sexta-feira, 6 de junho de 2014

MMA firma contratos de concessão para extração de madeira no Pará

A Floresta Nacional do Crepori, no Pará, receberá ações de manejo e conservação. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou, nesta sexta-feira (6), em Brasília, dois contratos de concessão florestal na unidade, situada nas proximidades dos rios Madeira e Tapajós, em área de influência da BR 163. O objetivo é promover ações capazes de combater o desmatamento, além de promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social dos moradores da região.
Integrantes das atividades de comemoração da Semana do Meio Ambiente, que se encerra nesta sexta-feira, os dois contratos de concessão florestal foram assinados em conjunto pelo MMA, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pela empresa paraense Brasad’Oc Timber, vencedora do processo licitatório. “O objetivo central é viabilizar a inclusão social aliada ao desenvolvimento sustentável. Esse modelo tem de ser feito em grande escala”, declarou a ministra.
Produção
O manejo florestal sustentável poderá ser realizado pela empresa na região do Crepori por 40 anos. As ações contemplarão duas unidades, uma de 135 mil e outra de 60 mil hectares. A previsão é que a produção nas áreas ultrapasse os 100 mil metros cúbicos de madeira por ano, uma forma de aumentar a oferta de produto legal no mercado e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
A intenção é, também, trazer melhorias para a população local. Segundo a ministra, além de promover a conservação ambiental e o desenvolvimento, a concessão florestal deve trazer benefícios sociais. “Não se pode trazer falsas expectativas para as pessoas. As medidas têm de se traduzir em qualidade de vida para o povo e manter a floresta em pé”, alertou Izabella Teixeira.
Saiba mais
A Lei nº 11.284, de 2006, criou o mecanismo de concessão florestal, além de permitir os governos federal, estaduais e municipais a gerenciar o patrimônio florestal público com foco em uma economia de bases sustentáveis. Sob esse regime, a vegetação das unidades permanece, já que a única forma permitida de extração de madeira é por meio do manejo florestal sustentável.
A partir daí, as comunidades são beneficiadas com a geração de empregos, com o desenvolvimento social e econômico e com a conservação dos recursos e manutenção dos serviços ambientais promovidos pela floresta. Atualmente, existem no Brasil 480 mil hectares de florestas públicas federais sob o regime de concessão. (Texto: Lucas Tolentino; foto: Paulo de Araújo/MMA)

Nenhum comentário: