quarta-feira, 19 de outubro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 19-10

Inicia nesta quarta-feira (19/10), e vai até as 23h59 do dia 9 de novembro, o período de inscrição para o concurso público da Prefeitura de Parauapebas para preenchimento imediato de 347 vagas, sendo 260 imediatas e 87 para cadastro de reserva. 

O concurso oferece dez vagas para agente de combate às endemias, 142 de agente comunitário de saúde, 24 de agente de trânsito e transporte, duas para eletricista, fiscal de urbanismo e técnico de laboratório; seis para instrutor de informática, quatro para técnico em edificação, onze para técnico em segurança no trabalho, 77 para professor nos ciclos iniciais, 45 para professor de creche e 20 para professor de educação infantil.

Para todos os cargos, os participantes deverão realizar prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de professor, os candidatos também passarão por prova de títulos. Já para o cargo de agente de trânsito e transporte é necessário realizar o teste de aptidão física de caráter eliminatório. As inscrições devem ser feitas no site https://parauapebas.pa.gov.br/.

A Câmara Municipal de Parauapebas vai saudar a passagem do Círio de Nossa Senhora de Nazaré no início da noite do próximo sábado (22) com altar e imagem da santa na frente do prédio do Poder Legislativo.

O legislativo realizou nesta terça-feira (18) duas sessões legislativas, sendo uma ordinária e outra extraordinária. Na primeira, foram aprovadas quinze indicações, uma emenda modificativa e dois projetos de lei, enquanto na segunda sessão o plenário aprovou um projeto de lei, uma emenda supressiva, um projeto de resolução, duas subemendas e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município. 

Em nota distribuída à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclareceu a respeito dos casos de óbitos maternos registrados nos últimos dias no hospital público do município.

De acordo com a nota, a maternidade realizou de janeiro a setembro deste ano cerca de 2.700 partos. “Infelizmente, casos como os que tivemos nas últimas semanas entristecem gestores da pasta, assim como toda a equipe médica, e deixa sempre um alerta para continuar com a prevenção de novos casos”.

A nota informa que a Semsa abriu sindicância para investigar os três óbitos ocorridos. Diz ainda que todos os óbitos maternos e de mulheres em idade fértil, independentemente da causa declarada, são de investigação obrigatória.

Segundo a Semsa, a equipe técnica responsável por essas investigações é formada por profissionais da saúde designados pelas autoridades de vigilância em saúde das esferas federal, estadual e municipal.

Pelo oitavo mês consecutivo este ano, em agosto o setor de serviços no Estado do Pará apresentou crescimento na geração de empregos com carteira assinada. Com este novo resultado positivo, no acumulado deste ano (janeiro-julho/2022) já foram gerados em todo o Pará, no setor, mais de 16 mil postos de trabalhos.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (18) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), que fez um levantamento baseado em informações do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levando em consideração apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não inclui as ocupações informais. Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada. 

O balanço efetuado pelo Dieese/PA mostra saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos e demitidos. Foram feitas no mês analisado em todo o Pará, no setor, 13.888 admissões contra 11.361 desligamentos, gerando um saldo positivo de 2.527 postos de trabalhos. No mesmo período do ano passado (agosto/2021), o setor também apresentou saldo positivo de empregos formais, mas o resultado foi maior que o verificado este ano. Foram feitas naquela oportunidade 14.138 admissões, contra 10.683 desligamentos, com a geração de 3.455 postos de trabalhos.

O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) apresentou nesta terça-feira (18) na sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) projeto de decreto legislativo que pede a revogação do Título de "Cidadã do Pará" a Damares Regina Alves, ex-ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos do atual governo federal e recém-eleita senadora do Distrito Federal.

O pedido de revogação se dá, segundo o parlamentar, em virtude da postura da ministra sobre polêmicas e acusações sem fundamento envolvendo a Ilha do Marajó. Bordalo justifica na proposição que "Damares vem se utilizando do Programa Abrace o Marajó para fins eleitoreiros, sem a participação popular, levando à frente uma agenda que não engloba demandas históricas das populações tradicionais da região, utilizando estratégias de disseminação de mentiras e informações sem fundamentos sobre crianças e famílias da Ilha do Marajó".

Por hoje é só.

Nenhum comentário: