quarta-feira, 9 de novembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 09-11

No final da manhã desta terça-feira (8), após sessão ordinária do Legislativo, os vereadores de Parauapebas concederam autorização para o prefeito Darci José Lermen (MDB) se ausentar do país no período de 11 a 27 de novembro. Nesse período, responderá pelo Executivo municipal o vice-prefeito João Trindade (PDT).

Na tarde da mesma terça-feira (8), a imprensa local tomou conhecimento que, em atendimento a pedido do Ministério Público do Estado do Pará, o juiz Lauro Fontes Junior, titular da Vara Fazenda Pública de Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, havia decidido liminarmente afastar o prefeito Darci Lermen do cargo pelo prazo de 90 dias, a contar da data da citação do gestor municipal, por improbidade administrativa.

Segundo o magistrado, em janeiro de 2017 o município ostentava entre seus quadros o número de 613 servidores contratados, quantitativo inexpressivo se fosse comparado ao mesmo período do ano 2022. “É que no mês de janeiro deste ano o número dessa categoria de contratados saltou para 5.173. Ou seja: ocorreu uma majoração que ficaria em torno de 841%”.

De acordo ainda com Lauro Fontes, no mês de junho de 2022, oportunidade em que se concedeu a tutela para bloquear novas contratações ilegais, o número de contratados chegou a 6.455. Nesses seis meses teria ocorrido uma escalada de contratações, tendo-se um incremento de 1.282 agentes vinculados à administração pública, a grande maioria para exercer a função de auxiliar administrativo.

Falando ainda no Legislativo, o presidente da Casa de Leis, vereador Ivanaldo Braz (PDT), baixou ato da presidência nesta segunda-feira (7), dispondo sobre a realização de eleição para renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para o biênio 2023/2024, marcada para o dia 16 do corrente mês, em sessão ordinária.

Registraram candidaturas, individualmente (não há formação de chapa), os vereadores Léo Márcio (Pros), Rafael Ribeiro (MDB) e Zacarias Marques (PP), para presidente; Elias da Construforte (PSB) e Zé do Bode (MDB), para vice-presidente; Eliene Soares (MDB) e Francisco Eloecio (Republicanos), para primeiro-secretário; e Israel Miquinha (PT) e Josivaldo da Farmácia (PP), para a vaga de segundo-secretário.

A votação será realizada na seguinte ordem: presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário. O voto é aberto, onde cada vereador deverá votar em um único candidato para cada cargo, considerando-se eleitos os mais votados para cada posto. Caso ocorra empate, será considerado eleito o mais idoso dos concorrentes. Os eleitos serão empossados, automaticamente, sem realização de sessão solene, no dia 1º de janeiro de 2023.

A Prefeitura de Parauapebas cedeu na última segunda-feira (7) um prédio localizado às margens da Rodovia PA-160, no Bairro Parque dos Carajás, para funcionamento provisório do Centro de Distribuição dos Correios e normalização dos serviços, cujo prédio se encontra avariado desde o mês de setembro por vendaval ocorrido na cidade.

Moradores de diversos bairros de Parauapebas vêm penando há quase um mês com a falta de água tratada nas torneiras. Os bairros mais críticos são Vale do Sol, Tropical, parte do Bairro Cidade Jardim e Complexo VS-10.

Muitas donas de casa vêm se valendo da água chuva (quando chove), para suprir a falta do precioso líquido. Enquanto isso, a autarquia responsável pelo fornecimento de água não resolve a situação e não revela aos consumidores os eventuais problemas enfrentados.

Os membros da Academia Parauapebense de Letras estão se mobilizando para eleição da nova diretoria que vai gerir a instituição no biênio 2023/2024. A eleição está marcada para o dia 30 de novembro.

Por enquanto, apenas a chapa composta pelos imortais Clívia Regina (presidente), Terezinha Guimarães (vice), Crys Carvalho (primeira-secretária), Rubens Moraes (segundo-secretário), Waldyr Silva (primeiro-tesoureiro), Rosa Ibiapina (segundo-tesoureiro) e Victor Mamede (bibliotecário) registrou candidatura.

O técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, anunciou nesta segunda-feira (7) a relação dos 26 jogadores que vão defender a seleção na Copa do Mundo de 2022. Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas) e Alex Telles (Sevilla); zagueiros: Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Bremer (Juventus); meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo); atacantes: Neymar (PSG), Vinicius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal) e Gabriel Martinelli (Arsenal).

A Copa do Mundo deste ano será disputada no período de 20 de novembro a 18 de dezembro. A seleção brasileira estreará no dia 24, contra a Sérvia. Os outros dois times do Grupo G são Suíça e Camarões.

Por enquanto, é só.

Nenhum comentário: