sábado, 24 de outubro de 2015

Aumente sua credibilidade


Wander Nepomuceno - Todos nós desejamos aumentar nossa credibilidade. O que falta aos políticos? O que falta aos profissionais? O que falta às empresas e suas marcas? Que falta às pessoas? Pode reparar: sempre dizemos que falta credibilidade. Qual a receita para aumentar nossa credibilidade? Ela existe?

A palavra credibilidade vem de crédito, que por sua vez vem do latim “credere”, que significa “confiar, acreditar, se comprometer”. Em contabilidade se estuda o que se chama de “partidas dobradas” ou método veneziano, descrito pela primeira vez em 1494. Significa que a cada crédito há que corresponder um débito. Não pode haver crédito sem débito. Tenho crédito quando tenho alguma coisa a receber. Tenho débito quando tenho alguma coisa a pagar. Assim, só poderei ter um crédito se alguém tiver um débito que corresponda a ele. A palavra débito (que vem do latim “debere” = dever, ter uma coisa a pagar) vai gerar as palavras “debilidade, débil, debilitado”. Isto porque quem tem débito está devendo alguma coisa a alguém (que terá esse crédito).
A conclusão a que quero chegar é simples: para aumentar minha credibilidade tenho que fazer mais do que as outras pessoas esperam que eu faça. Isso as deixará em débito em relação a mim, aumentando o meu crédito, ou seja, minha credibilidade. Se eu fizer exatamente o que as pessoas esperam (ou pediram) estarei apenas “fechando a conta”, isto é, não restará nem débito, nem crédito. Portanto, não terei minha credibilidade aumentada - visto que só posso ter crédito se alguém tiver débito. Pessoas que vivem em débito são debilitadas, infelizes. Pessoas que vivem em crédito são críveis, acreditadas e, portanto, mais felizes.
Quando fazemos mais do que é esperado a alguém, ele deverá nos dizer “muito obrigado”, que significa exatamente isso: esse alguém se sente devedor (com uma obrigação) em relação a nós. Assim, usando as lições da contabilidade para a nossa vida, temos a receita para aumentar nossa credibilidade. Fazer sempre mais e não menos. Ir além do simples cumprimento do dever. 
Pense nisso. Sucesso!

Nenhum comentário: