quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Brasileiras fazem três vezes menos mamografias do que recomenda OMS

Menos de 25% das brasileiras entre 50 e 60 anos de idade fizeram mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2013, quase três vezes menos do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 70% de cobertura anual desse exame em mulheres com mais de 40 anos de idade, enquanto o Ministério da Saúde sugere que essa cobertura comece aos 50 anos.
Os dados fazem parte de um levantamento elaborado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia.
Das mais de 10 milhões de mamografias esperadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em mulheres entre 50 e 60 anos de idade em 2013, somente 2,5 milhões foram realizadas.
O estudo também revela que, embora haja equipamentos do SUS em número satisfatório, a grande maioria está no Sul e Sudeste do país e uma pequena parte no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, as capitais concentram esses mamógrafos, enquanto uma área imensa no interior fica descoberta.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, a falta de informação sobre a importância da mamografia não é o principal problema, mas sim as distâncias que separam muitas mulheres do local de exames.
“No Estado de Goiás, existem regiões em que a mulher precisa andar mais de 300 quilômetros até um mamógrafo do SUS, o que significa um dia inteiro para fazer um exame que deveria levar cerca de três horas para ser concluído”, diz o médico, ao ressaltar que, em geral, são mulheres sem sintomas que acabam desistindo do exame.
“Ela levaria um dia inteiro para fazer o exame, mais um dia para pegar o resultado, e um terceiro para mostrá-lo na consulta médica. São três dias em que ela deixa de ir ao trabalho ou nos quais precisa se organizar para alguém cuidar dos filhos e da casa”, comenta Ruffo. (Fonte: Portal do Consumidor)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Revista Veja publica lista dos melhores do Congresso Nacional

Revista Veja publica pelo quarto ano o seu “Ranking do Progresso”, uma avaliação objetiva do desempenho dos senadores e deputados que, no conjunto, tratam o país com seriedade.
Editado desde 2010 pela revista, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o “Ranking do Progresso” tem como foco a análise do parlamentar no que diz respeito às suas atitudes frente às proposições “capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo”.
Veja lavra que em 2014 se repetiu a prática contumaz da agenda congressual ser pautada por projetos enviados pelo Executivo, mas “as intervenções e modificações introduzidas pelos parlamentares” foram significativas, o que constata não ser “verdadeira a tese segundo a qual o Congresso brasileiro pouco quer saber do Brasil. Trata-se de uma instituição na qual o destino do país é discutido e tratado com seriedade, apesar, ressalve-se sempre, de lastimáveis desvios de conduta”.
Lista do Senado
Com nota 6,06, Jader Barbalho (PMDB-PA) está em 21º lugar entre os 74 componentes do Senado. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), com nota 4,15, figura na 42ª posição e Mário Couto (PSDB-PA), com nota 3,14, está na 59ª posição. A surpresa do ranking: o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tirou nota zero.

Os dez primeiros senadores da lista são Eduardo Amorim (PSC-SE), nota 10; Lindbergh Farias (PT-RJ), nota 9,53; Armando Monteiro (PTB-PE), 9,32; Aníbal Diniz (PT-AC), 8,23; Eunício Oliveira (PMDB-CE), 7,75; Antonio Carlos Valadares (PSB-CE), 7,72; Zezé Perella (PDT-MG), 7,48; Waldemir Moka (PMDB-MS), 7,12; Randolfe Rodrigues (Psol-AP), 7,04; e Gleisi Hoffmann (PT-PR), com nota 7.
Lista da Câmara
O deputado Cláudio Puty (PT), com nota 8,62, aparece como o melhor deputado do Pará, na 7ª posição, entre os 513 deputados federais. Na 9ª posição aparece o deputado Lira Maia (DEM), com nota 8,6, e na 49ª está Wandenkolk Gonçalves, com nota 7,13. Ironicamente, pelo ranking da Veja, os três melhores deputados federais do Pará não retornarão à Câmara Federal em 2015.

Dez melhores deputados federais: Antonio Imbassaih (PSDB-BA), nota 10; Marcus Pestana (PSDB-MG), nota 10; Gabriel Guimarães (PT-MG), 9,98; Ângelo Vanhoni (PT-PR), 9,36; Raul Henry (PMDB-PE), 8,69; Alessandro Molon (PT-RJ), 8,66; Hélio Santos (PSDB-MA), 8,64; Cláudio Puty (PT-PA), 8,62; Jorge Côrte Real (PTB-PE), 8,61; Lira Maia (DEM-PA), 8,6; e Amauri Teixeira (PT-BA), nota 8,58.

Apple disponibiliza o filme 'A entrevista' no iTunes

Reuters
A Apple declarou que sua loja iTunes agora tem disponível o filme "A entrevista", da Sony Pictures, que enraiveceu a Coreia do Norte e motivou um ciberataque contra o estúdio da produtora.
"Estamos felizes em oferecer 'A entrevista' para aluguel ou compra na loja iTunes", disse o porta-voz da Apple Tom Neumayr em comunicado.
A notícia vem após a Sony Pictures ter lançado o filme online por YouTube e Google Play, do Google, pelo videogame Xbox, da Microsoft, e por um website dedicado da Sony na semana passada.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Sessenta jornalistas morreram no exercício da profissão em 2014

Em seu relatório anual, o Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), com sede em Nova York, destaca que os últimos três anos foram o período com “o pior saldo de mortes" já registrado pela organização. O comitê ressalta ainda a alta proporção de mortes entre os correspondentes estrangeiros, cerca de um quarto do total.
“Nunca tínhamos visto uma época tão perigosa para exercer a profissão de jornalista”, lamentou o diretor executivo do CPJ, Joel Simon.
O CPJ está investigando ainda a morte de mais 18 jornalistas neste ano para determinar se foram relacionadas com a atividade profissional.
Segundo a organização, a Síria é, pelo terceiro ano consecutivo, o país com maior número de jornalistas mortos no exercício da profissão: 17. Desde o início do conflito armado em 2011, foram mortos no país 79 jornalistas.
O relatório destaca ainda que no Paraguai e na Birmânia registraram-se este ano as primeiras mortes de jornalistas no desempenho da profissão desde 2007. No caso do Paraguai, foram mortos três jornalistas, quando trabalhavam na fronteira com o Brasil.
O CPJ foi criado em 1981 por um grupo de correspondentes norte-americanos com o objetivo de defender os direitos de colegas que atuavam em ambientes repressivos e perigosos.
A primeira campanha resultou na libertação de três jornalistas britânicos presos na Argentina em 1982 durante a cobertura da Guerra das Malvinas. Desde então, a missão do comitê se estendeu não apenas a jornalistas, mas a todos os defensores da importância da informação para uma sociedade livre. (Fonte: Agência Brasil)

sábado, 27 de dezembro de 2014

Corrupção

by J.Bosco

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sancionada lei que disciplina uso de armas letais pela polícia

A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que busca disciplinar o uso de armas letais e não letais por agentes de segurança pública. O projeto que deu origem à lei (PLS 256/2005), do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), tramitou no Congresso por nove anos.
A Lei 13.060/2014 determina que os órgãos de segurança pública priorizem o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo nas situações em que a integridade física ou psíquica dos policiais não estiver em risco. A norma, no entanto, não menciona armas específicas que se encaixem nessa classificação.
De acordo com a lei, consideram-se instrumentos de menor potencial ofensivo os "projetados especificamente para, com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes, conter, debilitar ou incapacitar temporariamente pessoas", o que abrangeria o taser (arma de choque), o spray de pimenta, balas de borracha, entre outros.
Especificamente, a lei classifica como "ilegítimo" o uso de armas de fogo contra pessoa desarmada em fuga e veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando representarem risco de morte ou lesão aos agentes ou a terceiros.
Pela lei, o poder público deve oferecer aos agentes de segurança pública as armas não letais, bem como cursos de formação e capacitação para o uso desses equipamentos. Além disso, determina que, em caso de ferimento pelo uso da força pelos agentes, deve ser oferecido socorro e garantida a comunicação à família do ferido.
O projeto original de Crivella estabelecia regras para o uso de cassetetes de madeira e armas como espadas e sabres. Na Câmara, foi aprovado substitutivo com as normas mais amplas que acabaram confirmadas pelo Senado e transformadas em lei. (Fonte: Agência Senado)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Banda de forró Mastruz com Leite encerra Show da Virada

A banda de forró Mastruz com Leite (foto) é a principal atração contratada pela Prefeitura de Parauapebas para abrilhantar o Show da Virada, que inicia por volta das 20 horas da próxima quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça de Eventos, centro da cidade.
As outras atrações musicais do Show da Virada, que este ano traz o tema “Celebremos a vida”, são Ivan Cardoso, Fernando BG e DJs, além de outras apresentações culturais.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult), responsável pelo evento, já solicitou apoio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar, para que o réveillon popular aconteça com mais segurança.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (16)

Recesso na prefeitura
Milhares de servidores públicos lotados na Prefeitura de Parauapebas estão de recesso funcional desde 22 de dezembro, devendo retornar às suas funções no dia 5 de janeiro de 2015, conforme estabelecido no Decreto nº 877/14 assinado pelo prefeito Valmir Mariano. Os setores considerados essenciais estão estabelecendo seus respectivos plantões para manter o atendimento regular no referido período.
Fim de contrato
Servidores contratados pela prefeitura em 2013 que tiveram seus contratos aditivados em 2014 não podem mais passar pelo processo de aditivação pela segunda vez. Por isso, os contratos estão sendo encerrados e a administração municipal avalia alguns nomes que sejam realmente de interesse para serem chamados e fazerem novo contrato. Informações extraoficiais dão conta que o número de dispensa de colaboradores que têm salários elevados será grande e deverá acontecer logo no início do ano, para se conseguir ajustar a máquina administrativa à nova realidade, que é a diminuição na arrecadação orçamentária.
Orçamento para 2015
A Câmara de Vereadores de Parauapebas aprovou dia 18, em sessão extraordinária, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2015, prevendo receita total do município em R$ 1,35 bilhão (um bilhão, e trezentos e cinquenta milhões de reais). No projeto deste ano, o Executivo destinou 3% do valor total do orçamento para atender ao Legislativo, por meio de 97 emendas, equivalente a R$ 40,5 milhões. O projeto do Executivo previa um limite de suplementação de até 25% do orçamento, mas, por meio de uma emenda substitutiva, a Câmara concedeu apenas 5%.

Show da virada
População de Parauapebas que não sai da cidade neste período aguarda com ansiedade as apresentações musicais do tradicional show da virada, que este ano traz a banda de forró Mastruz com Leite e artistas locais, como Fernando BG e Ivan Cardoso. A festa, que marcará o fim de 2014 e início de 2015, acontecerá na noite do dia 31 de dezembro e madrugada do dia 1º de janeiro, na Praça de Eventos, centro da cidade.
Santo na Câmara?
Ao tentar se defender e justificar os eventuais erros cometidos durante os dois anos de mandato à frente da presidência do Legislativo municipal, que termina agora, provocando queixas e reclamações por parte dos diversos segmentos da sociedade, que classificou a atual Câmara como a pior já eleita no município, o vereador Josineto Feitosa disparou: “Se eu tiver que pagar pelos erros de minha gestão como presidente desta Casa, todos os outros vereadores também pagarão, já que aqui não tem nenhum santo”. Josineto Feitosa admitiu que sua gestão cometeu muitos erros, mas sempre procurou acertar, e que seus colegas têm responsabilidade sobre isto, pois sempre aprovaram as decisões tomadas.
Ramal x água
Comentários extraoficiais dão conta que o último colapso no fornecimento de água teve como principal causador os serviços de construção do ramal ferroviário que a mineradora Vale vem construindo entre Parauapebas e Canaã dos Carajás. A movimentação e grande remoção de terra nas proximidades do leito do Rio Parauapebas têm provocado muita sujeira na água, que acaba levando muita lama para os filtros e tanques de tratamento, obrigando o sistema a suspender o fornecimento da água para fazer as respectivas limpezas.
Unificação do teatro
Um grupo formado por produtores teatrais, companhias, grupos e técnicos de espetáculos de diversão pública se reuniu em Parauapebas e decidiu criar uma carta de unificação do teatro no município. Trecho da carta diz que, para que o teatro, quanto expressão artística e cultural, avance e solidifique no município, se faz necessário que os seus líderes falem um só idioma, independente de suas ideologias. “Temos que compreender que somos células de um organismo maior e que trabalhando separadamente e criando animosidades entre nós só enfraqueceremos esse corpo. Não podemos ser herdeiros de ranços do passado que apenas nos enfraquecem e nos subestimam. Temos que buscar o devido amadurecimento quanto categoria, compreendendo que a arte cênica é algo plural...”

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Presidente eleito da Câmara promete respeito à oposição e transparência na gestão

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Waldyr Silva, para o Jornal Semanal, o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (SDD), presidente eleito da mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para o biênio 2015/2016, fala como entrou na política, da CPI da Saúde e da estratégia que pretende aplicar na condução dos trabalhos e no relacionamento com os vereadores que fazem oposição à administração do prefeito Valmir Mariano. Acompanhe a entrevista.
Jornal Semanal: Vereador, nos próximos dois anos o senhor tem uma grande responsabilidade para conduzir os trabalhos do Legislativo. Qual sua estratégia para conciliar oposição e situação?
Ivanaldo Braz: É salutar ter situação e oposição no parlamento. Irei respeitar o posicionamento de cada um. Usarei como estratégia o diálogo para conduzir os trabalhos desta casa com responsabilidade.
JS: O senhor vai assumir a presidência da Casa de Leis num momento em que a imprensa vem denunciando superfaturamento e até suposto desvio de recursos públicos pela gestão atual. Qual seu posicionamento neste sentido?
IB: Até o momento, desconheço qualquer procedimento legal impetrado contra a mesa diretora desta casa. Farei uma administração pautada na transparência e legalidade nos atos praticados por essa nova mesa.
JS: Qual seu ponto de vista com relação aos trabalhos da CPI da Saúde?
IB: A Comissão Parlamentar de Inquérito está levantando dados para subsidiar o relatório final. Respeito o trabalho dos vereadores envolvidos e estou no aguardo deste relatório.
JS: Vereadores que investigam a CPI da Saúde entraram na Justiça com pedido de afastamento do prefeito, sob a alegação de que a administração estaria dificultando a investigação. Como o senhor avalia esta ação?
IB: Avalio improcedente esse pedido. Vejo que o Executivo está contribuindo com o trabalho da comissão, por tanto, desnecessário esse pedido de afastamento.
JS: Como o senhor reage aos comentários da comunidade de que a atual composição da Câmara Municipal é uma das piores de toda história do município, sem apresentação de grandes projetos de interesse da coletividade?
IB: Os vereadores que compõem as comissões relevantes desta casa de leis vêm de outras legislaturas e correspondem a 33% das cadeiras. O que há de registro nos anais desse parlamento mostra que essa legislatura é a que mais apresentou proposição e projetos de leis. O parlamento foi renovado em quase 70%. É natural que a inexperiência e as expectativas de um mandato contribuam para embates mais calorosos e muitas vezes haja exposição no meu ponto de vista desnecessária.
JS: Quais as principais preposições suas aprovadas em plenário este ano em beneficio à população?
IB: Várias indicações, requerimentos e projetos, todas em benefício da população, entre estes a criação do Programa Municipal de Incentivo à Bacia Leiteira de Parauapebas (Promileite) e instalação de “biombos”, “tapumes” ou “estruturas similares” por parte das agências bancárias em todos os caixas eletrônicos existentes em Parauapebas, para proporcionar maior segurança e privacidade aos clientes e usuários dos respectivos terminais de autoatendimento, e outros.
JS: Embora tenha sido eleito presidente com o apoio do prefeito, comenta-se na sociedade que o senhor, no comando do Legislativo, iria trabalhar para eleger como prefeito seu primo José Adelson. Isso procede?
IB: Sinceramente, é uma informação nova para mim. Não consigo enxergar como o cargo de presidente desta casa possa ser decisivo na eleição de um prefeito. O histórico político em 26 anos de Parauapebas nos mostra que o cargo legislativo desgasta muito a imagem do político perante a população.
JS: O Legislativo tem processo na Justiça contra a empresa que construiu o prédio da Câmara e entregou a obra inacabável?
IB: Em relação ao processo de formalização de conclusão da edificação do prédio da Câmara Municipal, pela empresa Premium Engenharia, fomos informados pela procuradoria da casa que foi feito um parecer sobre as irregularidades, ou seja, do não cumprimento em sua totalidade e do objeto previsto em contrato, mas não se sabe se a presidência tomou alguma providência. Pelo menos até a presente data nenhuma informação foi passada à procuradoria.
JS: Fale um pouco como o senhor entrou na política.
IB: Em 1995, quando eu ainda residia na zona rural, tive minha primeira experiência em campanha eleitoral, apoiando um vizinho de terra (Riba do Gelado), que foi eleito e me convidou para trabalhar no seu gabinete. Em 1999, apoiei meu primo Adelson Fernandes e em 2000 ele ficou na 1ª suplência, com 326 votos. Em 2004, Adelson candidatou-se novamente e dessa vez foi eleito o vereador mais votado do sul e sudeste do Pará, com 2.482 votos. Trabalhei com meu primo na Câmara Municipal até 2010, sempre servindo o povo dentro das possibilidades. Assumi a diretoria administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, por um ano, o que me proporcionou conhecimento na administração pública. Pautado nessas experiências e conhecimento das necessidades da nossa cidade por políticas públicas efetivas, senti-me preparado para assumir uma vaga no Legislativo, sendo eleito vereador nas eleições de 2012. Sou consciente que preciso aprender muito, pois o cargo de vereador requer habilidades, atitudes e conhecimentos para atender e entender o anseio da sociedade por ações efetivas do poder público, onde o principal papel é legislar e fiscalizar o erário público.
JS: Deixe uma mensagem de Natal e ano-novo para a população.
IB: Que neste Natal não esqueçamos seu verdadeiro significado, a celebração do nascimento do menino Jesus e seus ensinamentos. Desejamos que todos os seres humanos se confraternizem e compreendam que somente a união pode produzir a paz que tanto queremos e precisamos. Que em 2015 todos nós realizemos nossos sonhos, segundo a vontade de Deus! Feliz Natal e próspero ano-novo, cheio vida, paz e saúde a todos!

domingo, 21 de dezembro de 2014

MEC suspende 3.130 vagas em cursos superiores com avaliação insatisfatória

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o ingresso a 27 cursos superiores com resultado insatisfatório pela segunda vez consecutiva na avaliação da pasta. Serão suspensas 3.130 vagas. O ingresso será suspenso mesmo nos casos em que já foram feitos vestibulares para 2015. A lista completa foi divulgada no Diário Oficial da União.
Além desses, mais 53 cursos, que ofertam 2,4 mil vagas, também foram reincidentes, mas, segundo o MEC, já passavam por medidas de supervisão e punição. No total, 80 cursos ofertados por instituições privadas também são excluídos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes já matriculados não perdem os benefícios. As instituições também não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os cursos deverão apresentar protocolo de compromisso, que é um plano de melhoria para sanear fragilidades apontadas. Eles terão, no máximo, um ano para cumprir o protocolo. Entre as instituições, estão as universidades federais do Acre (educação física), Fluminense (serviço social), de Alagoas (educação física), do Pará (agronomia), Rural da Amazônia (zootecnia) e de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (farmácia).
"Além do conjunto de políticas que permitem a expansão, precisamos ter dedicação, energia e vigor em torno da avaliação e do processo de regulação", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, são necessárias medidas rígidas "para que possamos ter um desempenho mínimo satisfatório". (Fonte: Agência Brasil)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Cuba x EUA

by J.Bosco

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Carceragem municipal do Rio Verde tem novo diretor

A carceragem municipal do Rio Verde, em Parauapebas, vem sendo dirigida, desde a última segunda-feira (15), por Arnaldo de Mello Henriques Neto (foto), que veio designado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado após o órgão sofrer a intervenção que resultou na saída da então diretora Maíra Sousa.
Arnaldo Neto começou trabalhando como agente prisional e foi chefe de segurança antes de chegar ao cargo de direção que exercia na unidade penal de Capanema, até vir para o sudeste do Pará.
Ele chega com uma missão complicada de se enfrentar. A cadeia do Rio Verde, construída para abrigar 45 homens, é conhecida pelo excesso de fugas e superlotação. Atualmente, ela está abrigando 115 apenados.
“Há aqui um grande histórico de fugas e outras situações que perturbam a disciplina interna e a ordem pública, mas isso já foi corrigido pelo interventor, pois antes havia uma gestão independente do órgão que regula as diretrizes de manual operacional. Essas diretrizes foram ajustadas para que se evite esse tipo de situação”, declarou Arnaldo Neto.
O novo diretor acrescenta que em sua gestão será intensificado o trabalho com o intuito de inibir essas ações por parte dos internos. “Meu lema de trabalho é ordem, disciplina e justiça. Aquilo que é direito vamos fazer o máximo possível para que todos os privados de liberdade tenham, para que possam também cumprir seus deveres", completou.
Arnaldo Neto vê o trabalho de reintegração do preso ao ambiente social como um dos mais árduos da segurança pública. “É difícil, mas vamos fazer isso dentro do que a lei de execuções prevê. Estamos ainda com o objetivo de contribuir e fortalecer os laços com o Poder Judiciário e outros órgãos de segurança pública, para que a sociedade alcance benefícios disso”, defendeu.
Por fim, o diretor da carceragem agradeceu o empenho do juiz Líbio Moura, da Comarca de Parauapebas, em dar atenção especial aos processos dos internos da cadeia. “Quero agradecer ao juiz que tem se empenhado em rever os processos e dado atenção especial à situação processual. Isso tem sido um ponto fundamental para a queda dessa população carcerária”, frisou.
O diretor aguarda a conclusão das obras da nova unidade prisional que está sendo construída no município. “Acredito que no início do ano serão retomadas e intensificadas as obras da penitenciária, para que essa unidade do Rio Verde seja desativada e todos comecem a ser direcionados para o novo presídio. Porém, não temos informações de datas de inauguração”, ponderou. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Prefeitura decreta recesso funcional no período de 22-12-14 a 02-01-15

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), comunica que as repartições públicas entrarão em recesso funcional no período de 22 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015, conforme estabelecido no Decreto nº 877/14.
Os setores considerados essenciais estabelecerão seus respectivos plantões para manter o atendimento regular no referido período. O decreto foi assinado em 10 de dezembro de 2014.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Petrobras abre nova seleção com 2.702 oportunidades de nível médio e superior

Apesar de a Petrobras viver a maior crise financeira da história, a estatal lançou, nesta segunda-feira (15), novo edital de processo seletivo público com 47 vagas imediatas e 2.655 para formação de cadastro reserva. A Fundação Cesgranrio é a banca organizadora. De acordo com o edital, os salários vão de R$ 3.095,97 a R$ 8.866,74. Os aprovados serão lotados em todo país.
Quem tem nível médio de formação escolar poderá disputar os cargos de técnico de administração e controle jr, técnico de manutenção jr (ênfase em elétrica e mecânica), técnico de operações jr e técnico de química jr.
Aos cargos de profissional júnior de nível superior podem concorrer graduados em administração, ciências contábeis, comunicação (relações públicas), direito, engenharia (meio ambiente, produção, segurança do trabalho, mecatrônica, controle e automação, elétrica e mecânica), psicologia, serviço social, economia e marketing.
Quem quiser participar da seleção poderá se inscrever entre os dias 16 de dezembro e 12 de janeiro, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa custa R$ 40 para cargos de nível médio e R$ 58 para nível superior. Cinco por cento das chances são reservadas a pessoas com deficiência.
O concurso será composto por provas objetivas, com 50 questões, no dia 8 de março de 2015. Candidatos ao cargo de técnico de operações jr ainda farão prova de capacidade física, composta por teste de barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
Crise
Embora esta seja a segunda seleção pública que a Petrobras lançou neste ano, a estatal vive seu pior momento. Devido ao escândalo de corrupção, que está sob investigação pela Polícia Federal, o valor das ações da petroleira está caindo - chegando a valer menos do que R$ 10 na semana passada; e a divulgação das demonstrações financeiras foi adiada novamente, o que aponta a dificuldade em fechar informações econômicas. 

Clubes paraenses conhecem adversários da Copa do Brasil

A CBF definiu na manhã desta terça-feira (16) os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2015. Os clubes do Pará, Remo, Paysandu e Independente, já sabem quem enfrentarão no começo da disputa.
O Paysandu teoricamente terá o caminho mais fácil entre os representantes do Pará, começando a competição contra o modesto Águia Negra, do Mato Grosso do Sul.
O Independente de Tucuruí enfrenta um clube nordestino, o Icasa-CE, recém-rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Já o Clube do Remo terá o caminho mais difícil para passar à segunda fase da Copa do Brasil. A exemplo do que aconteceu em 2014, quando os remistas enfrentaram o Internacional-RS e foram goleados por 6 a 1, e consequentemente eliminados logo na fase inicial, desta vez o Leão Azul enfrenta na primeira fase outro clube da região Sul do país, o Atlético-PR.
Assim como nas duas edições anteriores, os clubes que disputarão a Libertadores só entrarão nas oitavas de final. Em 2015, esses clubes serão Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG. O Fluminense, por ter sido o sexto colocado no Brasileirão, também terá esse benefício. (Ronald Sales/DOL)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Brasil avança na produção de energia eólica

A imprensa gosta sempre de colocar o Brasil nas desgraçadas posições que ocupa em rankings mundiais. Mas é bem avara quando se trata de mostrar nossos progressos.
Foram, em 2012, 121 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (de fontes renováveis, atrás da China (311), da Índia (199) e dos Estados Unidos (129). Entre os grandes produtores, disparado, a maior quantidade de energia renovável per capita.
Na geração eólica, o país subiu cinco posições, passando de 20º em 2012, para 15º em 2013. Exemplo: no dia 14 de dezembro de 2009, uma sexta-feira, foram gerados 112 megawatt médios com usinas e eólicas, ou 0,22% dos 59 mil MW médios produzidos no dia.
No mesmo dia, em 2012, foram 381 MW/med, ou 0,8% da produção elétrica nacional, de 64.400 MW/med. Sexta-feira, último dia útil medido, foram 1.739 MW/med, ou 2,45% dos 67.900 MW/med produzidos no total.
E isso vai subir muito, até 2017, com as 530 usinas eólicas, somando 12.895 MW de potência instalada, inscritas no último leilão de venda de energia.
O Brasil precisa de hidrelétricas, não por não estar investindo em fontes alternativas, como a eólica, mas porque precisa de volumes de energia imensos.
E porque, além disso, a energia eólica é inconstante e a produção pode ficar entre 0 e 100% da capacidade instalada, numa média de 40% alcançada aqui, um ótimo índice em relação ao mundo.
Quem não entende como os países ricos demonizam nossos projetos energéticos, considere o seguinte: a economia brasileira, em média, é 1,25 vezes menos intensa em emissões de carbono que a economia europeia, duas vezes menos que a economia americana e quatro vezes menos que a economia chinesa. (Fernando Brito)

domingo, 14 de dezembro de 2014

Juiz de Direito do Pará será condecorado na Espanha

O juiz Elder Lisboa (foto) acaba de ser agraciado pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com o Prêmio Extraordinário de Doutorado, pela melhor tese em 2013/2014, intitulada "Esclavitud en las haciendas del sudeste del Pará:Brasil. Verificación del discurso de la Organización Internacional del Trabajo. Perspecitiva de los Derechos Humanos".
A cerimônia de entrega da honraria está prevista para fevereiro ou março de 2015. Trata-se da condecoração mais importante da Universidade de Salamanca para os doutores e ele a dedicou ao Pará e ao Brasil. 
A tese do magistrado cita a primeira sentença contra o trabalho escravo no Brasil, da lavra do desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, que acaba de completar 38 anos de publicação. Nela, então juiz do Trabalho da Junta de Conciliação e Julgamento de Abaetetuba, o santareno Vicente Fonseca condenou o dono de um engenho de cana-de-açúcar, destinado à fabricação de cachaça, em Abaetetuba, em uma reclamação verbal formulada por um trabalhador rural.
Ele escreveu mais de 100 páginas e nem imaginava que um dia se tornaria um processo histórico. Naquela época não havia indenização por dano coletivo ou moral, nem ação do Ministério Público. 
Recentemente, ao ser recebido em palácio como convidado especial pela rainha da Espanha, o juiz Elder Lisboa registrou, em sua página do Facebook, que "nem em sonho de menino preto e pobre" ele poderia imaginar que um dia alcançaria tal condição.
O magistrado retorna a Belém do Pará já como PhD em Direito pela Universidade de Paris. (Blog da Franssinete Florenzano)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Professores da EJA recebem certificado de conclusão da Formação Continuada

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite do último sábado (6), no auditório da Semed, cerimônia de entrega dos certificados de conclusão da Formação Continuada de 2014 aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mais de 70 professores receberam seus certificados, por cada técnico do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja).
Para o diretor da Escola Olga da Silva, Dênis Gabriel, é uma grande satisfação trabalhar com a EJA no município. “Trabalho com a EJA desde 2002, e hoje a Prefeitura de Parauapebas dá o apoio necessário que precisamos nas nossas formações continuadas. Isso não acontece em outros municípios. Com esse apoio nos aperfeiçoamos ainda mais para desenvolver trabalhos dentro da sala de aula”, disse.
Diva Santos, coordenadora do Deja, reconhece que este ano foi muito produtivo para a Educação de Jovens e Adultos. “Estamos felizes de estarmos concluindo mais um ano, e agradecemos a cada educador envolvido na EJA. Agradeço à Semed, que faz com que tudo isso aconteça. Esperamos continuar a cada dia, a cada formação, em busca da qualidade e do compromisso com a educação do município”.
O secretário adjunto de Educação, Rui Santos de Amorim, esteve presente na cerimônia, e na oportunidade parabenizou a todos os educadores que trabalharam na EJA este ano, e falou da importância da formação continuada para estes educadores. “A formação da EJA é fundamental para nossos educadores, pois aqui eles adquirem mais conhecimentos. Estamos cada vez mais na busca da diminuição do analfabetismo em Parauapebas, tendo em vista que no ano de 2010 o índice era de 16.3 e hoje já reduzimos este índice para mais da metade, 8.1, e temos que avançar ainda muito mais”, almeja.
Cor da cultura
Com o objetivo de introduzir a história do negro no Brasil, fazendo com que os alunos valorizem a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, o Deja realizou,no período de 19 a 22 de novembro, as culminâncias do projeto “A EJA tem a cor da cultura” em quinze escolas da rede municipal de ensino que atendem à Educação de Jovens e Adultos.
Na cerimônia de entrega dos certificados, várias atividades desenvolvidas pelos alunos da EJA, através do projeto, foram expostas no auditório da Semed, como também a apresentação dos alunos da EJA da Escola Irmã Laura, que puderam apresentar a dança do Norte da África em agradecimento à aprendizagem. (Texto e fotos: Luzandra Vilhena)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Hipertensão afeta um em cada cinco brasileiros, diz IBGE

Um em cada cinco brasileiros é hipertenso. A prevalência do problema aumenta com a idade. A doença atinge 2,8% das pessoas de 18 a 29 anos e 55% dos idosos com mais de 75 anos. É o que revela a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde em 80.000 domicílios de 1.600 municípios do Brasil, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.
Os dados divulgados nesta quarta-feira (10) mostram que 40% da população adulta apresenta ao menos uma doença crônica não transmissível, como hipertensão e diabetes. Essas condições, juntas, causam 72% das mortes no país e são mais prevalentes entre o sexo feminino: afetam 44,5% das mulheres, ante 33,4% dos homens.
Dos 80 mil domicílios visitados pelo IBGE, moradores de 62.986 aceitaram responder ao questionário. Na pesquisa, os entrevistadores mediram peso, altura, circunferência da cintura e pressão dos participantes. Também foram coletadas amostras de urina e sangue de 25% deles para que um laboratório fizesse a análise. Os dados são baseados nos relatos dos entrevistados. Uma segunda fase trará os resultados dos exames de sangue, urina e aferição da pressão arterial dos brasileiros.
Saúde cardíaca
O estudo também aponta que 4,2% dos brasileiros têm alguma doença cardiovascular, sendo que 1,5% afirmou já ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Um dos fatores de risco para o problema, além da hipertensão, são os níveis elevados de colesterol, que afetam 12,5% dos adultos do país. A diferença da taxa entre mulheres e homens é significativa: 15%, ante 9,7%. Já o diabetes acomete 6,2% das pessoas com mais de 18 anos. Entre idosos acima dos 75 anos, a taxa da doença é próxima de 20%.
Ainda segundo o estudo, 1,8% da população adulta vive com o diagnóstico de um câncer, sendo os tipos mais prevalentes o de mama, pele, próstata e colo do útero. Essa prevalência é de 7,7% entre as pessoas maiores de 75 anos.
Dores
A pesquisa indicou que as dores crônicas na coluna afetam uma grande parte da população adulta do país: 18,5% apresentam o problema, especialmente dores na região lombar. A doença está ligada com o avanço da idade: atinge 26,6% das pessoas acima dos 60 anos e 8,7% das com idade entre 18 e 29 anos.
Já a depressão foi diagnosticada em 7,6% da população. A prevalência entre mulheres é mais do que o dobro do que entre homens (10,9%, ante 3,9%). No entanto, segundo a pesquisa, menos da metade (46,6%) dessas pessoas recebeu assistência médica no último ano.
Regiões
Segundo a PNS, a população da região Sul foi aquela que apresentou maior prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (47,7%), seguida pela da região Sudeste (39,8%), Centro-Oeste (37,5%), Nordeste (36,6%) e Norte (32%). (Portal do Consumidor)

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Hollywood tupiniquim

Com o objetivo de chamar a atenção para uma casa de eventos inaugurada em novembro em Parauapebas e, que ainda não decolou, o marketing da empresa bolou “esta peça” publicitária.
A marmota, como o internauta já está apelidando nas redes sociais, foi montada em um morro logo após o viaduto, sentido centro da cidade. Por pouco não passa despercebido, uma vez que ficou desproporcional para o tamanho da intenção.
No entanto, se a ideia era causar falatório, já repercute em meio aos que estão atentos aos “inventos” que surgem na Capital do Minério. Aliás, muito mais pelas entrelinhas políticas do que pela sacada publicitária. Ao evocar para Parauapebas o símbolo mundialmente conhecido da meca do cinema, há de se perguntar: “CADÊ OS ARTISTAS?”
Isso mesmo! Porque, em se tratando do cenário e roteiro que se desenrolam pelos bastidores políticos deste importante município, o que não se acha é mocinho. Já o resto do elenco sobra. (Demerval Moreno)

Audiência pública discute Lei Orçamentária Anual 2015

Representantes dos poderes Legislativo e Executivo apresentaram em audiência pública à comunidade de Parauapebas nesta segunda-feira (8), no plenário da Câmara Municipal, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015.
Participaram da audiência os vereadores Josineto Feitosa, Euzébio Rodrigues, Ivanaldo Braz, João do Feijão, Irmã Luzinete e Maridé Gomes, representando o Poder Legislativo; o secretário municipal de Desenvolvimento, Wander Nepomuceno, e Simônia Caetano Batista, adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), representando Executivo; além de lideranças de entidades e de movimentos sociais de Parauapebas.
A audiência pública foi iniciada com a exibição de um resumo da LOA 2015, mostrando as principais dotações orçamentárias para as pastas de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Infraestrutura, Gabinete e outras.
Dentro do que foi exibido em telão, foi explicado que a receita da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) recebida pelo município de Parauapebas varia entre R$ 16 milhões e R$ 21 milhões mensais.
Em seguida, foi dado espaço para a comunidade fazer questionamento com relação à destinação de verbas para projetos de políticas públicas que venham beneficiar diretamente a população.
A proposta orçamentária para 2015 prevê investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 200 milhões a menos que a Loa 2014), com reserva de 3% do orçamento total para contemplar as emendas dos vereadores, o que representa algo em torno de R$ 3 milhões.
De acordo com o que explicou o secretário Wander Nepomuceno, baseado na lei de responsabilidade fiscal, 17% da proposta orçamentária vai para a Saúde, 27% para a Educação, 50% para folha de pagamento e encargos sociais e os restantes 6% investidos em infraestrutura, como saneamento básico, coleta de lixo, abertura de estradas, segurança pública e pleitos de movimentos sociais.
A Câmara Municipal de Parauapebas tem até o dia 31 de dezembro para aportar as eventuais emendas parlamentares à proposta orçamentária 2015, levar a plenário e aprovar a Lei Orçamentária Anual para o ano que vem. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Indulto de Natal

by J.Bosco

domingo, 7 de dezembro de 2014

CONVOCAÇÃO

A direção do Movimento Teatral de Parauapebas (MTP) convoca os produtores teatrais, companhias, grupos e técnicos de espetáculos de diversão pública que às 19 horas desta segunda-feira (8), no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), haverá uma reunião do segmento artístico para discutir as seguintes pautas:
1º - Retomadas das discussões sobre o evento para categoria
2° - Reflexão sobre a criação da entidade para o movimento
3º - Articulação para o representante das cênicas no conselho
4º - E o que mais se fizer necessário, para o bom desenvolvimento da arte cênica, em nosso município.
Os diálogos serão intermediados pelo Conselho Municipal de Cultura, por isso a sua presença se faz importante.
Prof. Fabia Gonçalves
Representante do Movimento Teatral de Parauapebas
Contatos: 98182-4422 / 99229-3655

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura de Parauapebas abre inscrição para concurso público

A Prefeitura de Parauapebas torna pública a realização de concurso público destinado ao preenchimento de vagas de cargos de nível superior, médio e fundamental do quadro de pessoal efetivo, mediante as condições estabelecidas no edital de abertura.
NÍVEL SUPERIOR
Vagas: 202
Cargos: administrador, assistente social, economista, enfermeiro, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro sanitarista, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, nutricionista, psicólogo e sociólogo.
Remuneração: de R$ 3.901,70 a R$ 5.537,88
Inscrições: 04 a 22/12/14
Taxa: R$ 70,00
Período de inscrição: 04 a 22/12/14 (http://www.portalfadesp.org.br/)
Pagamento da inscrição: até 23/12/14
Inscrição de PcD: até 22/12/14
Pedido de isenção para PcD: até 15/12/14
Cartão de inscrição: 13 a 16/01/15
Prova objetiva e de redação: 25/01/15 no turno da manhã, das 8 às 12 horas, para todos os cargos.
NÍVEL MÉDIO
Vagas: 1.109
Cargos: auxiliar administrativo, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho.
NÍVEL FUNDAMENTAL
Cargos: eletricista e agente de combate a endemias (ACE).
Remuneração: de R$ 1.091,46 a R$ 2.070,91
Inscrições: 04/12/14 a 06/01/15 (http://www.portalfadesp.org.br/)
Taxa: R$ 50,00 (nível médio) e R$ 40,00 (nível fundamental)
Pagamento da inscrição: até 07/01/15
Inscrição para isenção da taxa para PcD: até 19/12/14
Envio de documentos PcD: até 6/01/14 
Cartão de inscrição: 26 a 30/01/15
Prova objetiva: 08/02/15, turno manhã - das 8 às 12 horas para cargos de nível médio; na tarde - das 14h30 às 18h30 para cargos de nível fundamental
Curso para aprovados 1ª etapa ACE: de 23 a 27/03/15
Prova de 2ª etapa para aprovados em ACE: 29/03/15, das 8 às 12 horas.

Parauapebas empossa membros de sua primeira academia de letras

 Fotos: Pebinha de Açúcar e Chocopeba

Numa noite histórica e memorável, foram empossados na noite desta quarta-feira (3), no espaço de eventos do Atrium Hotel, a primeira diretoria e demais membros da Academia Parauapebense de Letras (APL), para o biênio 2014/2015.
A solenidade de posse da APL, que tem como patrono Pedro Cláudio de Moura Reis (PC Reis), foi presidida pelo escritor Alcy Boris de Souza Meira, presidente da Academia Paraense de Letras, com sede em Belém.
A mesa foi composta, além de Alcy Meira, por Paulo da Silva, presidente da Academia Parauapebense de Letras; juiz Líbio Araujo Moura, presidente do Fórum de Justiça de Parauapebas; vereador Josineto Feitosa, presidente da Câmara Municipal; Fernando Veras, secretário municipal de Cultura; professor Rui Amorim, adjunto da Secretaria Municipal de Educação; Jakson da Silva e Souza, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Parauapebas; entre outros.
Para tomar posse como os primeiros diretores e membros da instituição literária, o presidente da solenidade convidou os acadêmicos, que trajavam vestimenta apropriada, denominada opalanda, para assinar e receber o diploma, obedecendo à seguinte ordem:
Paulo da Silva Reis (presidente), ocupando a Cadeira nº 1, cujo patrono é Gonçalves Dias; Terezinha Rita Guimarães Lima (vice-presidente), na Cadeira 2, que tem como patrono Paulo Freire; Waldir Pereira Silva (primeiro secretário), Cadeira 3, tendo como patrono Manuel Bandeira; Josivaldo Lima Rodrigues (segundo secretário), ocupando a Cadeira 4, cujo patrono é Patativa do Assaré; Rubens Motta de Azevedo Moraes Junior (primeiro tesoureiro), na Cadeira 5, que tem como patrono Benedito Nunes; Denilson Elias Lima Silva (segundo tesoureiro), Cadeira 6, tendo como patrono Nilson Fanini; Rosa Ibiapina Cavalcante Barros (diretora de biblioteca), ocupando a Cadeira 7, do patrono Fontes Ibiapina; Carmem Elizabete Garuzzi (membro), na Cadeira 8, cujo patrono é Rachel de Queiroz; e Marcony Rodrigues da Paixão de Castro (membro), Cadeira 9, que tem como patrono Rubem Alves.
Após a posse dos nove acadêmicos, o presidente Paulo da Silva Reis, com a mão direita estendida, leu o juramento dos deveres dos membros de academia, enquanto os demais membros se mantinham em silêncio na mesma posição.
Convidados para o evento, três músicos (teclado, sax e voz) da escola de música Maestro Waldemar Henrique fizeram a execução dos hinos brasileiro e paraense. Em seguida, Alcyr Meira fez a leitura de um de seus trabalhos intitulado “A estética da palavra”.
Durante a cerimônia, foi servido coquetel aos mais de 100 convidados e a solenidade foi encerrada com show do cantor Ivan Cardoso.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dia do Astrônomo

by J.Bosco

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ivanaldo Braz é eleito novo presidente da Câmara Municipal

Num placar de 8 votos, cinco para a outra chapa, encabeçada por Francisco Pavão, e duas abstenções, o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (SD) foi eleito, na manhã desta segunda-feira (01), o novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, para o biênio 2015/2016.
Momentos antes da eleição, o vereador Euzébio Rodrigues (PT) retirou sua candidatura, já que não conseguiu compor com seus pares um acordo que garantisse sua eleição.
Natural de Presidente Dutra (MA), Ivanaldo Braz tem 39 anos, encontra-se em seu primeiro mandato como vereador e faz parte da base de apoio ao prefeito Valmir Mariano na Câmara Municipal. A posse da nova mesa diretora será realizada em 1º de janeiro de 2015.
Composição da mesa
Presidente: Ivanaldo Braz (SD)
Vice-presidente: Major da Mactra (PSDB)
1º Secretário: Maridé (PSC)
2º Secretário: Irmã Luzinete (PV)

Votos para Braz
Ivanaldo Braz (SDD)
Josineto Feitosa (SDD)
João Assi, o João do Feijão (SDD)
Devanir Martins (SDD)
Odilon Rocha (SDD)
Maridé Gomes (PSC)
Major da Mactra (PSDB
Luzinete Batista (PV)

Votos para Pavão
Francisco Amaral Pavão (SDD)
Charles Borges Segundo (SDD)
Bruno Leonardo Soares (PP)
Eliene Soares (PT)
Zé Arenes (PT)

Abstenções
Euzébio Rodrigues (PT)
Israel Pereira Barros, o Miquinha (PT)