quarta-feira, 5 de outubro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 05-10

Na primeira sessão da Câmara Municipal de Parauapebas ocorrida depois das eleições, nesta terça-feira (4), os vereadores Ivanaldo Braz (eleito deputado estadual) e Aurélio Goiano (não eleito) agradeceram à equipe de campanha e à população pelos votos obtidos.

Eleitores escolheram nestas eleições dois deputados para representar o município de Parauapebas no parlamento estadual e nacional: Keniston Braga (MDB), que foi eleito com 126.027 votos para a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF); e Ivanaldo Braz (PDT), eleito com 65.495 votos para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.

Antes de ocupar a cadeira conquistada na Alepa, em janeiro de 2023, Ivanaldo Braz vai renunciar aos dois anos de mandato de vereador que ainda lhe restam na Câmara Municipal de Parauapebas e ceder a vaga ao primeiro suplente Anderson Moratório (PDT), que nas eleições de 2020 obteve 1.189 votos.

Com a entrada de Anderson Moratório no Legislativo local, chega-se a três suplentes que ocuparam vagas na Câmara na atual legislatura: Cássio da VS-10, que ocupou por um período (novembro 2021/março 2022) a cadeira de Aurélio Goiano, que teve o mandato cassado e foi reintegrado ao cargo; e Raianny Rodrigues, que vem ocupando até hoje a vaga deixada por Luiz Castilho, que se licenciou do cargo de vereador em fevereiro deste ano para assumir a Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Os candidatos Aurélio Goiano (42.726 votos) e Joelma Leite (2.072 votos) tornaram-se segundo e oitavo suplentes na Câmara dos Deputados, respectivamente, do PSD e União Brasil. Flávio Veras (PP) conquistou 3.110 votos, Valmir Pereira (PSDB), 1.000 votos, e Gilberto Sá (Solidariedade), 141 votos, mas não conseguiram suplências.

Para a Alepa, ficaram como suplentes os candidatos Hipólito Gomes (PSC), com 19.771 votos; Suely Guilherme (PT), com 9.953 votos; Júlio César (PL), com 7.914 votos; Evaldo Fidelis (Psol), com 6.523 votos; e Leônidas Brito (PSB), 273 votos.

Dos mais de 156 mil eleitores aptos a votar em Parauapebas nestas eleições, 77.396 votaram em Jair Bolsonaro e 54.645 em Luiz Inácio Lula da Silva. Já Helder Barbalho obteve 60.484 votos e Zequinha Marinho, 55.426 votos. Para o Senado, o candidato Mário Couto conquistou no município 57.620 sufrágios.

Por sua vez, Keniston Braga obteve 52.088 votos em Parauapebas para a Câmara dos Deputados e Ivanaldo Braz a quantidade de 44.960 votos para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

A renovação na Alepa foi de 46,3%. A casa de leis terá 19 estreantes, sendo o mais votado Rogério Barra (PL), filho do deputado federal reeleito Delegado Eder Mauro. O PL também fez outros dois deputados: Aveilton Souza e o Coronel Neil, que retorna à Alepa.

O MDB, que elegeu nove deputados federais, também fez a maioria dos deputados estaduais: 13 das 41 cadeiras. Porém, a oposição à gestão de Helder Barbalho, que perdeu o Delegado Caveira, que se elegeu deputado federal, ganha mais três deputados do PL, que se juntarão a Toni Cunha.

Do total de 41 deputados estaduais, 35 concorreram à reeleição. Os novos deputados da Alepa são Andreia Xarão, Aveilton Souza, Bob Fllay, Carlos Vinicios, Coronel Neil, Elias Santiago, Erick Monteiro, Iran Lima, Ivanado Braz, Josué Paiva, Lívia Duarte, Lu Ogawa, Maria do Carmo, Paula Titan, Renato Oliveira, Ronie Silva, Wescley Tomaz e Zeca Pirão

Foram reeleitos Adriano Coelho, Ana Cunha, Ângelo Ferrari, Antônio Tonheiro, Carlos Bordalo, Chamonzinho, Chicão, Cilene Couto, Delegado Nilton Neves, Delegado Toni Cunha, Diana Belo, Dirceu ten Caten, Eraldo Pimenta, Fábio Figueiras, Fábio Freitas, Gustavo Seffer, Igor Normando, Luth Rebelo, Martinho Carmona, Thiago Araújo e Victor Dias.

Um dado que chama atenção na nova composição da Alepa é a diminuição da representação feminina. Caiu de dez para sete o número de mulheres eleitas, já que Michele Begot, Paula Gomes e Professora Nilse não conseguiram a reeleição. Por outro lado, algumas figuras que já se evidenciavam no cenário político na Região Metropolitana de Belém conseguiram êxito, como é o caso da atual vereadora de Belém, Lívia Duarte.

A eleição para deputado estadual também teve suas surpresas: Celsa Brito, esposa do prefeito de Santarém, um dos maiores colégios eleitorais do estado, ficou na vigésima quinta colocação dos mais votados do MDB, com apenas 38.285 votos.

Dos prefeitos que lançaram as esposas como candidatas, Nélio Aguiar foi o único que não teve êxito. Os prefeitos de Tucuruí, Alexandre Siqueira, e de Ananindeua, Daniel Santos, conseguiram eleger as esposas como deputadas federais: Andreia Siqueira e Alessandra Haber.

Dos 41 deputados estaduais eleitos no Pará, treze são do MDB, quatro do PT, três do PSDB, três do PP, três do PL, dois do PDT, dois do PSD, dois do Podemos, dois do Republicanos, dois do PSC e um do Cidadania, do PTB, do União Brasil, do PSB e do Psol.

Por hoje é só. 

Nenhum comentário: