quarta-feira, 23 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 23-11

A Câmara Municipal de Parauapebas realiza na manhã desta quinta-feira (24) sessão solene para entrega de comendas e títulos honoríficos a dezenas de pessoas que contribuíram ou ainda contribuem com o desenvolvimento do município, entre estas o diretor do Portal Pebinha de Açúcar, Bariloche Silva.

Diretores e voluntários da Associação Protetora de Animais e Meio Ambiente, a Apama, vão realizar no próximo sábado (26), a partir das 7 horas da manhã, na Praça Palmares Sul, mais um bazar solidário. O objetivo da ação é comercializar por preços simbólicos roupas, sapatos e acessórios em bom estado de conservação recebidos da comunidade. 

Interessados em colaborar com doação podem deixar os objetos até sexta-feira (25) nos seguintes pontos de arrecadação: Clínica Quatro Patas (Rua A, Primavera) e Chiques e Dengosos (Avenida dos Ipês, Cidade Jardim). A arrecadação da venda do bazar será revestida no pagamento de tratamento de animais custodiados pela Apama.

Os organizadores do IX Rock in Roça, marcado para ser realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, em Parauapebas, já estão com toda programação concluída. Uma das atrações do evento será o cantor e compositor Nando Reis, que se apresentará no segundo e último dia. O guitarrista, percussionista e produtor musical Félix Robatto, paraense, se apresentará no primeiro dia do evento.

O festival vai contar com mais de 10 atrações, praça de alimentação, trilha ecológica, rota do búfalo, artesanatos, tenda cultural e muito rock in roll. Como em anos anteriores, o Rock in Roça será realizado na Queijaria Cosa Nostra, no Sítio Açaizal, próximo à Vila Cedere I, zona rural do município de Parauapebas.

A programação do festival de rock do dia 3 (sábado) é a seguinte: 14 horas – abertura das porteiras; a partir das 15 horas – DJ Rod, Banda Madah, Dhiek Pyller, Banda Magnata, Félix Robatto, Mud Whiskey e MR Rock. Dia 4 (domingo): 14 horas – abertura das porteiras; a partir das 15 horas – DJ Paulo Vinil, Raízes Parauara, Santakaya, Luciano Figueiredo, Nando Reis, Dona Lica e Dell Oliveira.

Além de muita música boa, o festival também será um espaço para literatura, artesanato, grafismo, produção gastronômica, exposição de artes e muito mais. Tudo isso poderá ser visto e consumido na Tenda Cultural do Rock in Roça. 

Doze empreendimentos culturais vão marcar presença: Academia Parauapebense de Letras (APL), Alessandro Pinheiro – Artesanato do Marajó, Arte Roots, Artes e Artistas, Baiúca, Centro Mulheres de Bairro, Grafismo Indígena, Ké Mel, Quintal Criativo, Sabores do Sítio Paraíso, Sereias Trançadeiras e Zoo Lojas.

Durante os dois dias de evento, a APL vai exibir na tenda cultural obras literárias de escritores da cidade e da região, permitindo que o público interessado possa adquiri-las e tenha contato direto com os escritores e escritoras, uma forma de dar visibilidade à entidade e colocar a literatura mais  próxima  da comunidade.

Os ingressos para o evento já podem ser adquiridos de forma online pela plataforma Sympla. A compra pode ser feita no cartão de crédito, boleto ou pix, e tem a opção de ser parcelada. Mais informações sobre o Rock in Roça podem ser acessadas na página do instagram oficial do evento.

Desde o início do mês de outubro deste ano, diversos estados brasileiros estão sendo obrigados a exigir que os motoristas apresentem um novo documento: o chamado Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Para quem não sabe, o CRLV é um documento – conforme o artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que o proprietário de veículo tem a obrigação de mantê-lo licenciado para que possa circular em vias públicas. O documento está disponibilizado em versões impressas e digitais e não é mais feito em papel moeda e entregue na casa dos proprietários pelos Correios.

O CRLV pode ser apresentado para fins de fiscalização no trânsito tanto em formato online, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou impresso diretamente do site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), disponível em portalservicos.senatran.serpro.gov.br.

O porte do documento pode até ser dispensado, se o agente fiscalizador puder consultar o CRLV em seu sistema. O que não pode é não possuí-lo, pois, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele é de fundamental importância para circulação do seu veículo nas ruas.

Ao entrar no site da Senatran, verifique se seu CRLV está ou não disponível, ou se existe alguma pendência do veículo. Esta parte é deveras importante, pois para acessar o recurso de maneira remota é preciso que todos os débitos referentes a ele estejam pagos.

Além disso, por meio do app Carteira Digital de Trânsito o documento também fica disponível de maneira online. No entanto, é preciso conferir a realização do pagamento do licenciamento do veículo, definido singularmente por alguns estados.

Só lembrando que a seleção brasileira de futebol estreia às 16 horas desta quinta-feira (24) na Copa do Mundo, enfrentando o selecionado da Sérvia. Os próximos jogos do Brasil estão marcados para as 13 horas do dia 28/11, contra a Suíça; e para as 16 horas do dia 02/12, com Camarões.

E é só.

Nenhum comentário: