segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mandamentos para um lar feliz

CRÔNICAS DO PC

Não sei se você conhece Célio de Sousa Camarço. Talvez sim, talvez não. Ele é muito conhecido na cidade de Goiânia, capital de Goiás, pelo trabalho que faz. Comanda uma empresa prestadora de serviços. O conheci após contratá-lo para fazer trabalho nas instalações de um escritório de nossa propriedade. Gostei da maneira como procede. É organizado, perfectivo, não abre mão das coisas bem feitas.

Por outro lado, Célio me revelou segredos a respeito de sua vida, espontaneamente, sem eu perguntar nada. Encontrou em mim um fiel confidente, capaz de orientá-lo na difícil situação em que vive. Não é nada assim tão grave, preocupante. Todavia, ele precisa de mais pessoas experientes que lhe dêem dicas para seguir em frente. Quero lhe fazer um pedido de amigo. Ajude o Célio. Será um ato misericordioso. Veja se você descobre que tipo de homem ele é, pelas dicas descritas por mim, e faça alguma coisa em seu favor.

Célio me disse que eu poderia escrever a seu respeito. Ele quer ficar para a historia, citado como exemplo de uma vida cheia de heroísmo. Já enfrentou muitos perigos, em terra, água e ar, lutando com onças, pegando tubarão às mãos e fotografando do alto (500 metros) uma protegida e reservada princesa de um pequeno país europeu, quando ainda era solteira, nua, sentada em uma cadeira, à vontade, tomando ar, posicionada de pernas abertas. A foto correu o mundo, mostrando uma verdade até então desconhecida: a princesa não era mais “cabaço”, conforme afirmava e badalava orgulhosamente a nobre corte do principado. Via-se pela foto.

Célio afirma que não foi feliz quando mais jovem, confessa, porque teve a desventura de fracassar em dois casamentos, estando agora aos 46 anos, vivendo sentimentalmente satisfeito com a terceira companheira, mulher valorosa, amável, tipo dominante, exigente, marcando seus passos desde ao levantar-se pela manhã, até o momento de recolher-se à noite, no máximo 2l horas, por imposição dela, sua querida esposa.

A mulher tem aquela característica diferente, de personalidade forte, não abrindo para ninguém de suas determinações que começam na cama, passam pela casa toda e terminam no ambiente de trabalho de Célio.

O homem vive debaixo de ordem, dia e noite. Reconhece ser um submisso, quase adaptado à vida que leva, pois, confessa, não quer perder a mulher valorosa que tem e a ama de todo o coração. Ela é dura no tratamento, mas, por outro lado, organizada na direção de seus negócios.

O que acontece com Célio é original dele mesmo. Tenta seguir à risca as determinações que recebe dentro de casa, que se encontram escritas e pregadas na cabeceira da cama, tudo aquilo que a mulher instituiu para ele cumprir, chamado de “Os dez mandamentos para um lar feliz”. Os itens fazem parte de sua movimentação no dia-a-dia. Não é para qualquer um aceitar. Só mesmo tipos de homens iguais a Célio, heróis conclamados de tantos feitos extraordinários.

Não é de se estranhar. Todo herói tem suas fraquezas. No mundo existe gente de todas as formas! Do meu jeito, do seu modo, e do jeito de Célio.

Reparem bem os itens dos dez mandamentos, que controlam a vida de Célio, instituídos drasticamente por sua mulher:

Primeiro – Entregar todo o dinheiro que recebe a ela mulher, que o administrará com mão fechada, gastando o estritamente necessário, quase não sobrando nada para ele, mesmo tomar uma cerveja, ou chupar um simples pirulito, mania que ele tem desde criança.

Segundo – Comer ovos de codorna, amendoim, beber chás de ervas de efeitos afrodisíacos, evitando o uso do Viagra, que é remédio caro.

Terceiro – Não andar sozinho em qualquer lugar; tem de ser acompanhado por ela, mulher, evitando, desta forma, o assédio de desocupadas, à procura de homem.

Quarto – Não beber, não fumar, não esbanjar em supérfluos; andar a pé, para não gastar gasolina e nem desperdiçar dinheiro com transporte coletivo, seguindo o lema: “economia é a base da prosperidade”.

Quinto – Não mijar na tampa do vaso sanitário.

Sexto – Não peidar dentro do quarto do casal, nem com a porta aberta nem fechada, principalmente se tiver comido alimentos pesados, a exemplo de feijoada, cozidão de ossada, ou panelada.

Sétimo – Lavar pratos, talheres, pisos da sala, cozinha e banheiros, antes de dormir às 2l horas, deixando tudo limpo e arrumado.

Oitavo – Não assistir na TV, nem no rádio, jogos do Goiás (time que ela odeia e ele é torcedor fanático). Luta de boxe, pode. Concurso de miss, não pode. Programa político, de qualquer partido, nem pensar! Programa do Leão Lobo, não pode, para não ficar igual a ele, cheio de frescura. Jornal da TV pode, ao lado dela. Novelas, pode, uma por dia.

Nono – Obediência cega às suas ordens, para evitar penalidades, tipo exame prostático, feita por ela, leiga no assunto, e dedão grande e grosso.

Décimo – Ser fiel, dedicado, reconhecendo na mulher um valor merecido, após o evento da Revolução Feminista.

Não sei, não! Acho difícil ter quem ajude Célio, embora seja ele reconhecido como um humilde cidadão e grande herói. Primeiro, porque foi dominado pela mulher, o que não representa nada demais nos dias de hoje; e, segundo, aprendi desde criança que mandamento é para se cumprir. Está na Bíblia.

Pedro Cláudio de Moura Reis (PC) / E-mail: pcmourareis@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Você pode fazer melhor, bem melhor PC!