quinta-feira, 27 de abril de 2017

Inaugurações, entrega de obra, ações e shows marcam aniversário de Parauapebas

Pebinha de Açúcar
Lançamento de campanhas, inaugurações de obras, ações de cidadania, caminhada, show com artistas locais e nacionais, dança, esporte e um enorme bolo fazem parte da programação de aniversário de 29 anos de Parauapebas, a ser festejado no dia 10 de maio.
Com o slogan “Parauapebas 29 anos, o lugar da nossa gente”, as comemorações começam na próxima terça-feira (2) e se estendem até 28 de maio, com o envolvimento de várias secretarias, sob o comando da prefeitura, que no dia 26 de maio vai entregar uma obra há anos esperada por um grupo que não vê a hora de morar debaixo do seu próprio teto: as 1.008 apartamentos no Residencial Alto Bonito. Em ato simbólico, as chaves serão entregues pelo prefeito Darci Lermen, em cerimônia a partir das 16 horas.
Novos espaços
Ao longo do mês, serão seis as inaugurações: no dia 4 de maio, do Espaço Azul, para atendimento ao homem, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP); no dia 5, do novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro da Paz; no dia 8, do Centro de Assessoria Jurídica da Mulher (Cajum).
Nos dias 11 e 16 de maio, a prefeitura vai inaugurar Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio Verde, na Rua do Comércio; e da Cidade Nova, na Rua A. Já no dia 19 de maio, será inaugurado o Balcão da Juventude, no shopping Center Cidade Nova.
Os jovens, aliás, terão muito que comemorar também no dia 23 de maio, quando será feito o lançamento do Comitê Municipal do ID Jovem e será assinada a ordem de serviço do Diagnóstico Municipal da Juventude. Antes disso, no dia 6, será realizada a Caravana da Juventude, com concentração na praça da Escola Faruk Salmen.
Em meio às inaugurações, será lançado no HGP, às 14 horas do dia 9 de maio, um serviço de saúde que vai aliviar a dor de mais de 500 vítimas de câncer em Parauapebas: o da Oncologia.
Campanhas, atos e ações
Serão três as campanhas durante as homenagens a Parauapebas. A primeira a ser lançada, no dia 9 de maio, será a de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Dois dias depois, será a vez da Campanha Maio Amarelo, com o tema “Minha escolha faz a diferença”. Por fim, nos dias 27 e 28 de maio, as comemorações de aniversário serão encerradas com uma intensa campanha de doação de sangue, no HGP.
As comemorações ainda preveem Ação Cidadania, na Praça de Eventos, com emissão de documentos, assessoria jurídica, consulta médica e diversão para as crianças, entre outras atividades; ato cívico, com desfile da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como apresentação da banda da Escola de Música Waldemar Henrique; sessão especial na Câmara de Vereadores, para exposição da história de Parauapebas; comemoração ao Dia das Mães, com café da manhã; seminário sobre Acolhimento das Crianças e Adolescentes; entrega de um veículo para o Cadastro Único; e visita ao Consórcio Intermunicipal de Saúde.
O grande dia
No dia 10 de maio, uma quarta-feira, Parauapebas vai amanhecer em festa. Às 8 horas, uma caminhada vai sair da prefeitura até a Praça de Eventos, onde o prefeito Darci Lermen, equipe de governo e convidados farão o corte de um bolo de 29 metros de comprimento, com a presença de 29 mulheres pioneiras do município.
Mais tarde, às 18 horas, haverá “Aulão de Zumba” para quem não perde o rebolado. Já para quem não dispensa um bom futebol, a partir das 18h30, no Estádio Rosenão, irá rolar um amistoso entre Seleção Brasileira Master x Seleção de Parauapebas Master.
A noite será fechada com um grande show na Praça de Eventos, onde haverá queima de fogos e apresentação dos artistas locais DJ Rodrigo Libra, Léo Bruno, Jairo Ueno e da Açaí com Banda Tropa Louca. O show nacional ficará por conta de João Neto e Frederico.
Esse não será o único show de comemoração ao aniversário de Parauapebas. No dia 9 de maio, haverá apresentação do DJ Ozzi Mix, Malícia do Forró e da Banda Lamezon. A atração nacional é o cantor Mano Walter. E no dia 11 de maio, o show será com o padre Alessandro Campos. (Hanny Amoras / Ascom PMP)

terça-feira, 25 de abril de 2017

CPI da Vale investigará também denúncias de danos ambientais causados pela duplicação de ramal ferroviário

Anderson Souza
Na sessão da Câmara desta terça-feira (25), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 7/2017, que prevê a adição de mais uma denúncia a ser investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vale, que foi instaurada para apurar supostos calotes que teriam sido praticados pela mineradora contra trabalhadores e empresários em Parauapebas.
Com o aditamento, a CPI vai investigar também se foram causados danos ambientais no local de implantação do ramal ferroviário e se houve descumprimento das condicionantes para obtenção da licença de operação por parte da Vale.
O requerimento foi proposto pelos membros da CPI da Vale: presidente Eliene Soares (PMDB), relator Joel do Sindicato (DEM), Francisca Ciza (DEM), José Coutinho (PMDB) e Horácio Martins (PSD).
“Notou-se que os danos de responsabilidade das investigadas infelizmente não se limitam unicamente às questões jurídicas referentes ao calote/inadimplência, mas também são graves os indícios e denúncias sobre prováveis danos ambientais provocados pela atividade de implantação do ramal. Vários populares informaram que o lençol freático que corta o município nas proximidades do trecho onde fora implantado o ramal, após as atividades das empresas contratadas pela Vale, simplesmente secou”, informaram na justificativa do requerimento.
Somando-se a esta questão, a CPI foi comunicada ainda, por meio de documentos oriundos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que a Vale não cumpriu requisitos mínimos a que se obrigou para obter licenças ambientais, bem como tem-se verificado vícios no processo e impactos ambientais, apontando que a operação das atividade ocorre de forma irregular.
Discordâncias
O Requerimento nº 7/2017 foi aprovado com oito votos favoráveis, mas três vereadores foram contrários: Marcelo Parcerinho (PSC), Joelma Leite (PSD) e Ivanaldo Braz (PSDB).
Para os vereadores contrários, o ideal seria instaurar outra CPI, pois a inclusão de uma nova denúncia à comissão já em andamento prejudicaria os trabalhos. Parcerinho sugeriu que o requerimento fosse retirado da pauta.
“O foco desta CPI são os calotes das terceirizadas da Vale. Se perdermos o foco, vamos correr o risco de a Vale entrar com mandado de segurança e embargar tudo. O mais sábio seria fazer outra CPI. Peço que tire da pauta e na próxima sessão faça uma solicitação para criação da CPI do Ramal. Todos nós somos a favor da comissão, que os empresários recebam e paguem os funcionários. Com esse aditamento, a Vale pode chamar seus advogados e vir fazer pedido de embargo. Isso seria ruim para os empresários e uma vergonha para esta Casa. O aditamento só é legal se o objeto for o mesmo. Daqui a pouco vão querer investigar até a privatização da Vale”, argumentou Marcelo Parcerinho.
No entendimento da presidente da CPI da Vale, Eliene Soares, não haverá mudança de objeto e sim um complemento. A vereadora citou exemplos de empresas que fecharam as portas ou estão com grandes dívidas após terem prestado serviços para a mineradora nas obras de duplicação do ramal ferroviário e supostamente não terem recebido, consequentemente não teriam pagado os funcionários.
“A CPI tem foco, sim. É o calote das terceirizadas. Só que tudo se dá em relação ao ramal. Através de denúncias, vimos a necessidade de aditar. Se a Vale entrar na justiça para embargar, estamos preparados para isso. Nossa cidade está quebrada, nossas empresas de portas fechadas. Cabe ao vereador defender o povo. O prejuízo não foi só dos empresários, foi no solo, no meio ambiental e social”, rebateu Eliene Soares.
Aprovação
Com a aprovação do requerimento, os objetos de investigação da CPI da Vale passam a ser os supostos calotes das terceirizadas da mineradora, bem como os danos que teriam sido provocados devido à implantação do ramal ferroviário e o provável descumprimento das condicionantes para obtenção da licença de operação.
O prazo para averiguação dos fatos apontados é de 180 dias, contados a partir da data de instauração da CPI, que ocorreu em 2 de março de 2017, podendo ser prorrogado por mais 60 dias. (Nayara Cristina / Waldyr Silva)

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Campanha de vacinação de idosos contra gripe inicia nesta segunda e vai até sexta-feira

A campanha de vacinação contra a gripe influenza começou nesta segunda-feira (24) a atender em Parauapebas idosos com mais de 60 anos de idade e vai até sexta-feira (28). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) espera imunizar cerca de seis mil idosos.
A vacina está disponível nas unidades de Altamira, Novo Brasil, Jardim Canadá, Liberdade I e II, Casas Populares II, Da Paz, Fortaleza, Tropical, Minérios, Palmares I e II, Cedere I, Paulo Fonteles, APA do Gelado e Vila Sanção, no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30.
A campanha contra a gripe começou no dia 17 deste mês em todo o país e segue até 26 de maio, com a meta de imunizar 54 milhões de pessoas. Cada cidade montou seu próprio calendário de vacinação, conforme os grupos prioritários.
Os profissionais de saúde foram os primeiros a serem vacinados. Na próxima semana, no período de 2 a 5 de maio, serão imunizadas crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes e puérperas, mães que deram à luz há pouco tempo: 45 dias após a data do parto.
Demais etapas
08 a 12/05: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
13/05: Dia D da Vacinação
15 a 19/05: professores
22 a 26/05: todos os grupos.
(Janaina Ravanelli / Waldyr Silva)

sábado, 22 de abril de 2017

Quem não votou nas últimas eleições deve regularizar situação até 2 de maio

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes deve regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral até o dia 2 de maio. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado. A legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,8 milhão de eleitores em todo o país estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições.
Em São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores; no Rio de Janeiro (RJ), o total é de 119.734; em Belo Horizonte (MG), são 26.570; em Salvador (BA), esse número é de 31.263; e em Porto Alegre (RS), 18.782. (Fonte: Agência Brasil)

quarta-feira, 12 de abril de 2017

FGTS: Caixa já pagou R$ 12,3 bilhões de contas inativas a 8 milhões de trabalhadores

O valor sacado na segunda fase do pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre os dias 8 e 10 deste mês, alcançou R$ 6,2 bilhões, o equivalente a 55% do total de R$ 11,2 bilhões previstos para esta etapa.
A informação foi dada pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, que participou da entrega de 300 imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Com esse resultado, a Caixa chega a mais de R$ 12,3 bilhões pagos a cerca de oito milhões de trabalhadores beneficiados pela Medida Provisória (MP) 763/2016. Somente entre os nascidos em março, abril e maio, mais de 4,3 milhões sacaram os recursos das contas inativas do FGTS, o que representa 56% das 7,7 milhões de pessoas nascidas nesse período.
Na primeira fase, que teve início no dia 10 de março, a CEF pagou mais de R$ 6,1 bilhões relativos às contas inativas do FGTS para 3,7 milhões trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro. O valor representa 88% do total inicialmente previsto (R$ 6,96 bilhões) e aproximadamente 77% do contingente de trabalhadores nascidos nos dois primeiros meses do ano com direito ao saque.
Em razão do fluxo de atendimento acima do esperado em algumas regiões do país, a Caixa abrirá 1.305 agências nesta quinta-feira (13) com duas horas de antecedência. Nos locais em que os bancos abrem normalmente às 9 horas, as agências funcionarão das 8 às 16 horas. (Fonte: Agência Brasil)