segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vereadores acompanham prefeito em visita às obras do novo hospital

Fotos: Anderson Souza
Convidados para conhecer o estágio final de construção do novo hospital regional de Parauapebas, os vereadores Ivanaldo Braz, Joelma Leite, Teca Gonçalves, Maridé Gomes, Ivaniti Barrão, José Pavão, Zacarias Marques e Marcelo Parcerinho acompanharam, no final da manhã da última sexta-feira (23), o prefeito Valmir Mariano, secretários municipais e servidores públicos, em visita às instalações do hospital público, cujas obras devem ser entregues até o final deste ano.
Além do prefeito, vereadores, servidores públicos e membros da imprensa, integraram também a comitiva de visita ao novo hospital representantes do governo estadual, do Conselho Municipal de Saúde e da mineradora Vale; secretários de saúde de municípios vizinhos, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo com o prefeito Valmir Mariano, o governo municipal já fez a aquisição de cerca de 70% dos equipamentos que serão instalados na casa de saúde. O gestor municipal informou também que a prefeitura está em conversa com o governo estadual para avaliar a proposta de consórcio intermunicipal para administrar o hospital, envolvendo os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
Segundo o titular da Semsa, João Luiz Ribeiro, a manutenção do hospital será custeada da seguinte forma: 40% de recursos do governo estadual, 30% dos municípios pactuados no consórcio e 30% da produção de atendimento do SUS.
Estrutura do hospital
Conforme foi informado na visita, os serviços do novo hospital são classificados em média e alta complexidade. A entrada dos pacientes deverá ser feita a partir do processo de regulação. O prédio conta com cinco pisos, incluindo o subsolo, e disponibiliza 152 leitos.
O novo hospital conta com estrutura para os seguintes atendimentos: tratamento de hemodiálise, com dez máquinas; UTI adulto, pediátrico e neonatal; salas de pré-parto, parto e puerpério; centro cirúrgico, sendo um de grande porte e dois de médio; ala de atendimento de urgência e emergência; cozinha, lavanderia, casa de máquina e necrotério.
No final da visita, foi oferecido aos convidados almoço com refrigerante, água e suco no novo restaurante do hospital, com feijoada e churrasco. (Waldyr Silva – Ascomleg CMP)

Nenhum comentário: