quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Deputada pede inclusão da Assembleia Legislativa no Navega Pará

A inclusão da Assembleia Legislativa do Pará no programa Navega Pará, do Governo do Estado, foi defendida pela deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) junto ao presidente daquela Casa de Leis, deputado Domingos Juvenil (PMDB), em pronunciamento na tribuna, nesta quarta-feira (16).

O Navega Pará possibilita acesso à internet de alta velocidade e também ligações telefônicas gratuitas entre os órgãos interligados, na capital e no interior, por 1.800 quilômetros de cabos de fibra ótica da Eletronorte.

“Esse pedido é uma contribuição para esta Casa, num momento de crise (internacional), em que é necessário reduzir custos. Também é uma demonstração de respeito com os contribuintes ao otimizarmos os gastos públicos”, defendeu a parlamentar. “É necessário que a Alepa faça parte do meritório programa, para que o Executivo e o Legislativo possam ficar mais integrados, isto é, que as informações cheguem de forma mais precisa e efetiva entre eles”, completou.

Juvenil parabenizou Bernadete pela iniciativa e se interessou em saber como a Assembleia pode formalizar o pedido de ingresso no Navega Pará. A operacionalização para entrar no programa pode ser feita com a instalação de um link de internet, pelo Executivo.

Programa
O Navega Pará é uma ação de grande envergadura, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e da Empresa de Processamento de dados do Pará (Prodepa), que objetiva democratizar o acesso às tecnologias de informação e comunicação, possibilitando a integração e inclusão digital da sociedade.

O programa oferece cinco serviços: o Metrobel, que interliga 300 unidades administrativas, beneficiando, principalmente, a saúde, educação e segurança; as Infovias, interligação dos principais órgãos públicos, inclusive prefeituras, formando uma rede de macro transmissão; as Cidades Digitais, construção de pequenas redes para baixar o sinal da Eletronorte, interligando os principais órgãos públicos; e os Telecentros, centros de computadores que viabilizam ações de telemedicina, teleeducação, teleconferência e telenegócios. (Enize Vidigal)

Nenhum comentário: