quinta-feira, 3 de abril de 2008

Parauapebenses conquistam medalhas na Obmep

Entre os 17.341.732 estudantes inscritos em todo o país à 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), versão 2007, dezesseis nomes de Parauapebas figuram na lista final dos premiados, que conquistaram duas medalhas de bronze e 14 menções honrosas pelo desempenho no exame.

A Olimpíada é um projeto voltado à escola pública, estudantes e professores, que tem como finalidade criar um ambiente que estimule e facilite o estudo da matemática.

Participaram da Obmep do ano passado 38.450 escolas públicas de todo o Brasil e 98,13% dos 5.564 municípios. Em Parauapebas, 100% dos estudantes e escolas estiveram presentes. Mais uma vez, o município foi um dos poucos do Pará a ter nome de alunos na lista dos premiados.

Ao lado de Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Rurópolis, Parauapebas conseguiu figurar entre as cidades favoritas a novos méritos na Olimpíada 2008.

Paula Thamires Briano da Silva (da escola Eurides Santana, Ensino Fundamental) e Karina da Silva Nascimento (escola Eduardo Angelim, Ensino Médio) são os grandes destaques na Obmep 2007.

Pelo bom resultado na prova, ambas recebem medalha de bronze e bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Depois de Belém, Parauapebas foi o segundo município com o maior número de medalhas de bronze: duas, de um total de nove.

Também se destacaram os estudantes Antônio Vitor Silva Ferreira, José Tiago de Souza Amorim, Juliete Lima Brito, Letícia de Araújo Nogueira, Rodrigo Costa Carvalho, Ronilson da Silva Passos, Thales Cordeiro Oliveira, Wesli Ribeiro Braga e Willian Santos Paiva (todos do Nível 1); Belson Jefferson Oliveira, Ulisses de Sousa da Silva e Valdinei Nogueira Lima (do Nível 2); Erick Vinícius Machado e Larissa Costa Magalhães (do Nível 3), que serão lembrados com menção honrosa.

Categorização
Segundo o regulamento da Obmep, fazem parte do Nível 1 alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Ao Nível 2, pertencem alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Participam como integrantes ao Nível 3 alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do Ensino Fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), deverão ser inscritos, respectivamente, às provas dos níveis 1 e 2, enquanto que os de Ensino Médio à prova de Nível 3. (André Santos)

Nenhum comentário: