quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Floresta de Carajás é tema em encontro nacional sobre meio ambiente


Platéia atenta às exposições


Luiz Vieira e outros diretores da Anamma

A Floresta Nacional de Carajás (Flonaca) foi tema nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Goiânia (GO), durante o XVIII Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente), que teve como tema central “Meio ambiente urbano”.

Durante a apresentação de Parauapebas, houve um grande interesse do público, principalmente sobre o programa de abertura e uso público da Flonaca (Floresta Nacional de Carajás) e do “Programa Jovem Ambientalista”.

Na apresentação de banners com fotos e informações e exposição em data-show sobre a Flonaca, pelo secretário de Meio Ambiente de Parauapebas, José Luiz Barbosa Vieira, a platéia se manifestou com muito interesse e curiosidade sobre a utilização da floresta para o ecoturismo.

Durante os três dias foram apresentados em plenária painéis com os seguintes temas: “A regulamentação do art. 23 e as competências dos entes federados para o licenciamento ambiental”, “Resolução 362/05-Conama e a atividade de rerrefino”, “Os efeitos do PL de parcelamento do solo no meio ambiente e a gestão de APPs urbanas”, “Aplicação da legislação ambiental em áreas urbanas”, “Saneamento ambiental e drenagem urbana sustentável”, “Compensação ambiental em áreas urbanas” e “Plataforma ambiental e eleições verdes”.

Observou-se que entre as exposições, o que mais chamou a atenção do público e o que provocou maior debate foi o painel sobre “Eleições verdes”. Ressaltou a evidência das políticas ambientais nas plataformas políticas e nos planos de governos dos candidatos a prefeito de todo o Brasil.

Pontos como educação, saúde e segurança já estão repetitivos e a grande “vedete” desta eleição será o meio ambiente.

Clarismino Júnior, presidente da Anamma, destacou que em pesquisa feita pela entidade nas principais cidades brasileiras os candidatos com compromisso com o meio ambiente estão liderando as pesquisas, graças ao engajamento consciente da população e as constantes campanhas na mídia sobre a preservação do planeta.

Importância de Parauapebas na Anamma
Hoje a Anamma é uma entidade com grande destaque em nível nacional, pois agrega todos os municípios com gestão plena em meio ambiente.

Com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Parauapebas, em junho de 2005, o município se filiou à Anamma e devido a efetiva participação do secretário o município se tornou referência nas plenárias.

Através da entidade, Parauapebas conquistou uma cadeira no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), hoje presidido pelo ministro Carlos Minc, e ajuda a decidir a política ambiental do Brasil, pois todas as grandes decisões ambientais passam pela apreciação e aprovação do Conselho Nacional.

Na região Norte do Brasil, somente três secretários municipais têm assento no Conama: Luiz Vieira (Parauapebas), Sylvia Cristina (Belém) e Luciana Valente (Manaus).

No XVII Congresso Nacional da Anamma, realizado em 2007, em Recife (PE), Luiz Vieira foi eleito vice-presidente da Anamma-Norte para um mandato de dois anos (agosto de 2007 a agosto de 2009).

O grande desafio deste mandato é ajudar e incentivar os municípios desta região a criar secretarias de Meio Ambiente e desenvolver a gestão plena, reforçando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Pesquisa recente da Anamma aponta uma triste realidade ambiental no Brasil: dos 5.563 municípios, apenas 8% possuem gestão em meio ambiente; desses, apenas cerca de 250 municípios licenciam ambientalmente.

No Pará, essa realidade é mais crítica, e Parauapebas passou a fazer parte desse grupo seleto em 2005, quando a prefeitura criou e estruturou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: