críticas, especialmente dos manifestantes que pedem a permanência de Bolsonaro no poder e a intervenção das forças armadas contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nas imagens que circulam em grupos bolsonaristas, Eduardo Bolsonaro afirma que foi ao Catar para levar pen-drives com “vídeos em inglês explicando a situação no Brasil”. Além disso, ele defende que estaria fazendo "comunicação internacional".

No vídeo em questão, Eduardo mostra vários pen-drives e descredita as críticas que vem sofrendo. “Espero que você não creia que aqui no Catar só se fala em Copa do Mundo. A Fifa tem mais membros que as Nações Unidas. A imprensa inteira está aqui”, dispara.

Se já não bastasse o desgaste provocado, o deputado federal reeleito também criticou aliados que, em suas palavras, “cerram fileiras” com a esquerda e fazem ataques a ele. “Será que você não consegue perceber a importância da comunicação internacional?”, questionou.

Lembrando aos desportistas que, depois de vencer a Sérvia e a Suíça, a seleção brasileira de futebol enfrenta às 16 horas da próxima sexta-feira (2) o selecionado de Camarões, na expectativa de marcar seu passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022.

Até a próxima semana.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 23-11

A Câmara Municipal de Parauapebas realiza na manhã desta quinta-feira (24) sessão solene para entrega de comendas e títulos honoríficos a dezenas de pessoas que contribuíram ou ainda contribuem com o desenvolvimento do município, entre estas o diretor do Portal Pebinha de Açúcar, Bariloche Silva.

Diretores e voluntários da Associação Protetora de Animais e Meio Ambiente, a Apama, vão realizar no próximo sábado (26), a partir das 7 horas da manhã, na Praça Palmares Sul, mais um bazar solidário. O objetivo da ação é comercializar por preços simbólicos roupas, sapatos e acessórios em bom estado de conservação recebidos da comunidade. 

Interessados em colaborar com doação podem deixar os objetos até sexta-feira (25) nos seguintes pontos de arrecadação: Clínica Quatro Patas (Rua A, Primavera) e Chiques e Dengosos (Avenida dos Ipês, Cidade Jardim). A arrecadação da venda do bazar será revestida no pagamento de tratamento de animais custodiados pela Apama.

Os organizadores do IX Rock in Roça, marcado para ser realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, em Parauapebas, já estão com toda programação concluída. Uma das atrações do evento será o cantor e compositor Nando Reis, que se apresentará no segundo e último dia. O guitarrista, percussionista e produtor musical Félix Robatto, paraense, se apresentará no primeiro dia do evento.

O festival vai contar com mais de 10 atrações, praça de alimentação, trilha ecológica, rota do búfalo, artesanatos, tenda cultural e muito rock in roll. Como em anos anteriores, o Rock in Roça será realizado na Queijaria Cosa Nostra, no Sítio Açaizal, próximo à Vila Cedere I, zona rural do município de Parauapebas.

A programação do festival de rock do dia 3 (sábado) é a seguinte: 14 horas – abertura das porteiras; a partir das 15 horas – DJ Rod, Banda Madah, Dhiek Pyller, Banda Magnata, Félix Robatto, Mud Whiskey e MR Rock. Dia 4 (domingo): 14 horas – abertura das porteiras; a partir das 15 horas – DJ Paulo Vinil, Raízes Parauara, Santakaya, Luciano Figueiredo, Nando Reis, Dona Lica e Dell Oliveira.

Além de muita música boa, o festival também será um espaço para literatura, artesanato, grafismo, produção gastronômica, exposição de artes e muito mais. Tudo isso poderá ser visto e consumido na Tenda Cultural do Rock in Roça. 

Doze empreendimentos culturais vão marcar presença: Academia Parauapebense de Letras (APL), Alessandro Pinheiro – Artesanato do Marajó, Arte Roots, Artes e Artistas, Baiúca, Centro Mulheres de Bairro, Grafismo Indígena, Ké Mel, Quintal Criativo, Sabores do Sítio Paraíso, Sereias Trançadeiras e Zoo Lojas.

Durante os dois dias de evento, a APL vai exibir na tenda cultural obras literárias de escritores da cidade e da região, permitindo que o público interessado possa adquiri-las e tenha contato direto com os escritores e escritoras, uma forma de dar visibilidade à entidade e colocar a literatura mais  próxima  da comunidade.

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos de forma online pela plataforma Sympla. A compra pode ser feita no cartão de crédito, boleto ou pix, e tem a opção de ser parcelada. Mais informações sobre o Rock in Roça podem ser acessadas na página do instagram oficial do evento.

Desde o início do mês de outubro deste ano, diversos estados brasileiros estão sendo obrigados a exigir que os motoristas apresentem um novo documento: o chamado Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para quem não sabe, o CRLV é um documento – conforme o artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que o proprietário de veículo tem a obrigação de mantê-lo licenciado para que possa circular em vias públicas. O documento está disponibilizado em versões impressas e digitais e não é mais feito em papel moeda e entregue na casa dos proprietários pelos Correios.

O CRLV pode ser apresentado para fins de fiscalização no trânsito tanto em formato online, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou impresso diretamente do site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), disponível em portalservicos.senatran.serpro.gov.br.

O porte do documento pode até ser dispensado, se o agente fiscalizador puder consultar o CRLV em seu sistema. O que não pode é não possuí-lo, pois, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele é de fundamental importância para circulação do seu veículo nas ruas.

Ao entrar no site da Senatran, verifique se seu CRLV está ou não disponível, ou se existe alguma pendência do veículo. Esta parte é deveras importante, pois para acessar o recurso de maneira remota é preciso que todos os débitos referentes a ele estejam pagos.

Além disso, por meio do app Carteira Digital de Trânsito o documento também fica disponível de maneira online. No entanto, é preciso conferir a realização do pagamento do licenciamento do veículo, definido singularmente por alguns estados.

Só lembrando que a seleção brasileira de futebol estreia às 16 horas desta quinta-feira (24) na Copa do Mundo, enfrentando o selecionado da Sérvia. Os próximos jogos do Brasil estão marcados para as 13 horas do dia 28/11, contra a Suíça; e para as 16 horas do dia 02/12, com Camarões.

E é só.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 16-11

Depois da desistência do candidato Léo Márcio (Pros) em concorrer à presidência do Legislativo local, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para o biênio 2023/2024, eleita na tarde desta quarta-feira (16), ficou com a seguinte composição: presidente, com 14 votos: Rafael Ribeiro (MDB); vice-presidente, com oito votos: Zé do Bode (MDB); primeiro-secretário, com 15 votos: Francisco Eloecio (Republicanos); e segundo-secretário, com 13 votos: Josivaldo da Farmácia (PP).

Mesmo cientes que iriam ser eleitos somente com votos dos colegas de parlamento, candidatos à presidência da mesa diretora da Câmara fizeram “campanha” externamente e levaram centenas de simpatizantes ao auditório da Casa de Leis, identificados por camisetas.

No domingo (13), o vereador Léo Márcio publicou em sua página do instagram: “Venceremos a mentira com a verdade, a guerra com a paz e o ódio com o amor. Fui eleito para ser vereador, e hoje estou concorrendo à presidência da Câmara, um reflexo do trabalho realizado. Continuarei trabalhando firme, focado e dando meu melhor sempre. Que o dia 16 nos traga bons frutos, e que a vitória seja de todos aqueles que amam Parauapebas”. Minutos antes da eleição, Léo desistiu de concorrer.

No feriado, representantes de várias instituições que trabalham com juventude participaram de uma reunião na sede do MDB para produzir uma nota de apoio ao prefeito Darci Lermen e também à candidatura de Rafael Ribeiro à presidência da Câmara.

Diz a nota: “As instituições que formam uma frente ampla de atuação política da Juventude de Parauapebas vêm por meio desta declarar publicamente apoio e manifestar solidariedade ao prefeito Darci Lermen (MDB), em reconhecimento pelo seu trabalho e esforço em prol dos jovens parauapebenses e demais classes. Foi em sua gestão, por exemplo, que se criou a Coordenadoria Municipal de Juventude, o primeiro espaço institucional para a promoção de políticas públicas voltadas aos jovens em nossa cidade. Um avanço histórico”.

“Em seu atual mandato (2021-2024), o prefeito Darci Lermen fez mais ainda: transformou a Coordenadoria de Juventude em Secretaria Municipal de Juventude, nascendo, portanto, a Sejuv, fruto de diálogo com os mais variados grupos e instituições que discutem as pautas juvenis em nossa cidade. Em quase dois anos de atuação da Sejuv, já foram atendidos em diversos programas mais de sete mil jovens, o que torna Parauapebas uma cidade destaque na efetivação de políticas públicas”.

“Este documento deixa público também o apoio irrestrito à candidatura do vereador Rafael Ribeiro (MDB) à Presidência da Câmara de Vereadores de Parauapebas, por reconhecimento de sua origem vinda dos movimentos estudantis, sua atuação enquanto gestor e agora como vereador que, de forma permanente, também defende fortemente a promoção de políticas públicas de juventude em nossa cidade”.

Como até 31 de dezembro deste ano a mesa continua sendo gerida pelos vereadores Ivanaldo Braz (PDT), presidente; Josemir Santos (Pros), vice-presidente; Rafael Ribeiro (MDB), primeiro-secretário; e Zacarias Marques (PP), segundo secretário, os componentes da nova mesa diretora eleita só vão assumir as funções em 1º de janeiro de 2023.

Na avaliação do diretor executivo da seção brasileira da Transparência Internacional, Bruno Brandão, o orçamento secreto implantado no Congresso Nacional é o maior esquema de institucionalização da corrupção na história brasileira.

“Tiraram os mecanismos tradicionais de desvio de dinheiro para criar um mecanismo de assalto aos cofres públicos com um verniz de legalidade, um teatro de institucionalidade, que reduz os riscos dos agentes, mas que é um a apropriação indébita, uma apropriação corrupta”, avalia Bruno Brandão.

É por isso que, para o diretor da Transparência Internacional, será um grande risco para o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva negociar com o Congresso a manutenção do orçamento secreto nos mesmos termos e da mesma forma como ele vem sendo executado. “Trata-se de um mecanismo de impunidade”, afirma.

Numa comparação com os graves esquemas anteriores de corrupção do país – o mensalão e o petrolão –, Bruno Brandão explica que, enquanto eles mantinham aspectos dos mecanismos tradicionais de corrupção pública, tudo isso se sofisticou no orçamento secreto. Nos dois casos, o que havia eram fraudes em contratos de licitação de grandes projetos, com desvios de percentuais em processos que conseguiam ser alcançados pelas ferramentas de fiscalização: tribunais de contas, Ministério Público, Polícia Federal etc.

“O modelo do mensalão foi um mecanismo corrupto para comprar votos no Congresso e garantir a governabilidade. O orçamento secreto não é um pacto de governabilidade, não é um mecanismo de governabilidade. É um mecanismo de impunidade. Porque não existe um projeto de governo, uma visão de país do Governo Bolsonaro que estaria sendo barganhado para a aprovação de projetos. Na verdade, é uma barganha por impunidade”, acusa o diretor da Transparência Internacional.

Começa neste domingo (20) a Copa do Mundo de futebol. Até a próxima quarta-feira.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 09-11

No final da manhã desta terça-feira (8), após sessão ordinária do Legislativo, os vereadores de Parauapebas concederam autorização para o prefeito Darci José Lermen (MDB) se ausentar do país no período de 11 a 27 de novembro. Nesse período, responderá pelo Executivo municipal o vice-prefeito João Trindade (PDT).

Na tarde da mesma terça-feira (8), a imprensa local tomou conhecimento que, em atendimento a pedido do Ministério Público do Estado do Pará, o juiz Lauro Fontes Junior, titular da Vara Fazenda Pública de Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, havia decidido liminarmente afastar o prefeito Darci Lermen do cargo pelo prazo de 90 dias, a contar da data da citação do gestor municipal, por improbidade administrativa.

Segundo o magistrado, em janeiro de 2017 o município ostentava entre seus quadros o número de 613 servidores contratados, quantitativo inexpressivo se fosse comparado ao mesmo período do ano 2022. “É que no mês de janeiro deste ano o número dessa categoria de contratados saltou para 5.173. Ou seja: ocorreu uma majoração que ficaria em torno de 841%”.

De acordo ainda com Lauro Fontes, no mês de junho de 2022, oportunidade em que se concedeu a tutela para bloquear novas contratações ilegais, o número de contratados chegou a 6.455. Nesses seis meses teria ocorrido uma escalada de contratações, tendo-se um incremento de 1.282 agentes vinculados à administração pública, a grande maioria para exercer a função de auxiliar administrativo.

Falando ainda no Legislativo, o presidente da Casa de Leis, vereador Ivanaldo Braz (PDT), baixou ato da presidência nesta segunda-feira (7), dispondo sobre a realização de eleição para renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para o biênio 2023/2024, marcada para o dia 16 do corrente mês, em sessão ordinária.

Registraram candidaturas, individualmente (não há formação de chapa), os vereadores Léo Márcio (Pros), Rafael Ribeiro (MDB) e Zacarias Marques (PP), para presidente; Elias da Construforte (PSB) e Zé do Bode (MDB), para vice-presidente; Eliene Soares (MDB) e Francisco Eloecio (Republicanos), para primeiro-secretário; e Israel Miquinha (PT) e Josivaldo da Farmácia (PP), para a vaga de segundo-secretário.

A votação será realizada na seguinte ordem: presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. O voto é aberto, onde cada vereador deverá votar em um único candidato para cada cargo, considerando-se eleitos os mais votados para cada posto. Caso ocorra empate, será considerado eleito o mais idoso dos concorrentes. Os eleitos serão empossados, automaticamente, sem realização de sessão solene, no dia 1º de janeiro de 2023.

A Prefeitura de Parauapebas cedeu na última segunda-feira (7) um prédio localizado às margens da Rodovia PA-160, no Bairro Parque dos Carajás, para funcionamento provisório do Centro de Distribuição dos Correios e normalização dos serviços, cujo prédio se encontra avariado desde o mês de setembro por vendaval ocorrido na cidade.

Moradores de diversos bairros de Parauapebas vêm penando há quase um mês com a falta de água tratada nas torneiras. Os bairros mais críticos são Vale do Sol, Tropical, parte do Bairro Cidade Jardim e Complexo VS-10.

Muitas donas de casa vêm se valendo da água chuva (quando chove), para suprir a falta do precioso líquido. Enquanto isso, a autarquia responsável pelo fornecimento de água não resolve a situação e não revela aos consumidores os eventuais problemas enfrentados.

Os membros da Academia Parauapebense de Letras estão se mobilizando para eleição da nova diretoria que vai gerir a instituição no biênio 2023/2024. A eleição está marcada para o dia 30 de novembro.

Por enquanto, apenas a chapa composta pelos imortais Clívia Regina (presidente), Terezinha Guimarães (vice), Crys Carvalho (primeira-secretária), Rubens Moraes (segundo-secretário), Waldyr Silva (primeiro-tesoureiro), Rosa Ibiapina (segundo-tesoureiro) e Victor Mamede (bibliotecário) registrou candidatura.

O técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, anunciou nesta segunda-feira (7) a relação dos 26 jogadores que vão defender a seleção na Copa do Mundo de 2022. Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas) e Alex Telles (Sevilla); zagueiros: Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Bremer (Juventus); meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo); atacantes: Neymar (PSG), Vinicius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

A Copa do Mundo deste ano será disputada no período de 20 de novembro a 18 de dezembro. A seleção brasileira estreará no dia 24, contra a Sérvia. Os outros dois times do Grupo G são Suíça e Camarões.

Por enquanto, é só.

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 02-11

Depois do segundo turno das eleições no último domingo (30), os vereadores de Parauapebas direcionam o foco para a eleição da mesa diretora que vai comandar os próximos e últimos dois anos da atual legislatura no Poder Legislativo local.

A eleição está prevista para acontecer no próximo dia 10 de novembro. Até agora, os vereadores Rafael Ribeiro (MDB) e Léo Márcio (Pros) se apresentam como pré-candidatos ao pleito.

A composição partidária da atual legislatura é a seguinte: Pros – Leandro do Chiquito, Léo Márcio, Josemir Santos e Raianny Rodrigues; MDB – Eliene Soares, Rafael Ribeiro e Zé do Bode; PDT – Ivanaldo Braz e Joel do Sindicato; PP – Josivaldo da Farmácia e Zacarias Marques; PT – Israel Miquinha; PSD – Aurélio Goiano; Republicanos – Francisco Eloecio; e PSB – Elias da Construforte.

Em vídeo veiculado nas redes sociais nesta terça-feira (1º), o vereador e atual vice-presidente da Mesa Diretora da CMP, Josemir Santos, declarou que votará em Léo Márcio para presidente; Zé do Bode para vice; Francisco Eloecio para primeiro-secretário e Josivaldo da Farmácia para segundo-secretário.

Na eleição para presidente da República, fizeram campanha pró-Lula, abertamente, os vereadores Israel Miquinha e Raianny Rodrigues e, sem alarde, Leo Márcio, Rafael Ribeiro, Joel do Sindicato, Eliene Soares e Josemir Santos.

Já para Bolsonaro, comportaram-se como “cabos eleitorais”, com mais efervescência, os vereadores Aurélio Goiano, Zacarias Marques e Josivaldo da Farmácia, enquanto que Francisco Eloecio, Ivanaldo Braz, Elias da Construforte, Leandro do Chiquito e Zé do Bode agiram com mais modéstia.

E por falar em presidente da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 50,90% dos votos válidos (60.345.999 votos), derrotando Jair Bolsonaro (PL), que obteve 49,10% dos votos válidos (58.206.354 votos), uma diferença de 2.139.645 sufrágios.

Em Parauapebas, Bolsonaro recebeu 77.396 votos (55,28%) no primeiro turno e 83.810 (59,78%) no segundo turno, enquanto que Lula conquistou 54.645 votos (39,03%) no primeiro e 56.389 votos (40,22%) no segundo turno.

Jair Bolsonaro passou mais de 40 horas após a proclamação de vitória de Lula da Silva para se pronunciar oficialmente no Palácio da Alvorada: “Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”.

“As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”.

“A direita surgiu de verdade em nosso país. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Formamos diversas lideranças pelo Brasil. Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso”.

“Mesmo enfrentando todo o sistema, superamos uma pandemia e as consequências de uma guerra. Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais”.

“Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição. É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde-amarela da nossa bandeira. Muito obrigado”.

Após o curto pronunciamento de Jair Bolsonaro, o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou aos jornalistas que o presidente havia autorizado o processo de transição do futuro governo de Lula da Silva, cujo coordenador será o vice-presidente eleito Geraldo Alkmin.

A legislação prevê que poderão ser criados 50 cargos em comissão, denominados cargos especiais de transição governamental, para formar a equipe de transição, escolhida pelo presidente eleito.

Na eleição para governador, 18 deles foram reeleitos: Antônio Denarium (PP), Roraima; Carlos Brandão (PSB), Maranhão; Cel. Marcos Rocha (UB), Rondônia; Cláudio Castro (PL), Rio de Janeiro; Eduardo Leite (PSDB), Rio Grande do Sul; Fátima Bezerra (PT), Rio Grande do Norte; Gladson Cameli (PP), Acre; Helder Barbalho (MDB), Pará; Ibaneis Rocha (MDB), Distrito Federal; João Azevêdo (PSB), Paraíba; Mauro Mendes (UB), Mato Grosso; Paulo Dantas (MDB), Alagoas; Ratinho Jr. (PSD), Paraná; Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo; Romeu Zema (Novo), Minas Gerais; Ronaldo Caiado (UB), Goiás; Wanderlei Barbosa (Rep), Tocantins; e Wilson Lima (UB), Amazonas.

Já os candidatos eleitos governadores pela primeira vez foram nove: Clécio Luís (SD), Amapá; Eduardo Riedel (PSDB), Mato Grosso do Sul; Elmano de Freitas (PT), Ceará; Fábio Mitidieri (PSD), Sergipe; Jerônimo Rodrigues (PT), Bahia; Jorginho Melo (PL), Santa Catarina; Rafael Fonteles (PT), Piauí; Raquel Lyra (PSDB), Pernambuco; e Tarcísio de Freitas (Rep), São Paulo.

Até a próxima.