sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sessão solene marca primeiro aniversário da Academia Parauapebense de Letras

Com as presenças dos vereadores Ivanaldo Braz, presidente da Câmara Municipal, e Zacarias Marques, líder do governo municipal no Legislativo; secretárias municipais Lúcia Figueiredo (Administração) e Leila Lobato (Educação); do escritor e jornalista Edmilson Sanches, de Imperatriz (MA); e outros convidados, a Academia Parauapebense de Letras (APL) festejou o primeiro ano de fundação da entidade, na última quarta-feira (16), com uma sessão solene no auditório Plenarinho da Câmara de Vereadores.
Após o uso da palavra das autoridades e convidados, a jovem escritora Aliny Gomes de Castro, de Belém (PA), autora do livro “Garota cristã: Querido diário”, recebeu o título de Acadêmica Correspondente.
Na sequência, os imortais João Brasil, Eduardo Castro, Noé von Atzingen e Rosa Perez, membros da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá, que não puderam comparecer ao evento, por causa de interdição da Rodovia PA 275 ocorrida na cidade de Curionópolis, foram representados por membros da APL para receber o título de Membro Correspondente. O líder comunitário Eugênio Célio foi empossado como acadêmico benemérito.
Edmilson Sanches, fundador da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), falou sobre as dificuldades para criação da instituição e como ela se encontra atualmente. “Quando começamos a nos preparar para a criação da academia, um jornal local chegou a questionar os motivos, afirmando que as pessoas precisavam apenas de comida e dinheiro. Levamos o projeto adiante e hoje ela é uma das academias que mais produz, com centenas de livros publicados e milhares de pessoas sendo influenciadas pela instituição”, conta o acadêmico, lembrando que a AIL tem 20 anos de fundação.
Na ótica do escritor, investir em educação e cultura é a garantia de construir alternativas econômicas. “Neste momento, mais do que uma simples solenidade, aqui está sendo feito história”, declara Edmilson Sanches.
O vereador Ivanaldo Braz e as secretárias municipais Leila Lobato e Lúcia Figueiredo colocaram os órgãos públicos que eles dirigem à disposição da Academia Parauapebense de Letras na realização de projetos que venham beneficiar a comunidade do município.
Paulo da Silva Reis, atual presidente da APL, fez um resumo das atividades desenvolvidas no primeiro ano da instituição, falou das dificuldades encontradas e dos sucessos alcançados.
Os demais membros da APL são os imortais Terezinha Rita Guimarães Lima (vice-presidente), Waldir Pereira Silva (primeiro secretário), Josivaldo Lima Rodrigues (segundo secretário), Denilson Elias Lima Silva (primeiro tesoureiro), Rosa Ibiapina Cavalcante Barros (segunda tesoureira), Carmem Elizabete Garuzzi, Marcony Rodrigues da Paixão de Castro e Rubens Motta de Azevedo Moraes Junior.

Nenhum comentário: