quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Programa resgata e afugenta fauna no entorno das obras de linhas de transmissão no Pará e Tocantins

A implantação de torres de linhas de transmissão de energia elétrica do Projeto Novo Estado (PNE), da Engie Brasil Energia, que interligarão as subestações Xingu, Serra Pelada e Itacaiúnas, no Pará, e a Subestação Miracema, no Tocantins, realiza programas ambientais que preservam a vida e saúde dos animais nativos das áreas no entorno do empreendimento.

 O Plano Básico Ambiental (PBA) do PNE contém vários programas ambientais, como o Programa de Resgate a Afugentamento de Fauna, que apresenta resultados importantes, com 40 equipes de biólogos e auxiliares nas frentes de trabalho durante o processo de implantação do programa.

 Segundo Wagner Alves Gouveia Filho, biólogo coordenador de campo, desde o início das atividades, em maio de 2020, mais de 47 mil indivíduos foram afugentados ou resgatados. “É um número muito importante para o Projeto Novo Estado, que, ao final das atividades, terá uma lista de espécies da fauna da área de influência da linha de transmissão, um material muito rico”.

Remanejamento

Quando há a necessidade, os biólogos resgatam os animais que não conseguem ser afugentados, como, por exemplo, os que têm baixa mobilidade, e os soltam em áreas próximas com características similares, a fim de preservar a vida desses animais. Do total de registros realizados, o grupo das aves foi o mais frequente, com 36.237 registros, seguido dos répteis, com 3.777. Os mamíferos somam 3.138 e os anfíbios, 1.338. Além disso, 15 colmeias de abelhas nativas foram mapeadas. No total, 710 espécies foram encontradas.

 Além de estar na linha de frente em relação aos cuidados a serem tomados para a preservação de cada espécie, os biólogos atuaram, também, como educadores, levando aos colaboradores informações sobre a importância dos bens naturais, características das espécies e conservação dos recursos.

 “É um prazer contribuir e possibilitar que o empreendimento seja construído com menor risco de acidentes para a preservação da fauna local. Cada resgate é satisfatório e motivo de alegria, uma missão quase impossível, mas que tem toda atenção de nossa equipe”, afirma Wagner Filho. (Samara Batista)

Nenhum comentário: