segunda-feira, 18 de maio de 2020

Grupo de trabalho vai discutir eventual adiamento das eleições


O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta terça-feira (18) que deve ser criado um grupo de trabalho ou comissão especial de parlamentares para discutir, com a participação da Justiça Eleitoral, o adiamento das eleições municipais previstas para outubro.
O senador disse ter se reunido com os ministros Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira, para conversar sobre a situação, em encontro que também contou com a presença de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.
"A gente tem acompanhado nos últimos dias essa aflição dos brasileiros em relação a esse problema de saúde pública e a preocupação, naturalmente, com a democracia, com as instituições e com as eleições municipais", declarou Davi Alcolumbre.
Rodrigo Maia também comentou o assunto e informou que a intenção é produzir uma saída legislativa que adie as eleições sem que isso implique na prorrogação dos atuais mandatos.
Há preocupação, entre parlamentares, não apenas com a aglomeração de pessoas no dia da votação, mas também com a dificuldade de realização de campanha em um momento de restrição de circulação de pessoas e de isolamento social. As eleições estão marcadas para os dias 4 (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno).
Por conta da covid-19 e de suas implicações, o Congresso já vem adotando medidas como a realização de sessões remotas de votação, e na segunda-feira optou por cancelar o recesso parlamentar que teria início em 17 de julho. (Fonte: Reuters)

Nenhum comentário: