quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Cinema Livre em Parauapebas

Nesta sexta-feira (21), a partir das 18 horas, no Centro de Conferência TWA Brasil/HSS, Parauapebas vai receber o projeto Cinema Livre, evento que contará com exibições gratuitas de filmes e homenageará os cineastas paraenses Alan Rodrigues e Priscilla Brasil. O projeto visa a popularização do cinema, tornando-o acessível a todos, principalmente no interior onde raramente há locais como salas de cinema.

Homenageados
Os homenageados do evento são cineastas paraenses que se destacaram no cenário nacional com suas produções. A documentarista Priscilla Brasil produziu os documentários premiados “Serra Pelada – Esperança não é um sonho” e “As filhas da Chiquita”, enquanto o diretor Alan Rodrigues foi o vencedor do 1º Doc TV, realizado pela antiga TVE, com o curta “Açaí com Jabá”. Todos os filmes dos cineastas vão ser exibidos durante o evento.
A mostra também contará com os documentários locais produzidos pelos alunos de jornalismo da UFPA, entre eles “Minério que vai gente que fica”, “Lixão”, “Imigrantes”, “Caminhos da luta” e “Riacho doce”.
Objetivo
O objetivo do projeto é a democratização do cinema, formando público para produções alternativas que raramente são exibidas no interior. As oficinas vão ser responsáveis em despertar o olhar crítico e instruir tecnicamente os futuros cineastas, assim pondo produções do interior paraense na rota dos grandes festivais alternativos brasileiros. E o mais importante: proporcionar diversão e entretenimento.
Realização
Os produtores do Projeto Cinema Livre já são conhecidos do público, agora dando continuação a antigos projetos do Labirinto Cinema Clube (1ª e 2ª Mostra de Cinema de Parauapebas).
Atualmente, o grupo se encontra-se em reorganização, partindo pra novas idéias e novos projetos, entre eles encontram-se: Rubens Motta, Carlos Viana e Djair Oliveira. (Homer Serejo)

CRONOGRAMA DAS MOSTRAS DE CINEMA
Local: Centro de Conferência TWA Brasil / HSS – Parauapebas
Horário: 18 horas
Mostra de cinema com os filmes “Serra Pelada, esperança não é sonho”, “As filhas da Chiquita” e “Açaí com jabá”.
A mostra será realizada para um público bem amplo, com a finalidade de formação de platéia e entretenimento. O objetivo da mostra será de educação e aprimoramento do olhar, análise fílmica e geração de discussão.
Grade da mostra e oficinas
Sexta-feira: “Serra Pelada, esperança não é sonho”, “As filhas da Chiquita” e “Açaí com jabá”.
Sábado: Oficinas de roteiro e vídeo digital e oficina de direção.

Nenhum comentário: