quarta-feira, 4 de maio de 2016

Jornalistas de Parauapebas prestigiam encontro de comunicação em Belém

Fotos: Secom e Waldyr Silva


Uma caravana composta por nove jornalistas de Parauapebas (Amparo Borges, Bariloche Silva, Cleo Lopes, Lima Rodrigues, Luiz Bezerra, Pablo Oliveira, Samara Guimarães, Waldyr Silva e Yarla Oliveira) prestigiou durante dois dias (2 e 3 de maio) o Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom), em Belém.
“Não sei dizer qual foi a melhor palestra, pois todas foram muito didáticas e interessantes. Viemos de muito longe para aprender muito aqui”. O depoimento é do jornalista Waldyr Silva, assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Parauapebas, que percorreu 700 quilômetros para marcar presença nos dois dias de Publicom.
Promovido pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o Publicom realizou no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia dois dias de debates, na segunda (2) e terça-feira (3), das 9 às 21 horas, com workshops e palestras. O evento teve a participação recorde de 800 inscritos, e 30 municípios marcaram presença em um encontro de qualificação, treinamento e networking para assessores e gestores da área de comunicação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais da imprensa e estudantes de comunicação.
Palestras e debates
O encontro foi aberto na segunda-feira (2) pelo governador Simão Jatene e prosseguiu com os palestrantes Marcelo Canellas (Rede Globo), com o tema “A arte de contar histórias no jornalismo”; Gustavo Nogueira (publicitário), que discorreu sobre “As transformações na sociedade pós-digital”.
Depois, Daniel Nardin (secretário estadual de Comunicação), Ester Monteiro (diretora de conteúdo da Secom do Senado Federal), Samara Diniz (coordenadora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Pará) e Taís Sousa (assessora de Comunicação da Prefeitura de Paragominas), debateram “Comunicação institucional: diálogos entre o governo e a sociedade”, seguidos de Sonia Ferro e Tatiane Dias (Secom), no workshop “O que faz uma Ascom?”.
Prosseguindo, Jeso Carneiro (blogueiro de Santarém), Rodolfo Marques (assessor do TJE), Antonio Carlos Pimentel (jornalista e professor) e Vanessa Libório (Rede Record), participaram do debate “Os desafios das linguagens em tempo de novas mídias”. Encerrando o primeiro dia do encontro, Vinicius Dônola (Rede Record) falou sobre “O jornalista como mediador social – apuração em tempo de novas tecnologias”.
No segundo e último dia do evento, o jornalista Ricardo Viveiros (fundador da Agência Ricardo Viveiros & Associados) abriu a programação com a palestra “Gerenciamento de crises na área da comunicação”.
Ainda pela manhã, o Publicom teve a mesa de debate “Estratégias de comunicação para órgãos públicos”, com Carlos Carvalho (presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação-Abracom), Armando Medeiros de Faria (DF) e Paulo Silber (diretor de Jornalismo da Secom/Agência Pará); e o workshop “Comunicação digital institucional”, com Ítalo Torres (assessor da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) da Secom).
À tarde, o procurador da República Alan Mansur falou sobre as “Regras para a comunicação das instituições públicas no período eleitoral”. Em seguida, Aline Fonseca (assessora de Comunicação Digital do Ministério Público Federal), Rizzo Miranda (social media do governo federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro), Fred Fagundes (superintendente digital do Governo do MT) e Antonio Neto (diretor de Comunicação Institucional da Secom/PA) debateram o tema “A comunicação pública está on-line”.
A programação continuou com a palestra “Correspondência internacional: cobertura de guerras e conflitos geopolíticos”, apresentada por Marcelo Torres (SBT); o debate “Fronteiras da comunicação comunitária na Amazônia”, com Adelaide Oliveira (presidente da Rede Cultura de Comunicação), Gilberto Ubayara (secretário de Comunicação do Amapá), Rosane Steinbrenner (diretora da Facom/UFPA e conselheira da Amarc/Brasil – Associação Mundial de Rádios Comunitárias) e Rodolpho Moraes (diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Seom/PA); e encerrou com a palestra “Datacracia – o regime digital”, apresentada por Luli Radfahrer (professor PhD em comunicação digital da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – Eca/Usp).
Publicom Parauapebas
Para os organizadores, o sucesso do evento serviu para estimular ainda mais a regionalização do Publicom. “A gente vai começar a planejar desde já o Publicom Parauapebas, ainda este ano, que foi uma demanda surgida aqui, em função também do grande número de participantes do município, e começar a nos preparar para o Publicom Santarém. Pela maneira que as pessoas abraçaram o evento, a gente tem certeza que o Publicom veio para ficar”, resumiu Daniel Nardin, secretário de Comunicação do Estado. (Fonte: Secom/PA)

Nenhum comentário: