quarta-feira, 14 de setembro de 2022

COLUNA LINHA CRUZADA 14-09

A Academia Parauapebense de Letras (APL) realiza no próximo sábado (17), no Realce Eventos, localizado na Rua Aurélio Dias nº 300, Bairro Bela Vista, o II Baile dos Escritores. Na oportunidade, serão entregues troféus Honra ao Mérito a 13 pessoas que contribuíram ou ainda contribuem com a cultura do município.

E por falar em APL, o silogeu vem realizando também o II Concurso de Poesia, com prêmios no valor total de R$ 3 mil, divididos entre primeiro, segundo e terceiro lugares, além de premiação com menção honrosa do quarto ao décimo lugar.

As inscrições para participar do certame literário encerram na próxima terça-feira (20), são gratuitas e devem ser feitas por meio de envio de e-mail para aplparauapebas@gmail.com. Os pedidos de inscrição devem seguir corretamente as regras constantes do regulamento do concurso, que pode ser acessado no link https://drive.google.com/file/d/1uuu6gHcNmqIlWlG3I4FtQilR6mgKWxoL/view?usp=drivesdk.

Diversos poemas inscritos, após seleção, serão incluídos na Antologia Literária 2022 da APL, com previsão de lançamento até o final deste ano.

Com programação gratuita, o projeto Movimenta Pebas realiza no próximo final de semana - sábado (17) e domingo (18) - às 19 horas no Centro Cultural Parauapebas, o evento denominado “André Grijó Movimenta”. O músico e produtor cultural André Grijó receberá no palco dez convidados de Parauapebas de ritmos diversos.

No dia 17, estarão ao lado de André Grijó os artistas Fernando BG, Dulci Cunha, Ricardo Dumont, Alex Santti e Felipe de Judah. Já no dia 18, subirão ao palco Beto Di Mayo, Mayah, Jairo Ueno, Vanessa Ayres e Erick Machado.

Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) fizeram uma importante ação durante a realização da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), incentivando visitantes e participantes do evento a doarem óleo de cozinha usado para o Programa Menos Óleo Mais Sustentabilidade.

A equipe de Educação Ambiental do Saaep fez panfletagem, visitou os estabelecimentos gastronômicos e coletou o óleo que seria descartado por eles. Em troca, os estabelecimentos receberam uma amostra do produto desenvolvido pelas associações que fazem parte do projeto.

O Saaep coletou na ação cerca de 20 litros de óleo usado, que serão entregues para instituições como Mulheres de Atitude e ONG da Biodiversidade, que reciclam o óleo e o transformam em novos produtos, além de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão começar, ainda neste mês, a contar os indígenas da nação Xikrin do Kateté que residem nas 14 aldeias localizadas no município de Parauapebas.

Reunião neste sentido entre IBGE, Departamento de Relações Indígenas (DRI) da Prefeitura de Parauapebas e Instituto Indígena Botiê Xikrin deliberou sobre as ações da pesquisa que vai atualizar as informações acerca da realidade das comunidades indígenas, suas diferentes formas de organização social, costumes, línguas e aspectos culturais.

Para Girlan Pereira, coordenador do DRI, a contagem dos indígenas, o detalhamento das condições em que vivem e suas fontes econômicas são informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a etnia, um parâmetro para a realização de planejamento e captação de recursos juntos aos governos municipal, estadual e federal.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pará) iniciou semana passada o treinamento dos técnicos de satélites que vão realizar o procedimento de transmissão de resultados no dia da eleição. No total, serão 443 técnicos, que vão atuar nesse processo.

Em Belém, a capacitação seguiu até sexta-feira (9), no Parque dos Igarapés, abrangendo a região do Marajó e o nordeste paraense, com a preparação de 75 técnicos. Nesta segunda e terça-feira (12 e 13), o treinamento foi feito em Santarém, abrangendo a mesorregião do Baixo Amazonas (66 técnicos), e em Marabá, capacitando servidores que vão atuar nas regiões sul e sudeste do estado (41 técnicos).

No próximo sábado, 17 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. A data visa incentivar a doação de medula óssea para minimizar os desafios enfrentados pelos pacientes que aguardam na fila para realização do transplante.

Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Brasil tem hoje mais de 5,5 milhões de pessoas cadastradas, porém, em média, 650 pacientes ainda esperam por um doador não aparentado (sem parentesco familiar). A situação é agravada para pacientes com características genéticas herdadas de ancestrais africanos.

Levantamento feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que as chances dessas pessoas encontrarem amostras compatíveis podem ser até 75% menores em relação a pacientes com outro componente genético.

Até a próxima semana.

Nenhum comentário: