sexta-feira, 21 de novembro de 2014

COLUNA LINHA CRUZADA (15)

Havan em Parauapebas I
Anunciada para ser inaugurada nesta sexta-feira (21) em Parauapebas, a unidade da Havan (lojas de departamento), localizada às margens da Rodovia PA 275, nas proximidades do viaduto da PA 160, investiu cerca de R$ 40 milhões no empreendimento. A megaloja contará com 15 mil m2, estacionamento com 700 vagas cobertas e gratuitas, área de alimentação, esteira rolante e 22 check-outs. A filial acompanhará o padrão nacional da rede, reproduzindo na fachada a arquitetura estilizada da Casa Branca, sede do governo norte-americano, e a réplica da Estátua da Liberdade, com 35 metros de altura.
Havan em Parauapebas II
A loja promete disponibilizar mais de 100 mil itens de produtos em vários setores (moda feminina, masculina, infantil, fitness, praia e lingerie, cama/mesa/banho, utilidades domésticas, brinquedos, eletro/eletrônicos, tapetes, camping, entre outros). A Havan se caracteriza por seu mix de qualidade e preços baixos, além da comodidade dos horários estendidos (inclusive aos sábados, domingos e feriados) e da praticidade do Cartão Havan, que permite parcelar as compras em até 10 vezes, sem entrada e sem juros.
Festival de música
O cantor e compositor Willian Barros foi o grande campeão do VII Festival de Música de Parauapebas (Fempa), ocorrido no último final de semana (dias 13, 14 e 15), na Praça de Eventos, ao conquistar os troféus de primeiro lugar nas etapas local e nacional e o título “Prata da Casa”, interpretando a canção “Monstro”. Os demais vencedores foram Willyan Monteiro, com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Raquel Sá, com “Avidez” (3º lugar), na etapa local; e Willyan Monteiro, novamente com a música “Dor e poesia” (2º lugar); e Nana Reis, com “Queima pra se espalhar” (3º lugar), na etapa nacional.
Maria da Penha em Canaã
Na última quarta-feira (19), no auditório da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Maria da Penha Maia Fernandes, líder dos movimentos em defesa da mulher no Brasil, ministrou a palestra “Violência doméstica contra a mulher”. Maria da Penha, que foi vítima de violência doméstica pelo marido, foi homenageada no nome da lei brasileira que combate o problema e é referência na luta pelos direitos da mulher. O evento foi aberto ao público e faz parte do Programa de Saúde Comunitária da Vale, por meio do Projeto de Educação Sexual e Promoção da Saúde (Pess).
Maior exportador do Brasil
O município de Parauapebas, apesar de o minério de ferro ser o carro chefe da balança comercial, continua liderando o ranking. No período compreendido entre os meses de janeiro e outubro de 2014, Parauapebas exportou nada menos que U$$ 6.544.859.112 (seis bilhões, quinhentos e quarenta e quatro milhões, oitocentos e cinquenta e nove mil e cento e doze dólares), valor que coloca o município como o maior exportador do Brasil em 2014 e o que detém o maior saldo na balança comercial brasileira. Esse valor é 17,21% menor que o exportado no mesmo período de 2013.
Falta de estacionamentos I
Cerca de 70 mil veículos foram emplacados e circulam no município de Parauapebas, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que representa a 5ª maior frota de veículos de todo o Pará. Essa quantidade de carro vem provocando transtornos para os condutores, que não contam com espaços suficientes para estacionar seus veículos. Como não bastasse o pouco número de vagas em estacionamentos públicos, empresários do ramo de venda de veículos em geral vêm transformando os estacionamentos públicos em verdadeiras “concessionárias de veículos ao ar livre”.
Falta de estacionamentos II
Para amenizar esse problema que afeta milhares de condutores de veículos diariamente, a medida seria a regulamentação dos estacionamentos rotativos, com vagas para deficientes e idosos, e fiscalização de tempo de permanência. Muitos carros ficam amontoados, dias e meses estacionados na mesma vaga, à espera de comprador. Muitos comerciantes nas imediações dos estacionamentos reclamam a falta de espaço para estacionar próximo ao seu estabelecimento e também acabam perdendo clientes.

Nenhum comentário: