domingo, 1 de fevereiro de 2009

Participantes do FSM plantam milhares de mudas na Ufra

A preservação da floresta amazônica foi um dos temas centrais no Fórum Social Mundial (FSM), o primeiro a ser realizado na região.

Na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde concentram-se muitas atividades sobre o meio ambiente, podia-se ver pessoas plantando mudas de árvores como mogno, jatobá, macaúba e açaí.

O plantio faz parte de uma parceria entre o programa “Um bilhão de árvores”, Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Pará (Aimex) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará (Fetagri).

O técnico da Aimex, Carlos Quaresma, informa que foram entregues 110 mil sementes para serem plantadas durante o FSM. "Mais de 50 mil foram semeadas aqui. Hoje temos uma expectativa de plantar de 30 a 40 mil. Tem muita gente participando, graças a Deus", comemora.

As 100 mil mudas de dez espécies diferentes terão como destino os assentamentos de trabalhadores rurais filiados à Fetagri, espalhados pelo território paraense. Dez mil ficarão como "reservas" no laboratório da Aimex, em Benevides, pois é comum uma parcela de plantas não germinar.

Nenhum comentário: