quarta-feira, 21 de setembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 21-09

A sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (20) foi bastante agitada, depois da apresentação de uma moção de repúdio pelo vereador Aurélio Goiano (PSD) contra professor que teria ministrado palestra sobre ideologia de gêneros para adolescentes numa escola pública municipal.

Durante os debates em plenário, um grupo de pessoas no auditório, em apoio ao autor da proposta, tumultuou as discussões dos vereadores, e por isso um homem chegou a ser retirado do recinto por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Legislativa.

Ainda na sessão legislativa, o vereador Léo Márcio (Pros) informou que o servidor público que havia ministrado a palestra tinha acabado de ser exonerado do cargo pelo prefeito Darci Lermen.

A seleção feminina de futsal de Parauapebas foi até a fase estadual da XI edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), realizada no final de semana em Belém, e conquistou o título de campeã da competição, que reuniu mais de 40 municípios do interior paraense.

Para chegar ao título de campeã, a equipe parauapebense venceu a seleção de Paragominas por 6 a 0 e a seleção de Oeiras do Pará pelo placar de 4 a 1. A final foi diante da seleção de Colares, por 3 a 1. Além do time de futsal feminino, Parauapebas foi representada pelas equipes de futsal e handebol masculino e futebol de areia feminino.

A XI edição dos Joapa foi realizada pela Federação Paraense de Desporto Escolar, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e contou com aproximadamente 1.400 atletas maiores de 18 anos.

A unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Parauapebas ofereceu nesta terça-feira, 20 de setembro, diversas vagas de emprego para soldador, caldeireiro, montador de andaime, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, motorista operador de caminhão munck, mecânicos e eletricistas de ônibus, auxiliar administrativo (PcD), auxiliar de suporte técnico, eletricista, encarregados de elétrica e de mecânica, instrumentista, terapia ocupacional, mecânico montador, agente comercial (cobrador externo), entre outras. Para quem não sabe, o Sine se localiza na esquina das ruas E e 11, no Bairro Cidade Nova.

Dois servidores (um homem e uma mulher) do IBGE registraram Boletim de Ocorrência na 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, denunciando que estão sendo alvo de notícias falsas, as famosas fakenews.

Segundo o BO, o casal de recenseadores tomou conhecimento que circulava em grupos de whatsapp um vídeo gravado por câmera de segurança de uma residência e na legenda uma pessoa especula que um casal estaria se passando por recenseadores do IBGE para cometer assaltos e que já teriam inclusive entrado numa casa para praticar crimes.

Em nota distribuída à imprensa, a responsável pelo posto de coleta do IBGE em Parauapebas, Gerlane Duarte, informou que os servidores estão devidamente identificados com colete, boné, crachá e QR Code para validação dos dados no site respondendo.ibge.gov.broficial ou através da Central de Atendimento 0800 721 8181.

De acordo com o calendário eleitoral, a partir da próxima terça-feira (27), cinco dias antes do primeiro turno das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito. A partir de 15 de outubro, 15 dias antes do segundo turno, nenhum candidato também poderá ser detido ou preso, a menos que seja flagrado cometendo crime.

Da mesma forma, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, a partir de 25 de outubro (cinco dias antes do segundo turno). Os mesários e fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, também não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito.

Ocorrendo qualquer prisão, o detido será imediatamente levado à presença do juiz competente, que avaliará a legalidade da detenção ou a revogará, podendo responsabilizar a autoridade que fez a prisão ilegal.

A imunidade garante ao candidato o exercício da democracia, impedindo que ele seja afastado da disputa eleitoral por prisão ou detenção que possa ser posteriormente revista. Mesmo no caso de ser preso em flagrante delito, o candidato continua disputando a eleição.

E por falar em eleição, encerra nesta quinta-feira (22), dez dias antes do primeiro turno do pleito, o prazo para a eleitora ou eleitor que perdeu ou teve extraviado o título eleitoral solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral onde tem cadastro.

Teve início na última sexta-feira (16), e vai até o dia 25 do corrente, a Semana Nacional de Trânsito em Parauapebas, que este ano traz o tema “Juntos salvamos vidas”, com exposição de equipamentos de segurança e orientações de educação no trânsito.

O objetivo do evento, que é desenvolvido pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), é fortalecer ações educativas e a conscientização para a cidadania no trânsito.

Até a próxima quarta-feira.

Nenhum comentário: