domingo, 16 de março de 2014

Saaep realiza palestra sobre preservação da água na próxima sexta-feira na Câmara Municipal

Em alusão ao Dia Mundial da Água, que transcorre no dia 22 deste mês, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realiza na próxima sexta-feira (21), a partir das 19 horas, no auditório da Câmara Municipal, uma palestra denominada Água: Bem de todos. Preserve-a!
O evento contará com as participações de dois renomados palestrantes, o biólogo Cesar de Sá Carvalho Neto, que falará sobre "A água e a importância de sua preservação", e o engenheiro hidrólogo Marcos Correntino, que discorrerá sobre o tema "Recursos hídricos".
Gesmar Costa, gestor da autarquia, aproveita para convidar a população de Parauapebas a se fazer presente a esse debate muito importante para toda a sociedade, já que o problema da escassez de água no planeta terra não diz respeito só às autoridades e governantes dos países do mundo inteiro, mas a todos os usuários desse bem maior da vida, imprescindível para a nossa sobrevivência.
No encerramento da palestra haverá entrega de certificados de participação, seguida de um especial coffee break às pessoas presentes.

Um comentário:

Agenor Garcia disse...

Caro Waldir,

Na qualidade de Gestor Ambiental, peço ao colega jornalista um espaço para o texto a seguir:
Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas, apenas, tem acesso a água potável. No Brasil, passa de 30 milhões. Quase 2 bilhões de pessoas morrem diariamente de desidratação e diarréia e outros problemas devido falta d'água das quais, 90% são crianças até 5 anos de idade.
70% da água doce se destinam à agricultura e entre 15% e 35% da água retirada vai para irrigação e por isso, estes números segundo os especialistas, trata-se de uma questão insustentável.
Muitas soluções são discutidas hoje. Veja tres delas: 1) tratamento de águas servidas. No Brasil, somente Brasilia se destaca com o tratamento de águas servidas e o reaproveitamento dessas águas.
2) Água da chuva. Poucas cidades sabem fazer este trabalho. São Paulo, que hoje sofre com a falta de água bruta, a água precipitada entre janeiro e março, é superior ao volume do consumo da cidade em um ano. E pouco é aproveitada este maná. 3) Dessalinização. Do mar e de aquíferos com salinidade elevada. Quem tiver dinheiro, encontrará aí a melhor solução para a falta de água doce. O custo desse projeto é alto. A água gerada pelas usinas formadas vai oferecer um produto caro. Inacessível a muitos.
Como podes ver, caro Waldir, a questão da água preocupa muitos governos. No Oriente Médio, é prioridade absoluta. O dinheiro do petróleo vem sendo investido na dessalinização.
Temos no subsolo brasileiro um dos maiores senão o maior depósito de água doce do mundo. Trata-se do aquífero Guarani. Ocupa área subterrânea de mais de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Pode conter cera de 40 mil quilômetros cúbicos de água. Uma dádiva da natureza. É maior em volume de água do que todos os lagos e rios do planeta. Atinge o Brasil, Argentina, Paraguai e o Uruguai. Segundo o grande estudioso brasileiro, Pedro Jacobi, se soubermos reciclar esse manancial, teremos água para sempre. Será?
Grande abraço,
Agenor Garcia
jornalista e
Gestor Ambiental.
Especialista em Docência para o Ensino Superior.