terça-feira, 26 de maio de 2020

Conselho Estadual de Educação propõe que aulas presenciais sejam retomadas em 1º de julho


O Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou na manhã desta terça-feira (26) uma nota técnica conjunta que estabelece as diretrizes gerais para o retorno das aulas presenciais para o Sistema Estadual de Ensino. As escolas estão fechadas desde o dia 18 de março como forma de prevenção à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A reunião contou com representantes do CEE, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Assembleia Legislativa do Pará e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).
De acordo com a secretária de estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, o indicativo de retorno é a partir de 1º de julho. Porém, a data dependerá da deliberação das autoridades de saúde. “As diretrizes estabelecem as normas para que façamos o retorno, mas as aulas só vão voltar de fato quando houver total segurança com a saúde dos alunos, professores e demais servidores das escolas”, afirma Elieth Braga.
O indicativo abrange a rede pública estadual e a rede privada de ensino, podendo se estender também às escolas municipais. Ainda segundo a deliberação do CEE, a reposição da carga horária de forma presencial deverá iniciar ao final do período de emergência da pandemia.
Sobre o cumprimento do calendário letivo obrigatório de 800 horas, a proposta apresentada na reunião é ampliar a carga horária de aula presencial e completar essa jornada com outras atividades pedagógicas, de acordo com o planejamento de cada escola.
Antes da suspensão das aulas, a rede estadual já havia integralizado 29 dias letivos e 116 horas. Até o final deste ano, sendo retomadas as aulas em 1º de julho, restarão 123 dias letivos. “Todas essas questões estão em fase de análise e poderão sofrer alteração, de acordo com as orientações sanitárias dos órgãos de saúde”, enfatiza Elieth Braga. (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário: