quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vereadores propõem construção de passarelas e redutores de velocidade

Fotos Orion Lima
Durante a primeira sessão ordinária de 2015 da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (24), três proposições foram apresentadas pelos vereadores, pedindo mudanças no trânsito da cidade, com o objetivo de melhorar o tráfego e garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Por meio do requerimento nº 002/2015, Charles Borges (SDD) pediu a construção de duas passarelas para a travessia de pedestres e cadeirantes na Rodovia PA 160, sendo uma em frente à Rua Domingos Cardoso, na região do Conjunto Alto Bonito, e a outra onde for necessário. 
Com a duplicação da rodovia, foram colocadas barreiras rígidas de concreto entre as duas pistas, o que inviabiliza a travessia de pedestres, principalmente cadeirantes. De acordo com Charles, as pessoas que precisam atravessar têm que passar por cima de cabos elétricos e pular as divisórias, colocando em risco suas vidas. “Com a construção das passarelas serão amenizados todos os problemas de travessias dos pedestres e cadeirantes, bem como eliminados os riscos de acidentes”, ressaltou.
A proposição foi direcionada ao prefeito Valmir Mariano e aos secretários de Obras, Raimundo Queiroga, e de Segurança Institucional, Hipólito Gomes.
A construção de outra passarela também foi objeto de uma indicação, nº 003/2015, apresentada por Odilon Rocha (SDD). Na proposição, o vereador pede ao prefeito a implantação de uma passarela sobre a Estrada Faruk Salmen, em frente ao Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP), e também de uma parada para atendimento aos usuários do transporte coletivo.
Na justificava de Odilon, as obras vão melhorar o acesso de clientes e funcionários ao CAP. “As pessoas que pretendem fazer compras correm sérios riscos de serem atropeladas ao atravessarem a pista, principalmente crianças e idosos. Além disso, a maioria dos clientes não tem transporte próprio e depende do transporte coletivo para se dirigir até lá, além de ficar expostos ao sol ou chuva ao esperar vans e ônibus, visto que não existe parada no local para protegê-los”, relatou.
Por sua vez, João do Feijão (SDD) solicitou a construção de redutores de velocidade no Bairro Casas Populares II. De acordo com o vereador, é grande o número de acidentes que ocorrem nessa região e ele acredita que os redutores vão contribuir com a diminuição dos índices de acidentes, garantindo uma maior segurança para a população.
O pedido foi feito ao prefeito, ao diretor do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), Gleidson Souza, e ao secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga. (Nayara Cristina / Ascom CMP)

Nenhum comentário: